X
X

Buscar

Concurso Brasileiro de Cervejas 2020 bate recordes

Neste ano, são mais de 3,2 mil cervejas avaliadas pelos mais de 100 jurados

O Concurso Brasileiro de Cervejas realizado em Blumenau está batendo recordes em 2020. Neste ano, são 3.285 rótulos de 146 estilos e 634 marcas diferentes. No ano passado, foram 3.118 cervejas, de 505 cervejarias nacionais.

Daiane Colla é sommellier de cervejas e uma das 116 juradas responsáveis pela avaliação dos rótulos concorrentes. Segundo ela, o aumento de participantes ratifica o crescimento do interesse do brasileiro em fazer profissionalmente a cerveja artesanal.

“A grande questão é que todo mundo luta por uma fatia pequena do mercado, então o que já vem sendo feito por algumas entidades e que precisa ser nosso próximo mote, é não só aumentar as cervejarias, mas também o número de consumidores de cervejas artesanais no Brasil”, destacou Colla.

Ainda segundo ela, o nível dos participantes vem sendo bem alto, o que configura um entendimento das marcas sobre o assunto.

“A gente tem visto que temos um grande número de cervejas muito boas e poucas cervejas muito ruins e com muitos defeitos. E isso é bom porque podemos dar notas boas, um bom feedback para os cervejeiros”, concluiu.

Daiane (no meio) avalia as cervejas juntamente com outros jurados. Foto: Jotaan Silva / O Município Blumenau

Edinei José da Silva Junior, conhecido no meio cervejeiro como Nuno, tem rótulos sendo avaliados por outros jurados, mas também é um dos juízes que avalia as cervejas. Para ele, mesmo com o aumento grande que aconteceu este ano, a organização foi impecável, dando até maior agilidade do que o esperado.

“A gente achava que as avaliações iriam até segunda, mas o staff foi tão rápido, a organização está tão encaixada que vamos terminar um dia antes. Isso comprova que o concurso tem capacidade pra receber um evento deste tamanho do segmento”, afirmou.

Como funciona a avaliação

Para evitar qualquer desconfiança, os juízes não sabem quais são as marcas que estão avaliando. Eles recebem os copos com números, sempre na mesma temperatura, e analisam cor, sabor, cheiro, entre outras características que podem as colocarem entre as melhores do concurso.

As avaliações são registradas de forma on-line, identificadas pelos números nos copos, nas quais apenas a organização sabe de quais marcas são. Em seguida, vai se formando o ranking de cada tipo de cerveja, que no fim, passa por um crivo dos “jurados mais renomados” que indicam quais são os rótulos que recebem medalhas e quais são consideradas “The Best of Show”.

Por mais que as avaliações tenham terminado neste domingo, 8, um dia antes do esperado, o resultado só será divulgado na terça-feira, 10, na solenidade de premiação das cervejarias.