Confira 7 dicas de segurança durante a Oktoberfest de Blumenau

Delegados e Tenente da Polícia Militar listam medidas que visitantes devem tomar

O reforço de tecnologias para garantir a segurança dos visitantes da 36ª Oktoberfest promete impactar positivamente no balanço de ocorrências. Porém, há medidas que os próprios frequentadores podem tomar para evitar que a festa termine mal.

São dicas simples e conhecidas, mas muitas vezes ignoradas. Polícia Militar e Civil, que estarão com equipes e estruturas na Vila Germânica, listaram as principais. Veja:

1. Unânime entre as autoridades é a dica para evitar os ataques de punguistas, os populares batedores de carteira. Em um piscar de olhos eles levam cartões e celulares sem a vítima sequer perceber. Para tentar driblar o delito, a recomendação é carregar os pertences em uma pequena bolsa, que deve ser mantida em frente ao corpo, protegida, sempre que possível, por uma das mãos.

2. Quem não levará o adereço deve preferencialmente manter os documentos e dinheiro no bolso frontal da roupa. O delegado Lucas Gomes de Almeida sugere deixar o celular, por exemplo, por dentro da calça. O furto de aparelhos, segundo o Tenente da Polícia Militar, Nicolas Marques Vasconcelos, é o crime mais comum dentro da Vila Germânica. “É que as pessoas deixam em um local de fácil acesso, pois querem pegar a todo momento para postar fotos ou falar com alguém”, analisa Vasconcelos.

3. Leve à festa apenas os itens extremamente necessários, como identidade, cartão e celular. Se for com o Oktober Karte carregado, melhor. Assim não será preciso levar cartão de crédito ou dinheiro.

4. Evite empurra-empurra. É difícil discernir brincadeira de confusão em meio à multidão, mas, ao observar uma movimentação anormal, saia de perto. “Essas situações de empurrões são típicas de arrastão”, explica Almeida. Normalmente uma pessoa causa o alvoroço enquanto a outra furta os pertences dos foliões.

5. A quarta orientação é específica para mulheres. Se sofrer qualquer tipo de abuso, como  ser tocada ou beijada sem consentimento, grite “tarado” e procure um segurança ou policial militar (eles estarão em quatro pontos elevados da Vila Germânica e na base próxima à entrada). “Importunação sexual é crime, a pena é de um a cinco anos e não tem fiança”, detalha Almeida. Aqui também é válido evitar passar por locais onde puxões e empurra-empurra sejam observados.

6. Compre o ingresso antecipadamente. Só assim a venda ilegal de cambistas, que é crime, pode ser combatida.

7. Não vá de carro, já que a combinação de álcool e direção é proibida. Porém, se for, prefira os estacionamentos credenciados. “A rua é mais vulnerável, facilita a prática de furto”, alerta Vasconcelos.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo