Com comportas de barragens fechadas, Alto Vale monitora situação das chuvas
Reservatórios de Ituporanga e Taió estão bem abaixo da capacidade
O nível do rio Itajaí-Açu em Rio do Sul atingiu o estágio de emergência na manhã desta sexta-feira, 31. Às 8h, o sistema de medição marcava 7,28 metros. Porém, a previsão da Defesa Civil do município é de que o nível da água não ultrapasse 8 metros. As barragens de Taió e Ituporanga estão com as comportas fechadas.
Na Avenida Oscar Barcelos, próxima ao Centro (foto), a tubulação pluvial não deu conta de escoar a chuva da noite e também houve um alagamento pontual. A chuva interditou uma rua da cidade e a possibilidade de novos alagamentos fez com que a prefeitura de Rio do Sul abrisse cinco abrigos para a comunidade local.
Barragens do Alto Vale
Todas as comportas das barragens de Ituporanga e Taió permanecem fechadas. Enquanto o reservatório de Taió está utilizando apenas 26% da capacidade e o de Ituporanga, 40%. No site da Defesa Civil de Rio do Sul é possível acompanhar o nível das barragens em tempo real.
Em José Boiteux, como os equipamentos estão abandonados, não há dados disponíveis, segundo o Centro de Operações do Sistema de Alerta (Ceops), da Furb.
Blumenau
Apesar da chuva forte e de um deslizamento na Ponta Aguda, Defesa Civil de Blumenau não registrou nenhuma ocorrência grave até o início da manhã desta sexta. Foram 16 atendimentos em diversas regiões da cidade, porém o bairro que mais sofreu com as chuvas foi o Garcia.
Segundo o Centro de Operação do Sistema de Alerta (Ceops), o nível do rio Itajaí-Açu deve chegar a 6,30 metros às 15h. Porém, a previsão é que as chuvas diminuam a partir da tarde.