Seja por ter expectativas muito altas, medo de fracassar ou até por falta de oportunidade, o fato é que encontrar o amor, para muitas pessoas, é um grande desafio. 

E quando essas pessoas encontram e perdem esse amor? Pois é, se por um lado, algumas recomeçam do zero, sem olhar para trás, outras, no entanto, seguirem em frente parece algo impossível.

Mas, será que tem como reconquistar um amor do passado? A resposta é SIM. Embora possa ser mais desafiador do que encontrar um amor, reconquistá-lo é possível, porém, é preciso lançar e abrir mão de alguns comportamentos. 

Quer ter de volta sua alma gêmea? Não se conforma por ter perdido seu grande amor por conta de alguma besteira? Morre de saudade do ex? Então, esse artigo é para você! Confira abaixo algumas dicas para lhe ajudar a reconquistar um amor do passado.  

Dicas para reconquistar um amor do passado

Como vimos acima, mais até do que encontrar um novo, reconquistar amor do passado pode ser um enorme desafio, mas felizmente não é algo impossível, principalmente, se seguir essas dicas abaixo. Confira!

1. Faça uma autoavaliação 

Não adianta recuperar algo que não dá certo, por isso, antes de tentar reconquistar seu amor do passado, faça uma reflexão honesta sobre o relacionamento anterior, nessa hora, inclusive, vale até apostar em uma consulta espiritual, para conseguir melhorar seu autocontrole e autoconhecimento . Identifique onde você pode ter contribuído para o término e trabalhe em si mesmo e esteja disposto a mudar comportamentos, caso sejam negativos, do contrário, reflita se vale a pena mudar seu jeito para ter essa pessoa ao seu lado.

2. Reapareça sutilmente 

Caso decida iniciar o processo de reconquista, comece com um contato sutil e amigável. Pode ser uma curtida em alguma postagem, mensagem, ou um encontro casual. Só evite parecer desesperado ou carente, e mantenha a conversa leve e positiva. Sem cobrar ou apontar erros.

3. Demonstre mudança 

Caso você tenha errado no relacionamento, mostre ao seu amor do passado que você mudou e cresceu desde o término do relacionamento. Seja honesto sobre as melhorias que você fez em sua vida e nas áreas em que você trabalhou em si mesmo, desde um novo emprego, novos interesses ou a superação de desafios.

4. Aprenda com os erros

Não adianta conseguir reatar um relacionamento e continuar insistindo nos mesmos erros. Por isso, primeiro, identifique os erros que foram cometidos no relacionamento anterior e aprenda com eles. Expresse seu arrependimento e explique como você planeja evitar repetir esses erros no futuro. Mostre que você está comprometido em construir um relacionamento saudável e duradouro. Mas não fale da boca pra fora, seja sincero.

5. Respeite o espaço do outro 

É importante respeitar o espaço e o tempo do seu amor do passado. Não pressione ou force uma reconciliação. Cada pessoa tem seu próprio processo de cura e pode precisar de tempo para refletir e perdoar. Demonstre paciência e esteja disposto a esperar, se necessário.

6. Reconstrua a confiança 

Para muitos, depois de quebrada, a confiança jamais é reestabelecida. Por isso, se a confiança foi quebrada no relacionamento anterior, reconstruí-la será fundamental e exigirá tempo e muita paciência. Seja transparente, honesto e consistente em suas ações. Mostre que você é confiável e digno de confiança.

7. Seja positivo e atencioso 

Mostre um lado positivo e confiante de si mesmo. Seja atencioso e demonstre interesse genuíno no bem-estar do seu amor do passado. Mostre que você se importa e está disposto a investir tempo e esforço no relacionamento.

E é isso, no mais, vale lembrar que, mesmo seguindo essas dicas, a reconquista de um amor do passado não é garantida e, muitas vezes, ele deve ficar mesmo só no passado. Por isso reflita muito antes de tentar reconquistá-lo, lembrando sempre que cada situação é única, e é importante estar preparado para aceitar qualquer resultado, seja a reconciliação ou seguir em frente que, acredite, muitas vezes pode surpreender.