Comunidade do Victor Konder mobiliza abaixo-assinado para criação de praça em Blumenau

Espaço de 720 m² está localizado na rua Max Hering e pertence à Prefeitura de Blumenau

Moradores do bairro Victor Konder se mobilizaram para transformar um espaço público em uma praça de uso coletivo através de um abaixo-assinado online que acumula mais de 600 assinaturas. O terreno, de propriedade da Prefeitura de Blumenau, tem 720 m² e está localizado na rua Max Hering, entre as ruas Timbó e Victor Konder.

O espaço chamou a atenção dos moradores por conta de sua inatividade e pela grande área, com a possibilidade de ser aproveitada para o uso da comunidade. Segundo a criadora do abaixo-assinado Cristiane Uhlmann Kuhlmann, 43 anos, a ideia surgiu da necessidade de a comunidade em ter um espaço maior e mais organizado para lazer. 

“Temos uma alta circulação de famílias, pessoas com seus pets ou aqueles que preferem praticar exercícios físicos”, explica Cristiane. Atualmente, os moradores da rua Max Hering e região possuem uma praça no meio de uma rotatória, no entanto, ela não é frequentada por crianças e famílias pela falta securitária do local, já que há um alto movimento de carros. 

Após realizarem uma pesquisa, os moradores do local descobriram que esse terreno pertence a Prefeitura de Blumenau e poderia se tornar uma praça. O abaixo-assinado foi criado no início de janeiro e teve uma adesão rápida dos moradores. Em quarenta e oito horas, o documento online já acumulava 500 assinaturas. 

A demanda para um local seguro e de uso da própria comunidade é antiga. “Em conversa com os moradores da rua e aqui do bairro, descobri que houve uma tentativa anteriormente de usar o mesmo local, mas não havia ido adiante”, conta Cristiane. 

O abaixo-assinado já foi encaminhado à Prefeitura de Blumenau.

Documento está em avaliação

A Prefeitura de Blumenau se pronunciou sobre o abaixo-assinado. Segundo assessoria, a Secretaria de Planejamento Urbano está avaliando em conjunto com à Procuradoria do Município de Blumenau a viabilidade legal da utilização deste espaço para a criação de uma praça. 

Mediante está avaliação, faltaria o aval pela Procuradoria-Geral do Município para a criação de um projeto urbanístico. A partir desta informação, cabe ao município buscar uma fonte de recurso para viabilizar a obra.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo