Não ser aprovado no vestibular é uma situação que pode desmotivar muitas pessoas na continuidade dos estudos. Sensações de frustração e desânimo podem acompanhar quem se dedicou intensamente, refez a sua rotina, abdicou de momentos de lazer e, ainda assim, não conseguiu o resultado tão esperado.  

Ncomeço do ano é importante que o estudante aprenda a lidar com a situação para não perder a oportunidade de retomar a motivação para os estudos. Assim, encarar os sentimentos, refazer estratégias e aproveitar a experiência adquirida em provas passadas são alguns passos a seguir por quem não passou no vestibular. 

Então, se você não alcançou a nota de corte necessária para ingressar no curso que queria, pelo Sisu ou Prouniconfira, a seguir, dicas para recuperar a motivação e não desistir do sonho. 

1. Encarar os sentimentos

Diferentes sentimentos passarão na mente do estudante que não foi aprovado, principalmente pensamentos negativosNo entanto, é fundamental não consumir toda a sua energia com isso. É importante enfrentá-los antes de lidar com a sua recuperação.  

Entender que o resultado do vestibular não o torna pior ou melhor do que ninguém é um bom começo para lidar com a frustração. Por isso, caso o estudante sinta necessidade de um acompanhamento profissional para lidar com as emoçõesé recomendável procurar auxílio de psicólogo habilitado.  

2. Usar a vantagem ao seu favor

O candidato que prestou vestibular conta com a vantagem de já conhecer o formato das questões. Assim, é fundamental tomar consciência dessa vantagem e não focar apenas no resultado que não foi alcançado.  

O estudante deve usar os conhecimentos adquiridos ao longo do ano anterior para reformular o seu plano de estudos e ter um cronograma que reforce os seus pontos fracos e amplie os pontos fortes. Lembre-se que a aprovação depende de organização, foco, disciplina, controle emocional e muita determinação.  

3. Reformular as estratégias

Para alcançar um resultado diferente e conquistar a tão sonhada vaga na graduação, o estudante deve refletir sobre como ocorreu a sua preparação no ano anterior e o que pode ser melhorado na nova fase. Conhecer a si mesmo e entender as dificuldades e limitações pessoais também são fatores que interferem nesse processo de recuperação.  

Faça uma lista do que pode ser modificado nesse recomeço. Se você teve uma rotina e, ainda assim, ela não deu certo, agora é o momento ideal de reformular, buscar auxílio de outros estudantes e ex-professores.  

4. Dica bônus

Quem não conseguiu uma boa nota no Enem, que lhe permitisse ingressar em uma faculdade, pode cursar com bolsas de estudo. Existem programas de inclusão educacional, como o Educa Mais Brasil, que facilitam a entrada do estudante na faculdade sem precisar da nota do Enem.