X
X

Buscar

Conteúdo oferecido por:

Como resolver queda de cabelo? Médica dermatologista esclarece o assunto

Dra. Renata Bastos tem quase duas décadas de profissão e é especialista em dermatologia pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia)

A queda de cabelo é um problema muito frequente. Todos nós, em algum momento da vida passamos por fases de queda acentuada de cabelos. E na maioria das vezes o problema vem de causas combinadas, e não de um único motivo. É por isso que a médica dermatologista dra. Renata Bastos dedicou as últimas duas décadas a se especializar nos fios.

De acordo com a médica, muitos pacientes a procuram acreditando que uma simples vitamina poderia resolver a queda de cabelo. Entretanto, nada é tão simples, uma investigação individualizada é necessária para entender as causas do problema.

“Cada pessoa tem uma condição, e dificilmente a causa é apenas uma. Existem várias origens para a queda de cabelo. Só dá para saber se a vitamina vai resolver se uma das causas for deficiência nutricional, mas ainda é necessário resolver as outras”, ressalta.

Causas da queda de cabelo

As causas são bastante variadas, desde alterações metabólicas (hormonais, infecciosas, nutricionais); produtos de uso no couro cabeludo, rotina de cuidados e lavagens, uso de medicamentos, e até estresse emocional pode provocar queda.

Após entender os motivos da queda, é que o plano de tratamento será elaborado, de maneira individualizada.

“É importante ressaltar que nenhum tratamento altera a velocidade do crescimento do cabelo. O que conseguimos fazer é estacionar a queda e estimular o crescimento de novos fios mais saudáveis e fortes”, diz Renata.

Causas metabólicas

Muitas doenças internas são sinalizadas pelo organismo a partir da queda de cabelo. Um exemplo popular são as doenças envolvendo a tireóide. Caso não seja tratada, a queda não será resolvida por completo.

“O estresse também pode incentivar. Às vezes a pessoa faz tudo certinho, mas durante um período de preocupações a queda é acelerada. O cabelo cai mais rápido do que cresce”, comenta.

Quando as doenças são infecciosas, como a Covid-19, o corpo tende a priorizar a nutrição e reparo do órgão doente, reduzindo esse aporte ao couro cabeludo. Com isso, há redução de matéria prima para formar e manter o fio no couro cabeludo, e após algum tempo, ele se desprende facilmente.

Causas locais

“Existem ainda doenças do couro cabeludo que resultam em inflamação e queda do fios, e elas podem ter origem genética, autoimune, alérgica; e também podem ser desencadeadas pela forma e horários como são feitas as lavagens, os produtos utilizados e também os procedimentos químicos cosméticos.” , reforça a médica.

“Shampoos comuns não tratam a queda, porque têm um tempo de contato muito curto. Em casos de problema no couro cabeludo, os shampoos de tratamento até podem resolver uma das causas”, explica Renata.

Fase de queda

É natural que os cabelos, após um certo período de crescimento, entrem na fase de queda. Algumas vezes diversos fios caem ao mesmo tempo, pois a sazonalidade deles é próxima. Isso não indica nenhum problema na saúde, pois a fase de queda é normal.

Independente da causa, a avaliação médica especializada é vital para entender o que gera a queda de cabelo e conseguir tratá-la de forma individual. Com isso, é possível evitar despesas com tratamentos que não trarão efeitos.

Dra Renata Bastos

Endereço: Rua Floriano Peixoto, 222, Centro – Blumenau (Edificio Stein Tower)
Contato: (47) 3035-4964 | (47) 99999-4250
Atendimento de segunda à sexta, das 9h às 18h
Estacionamento
pago