Redes Wi-Fi públicas são ótimas ferramentas para quem deseja acessar a internet independentemente de onde estiver. Disponíveis em parques, praças, entidades públicas, bem como áreas privadas também, a rede pública permite que diversas pessoas se conectem a uma mesma internet.
Dessa forma, a pessoa conectada à internet consegue ver suas redes sociais, trocar mensagens, efetuar pagamentos, trabalhar, ler notícias e muito, muito mais. Entretanto, o que algumas pessoas esquecem é que os seus dados estão sendo enviados constantemente para servidores abertos quando elas se conectam à uma Wi-Fi pública.
Diferentemente de redes privadas, as redes públicas não contam com uma proteção adicional de acesso de terceiros. A senha, no caso das redes privadas, exige que os usuários saibam a chave de acesso para que possam se conectar. Para a rede pública, geralmente a chave de acesso é concordar com os termos e condições de determinado serviço.
Em alguns casos, nem mesmo concordar com os termos e condições é necessário. Basta se conectar e aguardar para que a conexão seja bem sucedida. Mesmo oferecendo muita flexibilidade para os internautas, as redes públicas podem oferecer certo perigo para quem não está protegido.
Os perigos da rede de Wi-Fi pública
Uma rede pública basicamente permite que você se conecte com um servidor final sem necessariamente precisar apresentar uma chave de acesso. Assim como você, diversas outras pessoas também fazem uso da rede Wi-Fi pública em questão, incluindo pessoas com más intenções.
Os famosos hackers têm como objetivo principal se apropriar de dados de terceiros e usá-los para fins ilícitos. Os hackers costumam buscar informações como dados do cartão de crédito, chaves de acesso para as redes sociais, login e senha do e-mail, entre outras informações pessoais.
O grande perigo de quem se conecta a uma rede Wi-Fi é o hacker se posicionar entre a pessoa que está se conectando e a rede final. Com isso, ao invés dos seus dados irem até o servidor final direto, eles são interceptados pelo hacker e ele pode usá-los para fins próprios, bem como para fazer ameaças para você.
Isso tudo pode parecer muito abstrato para usuários de internet comuns, que só querem ver o feed do Facebook, ou procurar um emprego. Mas a verdade é que não é nem um pouco difícil de acontecer. Por isso, qualquer ferramenta que ofereça qualquer tipo de proteção adicional é muito bem-vinda para quem está navegando online.
E uma das ferramentas que ganhou espaço entre os internautas foi a Virtual Private Network (VPN). Afinal, ela serve como importante barreira para impedir que hackers consigam se apropriar dos seus dados. Isso é válido também para quem usa uma rede Wi-Fi pública em Blumenau.
Como se proteger em uma rede Wi-Fi pública de Blumenau
Ao decidir acessar uma rede Wi-Fi pública em Blumenau você pode usar a VPN para se conectar e ter os seus dados criptografados. Essa criptografia oferecida pela VPN basicamente usa tecnologia avançada para que os seus dados sejam codificados e o hacker fique totalmente perdido com as informações que recebe de sua máquina.
De uma maneira bem objetiva, a VPN permite que você acesse qualquer rede Wi-Fi com muito mais proteção do que sem usá-la. Por isso, diversas pessoas estão fazendo uso dessa ferramenta em diferentes partes do mundo. Afinal, além de proteger as informações, ela conta com muito mais vantagens.
Em um mundo onde há pessoas procurando como obter informações de terceiros, qualquer tipo de proteção adicional é bem-vinda. Por isso, usar um conjunto de antivírus com VPN e ter o firewall ativado são boas práticas que ajudam qualquer pessoa que pretende se conectar à uma rede Wi-Fi pública.
Qual é a melhor VPN para se conectar em Blumenau
Segundo diversos especialistas do mundo da tecnologia, o Surfshark é bom e pode ser a ferramenta ideal para quem deseja acessar uma rede Wi-Fi pública em Blumenau. A sua plataforma oferece ótima navegabilidade e estão disponíveis softwares tanto para computadores quanto para dispositivos móveis.
Ao conhecer essa ferramenta, você perceberá como se conectar à rede pública ficou muito mais seguro e suas informações muito mais protegidas. Por isso, experimente essa tecnologia e veja como ela pode ajudar você a ter mais tranquilidade, independentemente de onde você está se conectando.
Além das redes públicas, a VPN também é muito interessante para quem acessa redes privadas que são de responsabilidade de terceiros. Afinal, nunca é demais se proteger ao navegar na internet usando quaisquer dispositivos móveis ou computadores.