X
X

Buscar

Como um professor de Blumenau usou o rock para revolucionar ensino de história na escola

Banda Pré-Histórica surgiu em sala de aula e atualmente acumula mais de cem apresentações

Com o intuito de tornar o conteúdo escolar mais atrativo para os alunos e proporcionar inovação em sala de aula, o professor blumenauense de história Christian David Machado, de 41 anos, deu origem à banda Pré-Histórica.

Em 2010, o professor já estava há dois anos na educação e costumava utilizar paródias em suas aulas. Porém, naquele ano, teve a ideia de começar a escrever músicas autorais, mesclando por conta própria os conteúdos de história com um pouco de Rock’n Roll, Heavy Metal e Blues.

A Pré-Histórica possui três álbuns originais, sendo “Pré-Histórica” de 2014,
“New Deal”, de 2017 e “Histórias do Brasil”, gravado em 2019. Além de Christian como vocalista e guitarrista, a banda conta com Ricardo Bordignon na bateria e no vocal, e com o baixista André Ribeiro.

História na música

Christian compõe músicas desde criança. Ele fez aulas, mas diz que a maior parte aprendeu sozinho. Na vida adulta, escolheu ser professor pela afinidade com a área de humanas e pelo gosto por História. Porém, mesmo em outra profissão, conseguiu aliar seu hobby musical com o trabalho.

Foi na sala de aula que a banda Pré-Histórica ganhou vida. Em 2012, após trazer as músicas para a escola, além de ajudar no desempenho da classe, o professor encontrou parceiros para colocar o seu projeto em prática. Na época, três ex-alunos se juntaram ao projeto, então a banda passou a gravar álbuns e fazer a divulgação das músicas.

“Inicialmente eu queria só isso, sou muito tímido e tinha vergonha de me apresentar, mesmo já tendo tocado em outras bandas, mas sempre como músico apenas, não como cantor”, compartilha Christian.

Show da banda Pré-Histórica. Foto: Banda Pré-Histórica/Divulgação.

Apresentações

No entanto, um tempo depois, o professor foi convencido a começar a se apresentar publicamente. A responsável pelo grande feito foi Gabriele Ramos Machado, filha de Christian, que na época tinha apenas nove anos.

“Minha filha, na época com nove anos, disse ‘pai, você precisa tocar para outros alunos, para eles conhecerem a sua música’. Então eu conversei com os meninos e estamos aí até hoje”.

A partir de então, surgiu a intenção da banda em se apresentar em escolas. Porém, Christian afirma que as unidades estudantis do município ainda possuem forte tendência a não aceitar essas apresentações.

“Eu sempre fui atrás das escolas, convites mesmo recebemos só de cursos de licenciatura em história, daqui e de outros municípios. As escolas aqui ainda têm muita resistência a shows, mas mesmo assim tocamos em várias”, diz Christian.

No dia 14 de março de 2012, a banda realizava a primeira apresentação em uma escola. Dez anos depois, a Pré-Histórica já acumula 100 shows realizados. No Instagram, os integrantes fizeram uma publicação recordando e comemorando os dez anos.

 

Inovando na educação

Christian leciona no Sesi/Senai desde 2011, e é efetivo no município de Blumenau desde 2017. Atualmente, com as plataformas digitais, os estudantes podem ouvir as músicas com muita facilidade e, consequentemente, estudar a matéria. O professor é um defensor da tecnologia e afirma existir um empenho nas escolas para maior investimento nessa área.

A banda não faz paródias para não haver comparações com músicas de outros artistas e não confundir os alunos no momento de recordar a letra. Afinal, o vocalista conta que a motivação para criar o projeto foi a vontade de trazer inovações para o ambiente escolar e facilitar o entendimento da matéria para os alunos.

“Fala-se muito sobre a necessidade de melhorias na educação, mas, na grande maioria das vezes nada é feito. A criação da Pré-Histórica veio da vontade de trazer inovações, fazer acontecer. Eu queria mostrar algo novo que agradasse os alunos e facilitasse o entendimento, tornando a matéria de história mais atrativa”, explica o professor.

Show da banda Pré-Histórica. Foto: Banda Pré-Histórica/Divulgação.

Processo de composição

Quanto à composição, o Christian afirma ser um processo difícil, afinal, é preciso sintetizar um conteúdo extenso em uma música, que possui poucos minutos de duração. “É preciso ver todo o assunto que vou trabalhar, resumir ao máximo sem deixar nada de importante de fora, e depois colocar junto a melodia. É um processo bem difícil”.

Ele costuma dizer que as músicas servem apenas como uma porta de entrada para os alunos, uma introdução do conteúdo a ser trabalhado em sala, afinal, todas as canções precisam da explicação de um professor.

“Todas as músicas necessitam de uma explicação de um professor de história. A música é a porta, quem entra é o aluno com a ajuda do professor”, defende.

Christian David Machado, professor de história e vocalista da banda Pré-Histórica. Foto: Arquivo Pessoal.

Conquistas da banda

Dentre as conquistas da Pré-Histórica, estão citações no site Guia Estudantil da editora Abril, na Revista de História da Biblioteca Nacional e na Rádio Nacional de Brasília.

O professor Christian também afirma que já ficou sabendo da utilização das músicas da banda em sala de aula por professores de várias regiões do Brasil. As canções também são muito compartilhadas nas redes sociais e a música “Revolução Industrial” já foi até publicada no site Brainly.

“Recentemente fiz uma pesquisa e fiquei muito, mas muito contente com isso. Vi professores de artes, língua portuguesa, geografia e faculdades de pedagogia utilizarem nossas músicas. Eu olho tudo isso e penso ‘gente, quem é esse professor?’ Jamais imaginei há 12 anos que teria tanta repercussão”, afirma.

Show da banda Pré-Histórica. Foto: Banda Pré-Histórica/Divulgação.

Quando questionado sobre o significado da Pré-Histórica em sua vida, o vocalista Christian afirma que, para ele, a banda significa a união da paixão pelo rock com o amor pela educação.

Ele também diz que perseverança é uma palavra que define muito a trajetória da banda. “No início não tínhamos respeito nem aprovação, hoje temos muito respeito, admiração e fãs. Hoje a Pré-Histórica é a minha vida”.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube