Confira a carreira política, profissional e pessoal dos candidatos a deputado estadual de Blumenau

Candidatos encaminharam seus posicionamentos para a reportagem

Os candidatos a deputado estadual de Blumenau encaminharam para a reportagem um breve currículo. A intenção é conhecer mais sobre a vida pessoal, profissional e a carreira política de cada um destes concorrentes a uma vaga na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Confira as respostas:

Adriana Rossi (PT)

Sou Adriana Rossi uma jovem de 25 anos, evangélica, mãe do Henrique, micro empresária, mamãe de pet e militante dos movimentos sociais. Sou nascida e criada em Blumenau, no bairro Velha Grande (Morro Dona Edith) e atualmente moro no bairro Fidelis.

Concorri ao cargo de vereadora no ano de 2020, me tornando suplente do vereador Adriano Pereira pelo Partido dos Trabalhadores/PT. Conseguindo um desempenho bem relevante por se tratar de uma primeira vez que concorri a um cargo político. Atuo nos movimentos sociais tais como, a defesa dos direitos das mulheres, pela igualdade e contra a violência de gênero e de juventude lutando por mais políticas públicas sendo a atual secretária de juventude do Partido dos Trabalhadores (PT) Blumenau.

Adriano Pereira (PT)

Sou Adriano Pereira, tenho 44 anos, nasci em Blumenau e resido no bairro Velha Grande. Iniciou suas atividades comunitárias na associação de moradores. Vive com Lucilene Pacheco da Rosa e tem um filho de 14 anos.

Sua profissão é musico e já trabalhou em diversas atividades, já trabalhou como jardineiro, servente de pedreiro, vendedor em empresa têxtil como agente cultural e supermercado (tendo seu primeiro registro). Também teve a oportunidade de trabalhar como assessor parlamentar por dois anos na fundação cultural de Blumenau.

Concorreu por 4 vezes a vereador, duas vezes pelo PDT e duas vezes pelo PT, na terceira e na quarta vez ficou suplente, tendo a oportunidade por 30 dias nas duas ocasiões assumir como suplente de vereador na Câmera de Vereadores de Blumenau. Na quarta vez se elegeu como titular, e agora já está no terceiro mandato reeleito pelo povo de Blumenau. Destaca como cargo em comissão teve a oportunidade de atuar como Agente cultural na fundação cultural de Blumenau, onde atuava pelos mais diversos projetos culturais como: Festival de teatros, festival de dança, oficinas diversas junto a ONGS e educandários do Município levando e coordenando trabalhos de oficinas de dança, teatro, músicas entre outras… nos mais diversos bairros da cidade.

Participou de diversos conselhos em bairros, orçamento participativo, NUDEC Núcleo de Defesa Civil, entre outros na comunidade.

Advogada Rosane (PSOL)

Rosane Magaly Martins, 60 anos, é natural de Blumenau, é advogada em defesa de mulheres há 27 anos. É Mestre em Educação e possui 15 livros publicados, entre literatura e livros científicos. Morou por seis anos em Florianópolis. É divorciada, tem três filhos: Geórgia Martins Faust, doutoranda em Gênero pela UFSC, com 40 anos; Tiago Martins Speckart, psicólogo, com 32 anos e Jeanne Martins Speckart, mestranda em teatro na UDESC, com 24 anos. Atualmente integra a ONG Mães do Amor em defesa da diversidade, a diretoria da ONG ABC Ciclovias e integra a Comissão de Direitos Humanos da OAB. Fundou e dirigiu o Instituto Ame Suas Rugas e foi fundadora do Instituto Feminista Nísia Floresta, do Coletivo Casa da Mãe Joana. Antes disso criou e dirigiu a Associação dos Poetas Independentes e Sociedade dos Escritores de Blumenau e foi imortal da Academia Catarinense de Letras e Artes.

É advogada há 27 anos, na área do Direito das Famílias. Foi professora do curso de Direito do grupo Uniasselvi, professora de cursos de pós-graduação na Universidade Facvest e em cursos de saúde da pessoa idosa na Fundação Oswaldo Cruz- FIOCRUZ. Antes disto atuou como jornalista por 10 anos – nos anos 90, sendo editora e repórter do Jornal de Santa Catarina. Depois foi assessora de imprensa do Sindicato dos Professores Municipais de Blumenau, do Sindicato dos Metalúrgicos de Blumenau, da Associação de Engenheiros e Arquitetos do Médio Vale do Itajaí – AEAMVI e da Central Única dos Trabalhadores – Regional Vale do Itajaí.

Apesar de ter uma grande militância nas causas estudantis, trabalhistas, feminista e em favor das pessoas LGBTQIA+, nunca ocupou cargo em nenhuma esfera governamental. Concorreu ao cargo de vereadora na cidade de Blumenau, sendo a mais votada de seu partido – Psol, em 2020. Foi presidente do Conselho Municipal de Cultura de Blumenau por dois mandatos, quando implementou o Fundo Municipal de Cultura na cidade e integrou o Conselho Municipal de Saúde de Blumenau no início de 2.000.

Almir Vieira (PP)

Nascido em Blumenau no bairro Fortaleza, onde morou por muitos anos, após isso
morou em outros Bairros de Blumenau, como Fortaleza Alta e Itoupava Norte. Militar
da reserva (3º sgt. Exército), casado e pai de família. Formado em Gastronomia, pós-graduado em Gestão Pública e está em seu segundo mandato como Vereador de
Blumenau. Filho do saudoso Mário da Farmácia e de Anita Schmitt Vieira, pessoas
que sempre lutaram em prol da comunidade.

Sua vida é pautada de muitos desafios, conquistas e superações, já atuou como Office boy quando jovem, vendedor de carros, é Sargento do Exército, Assessor Parlamentar, já foi Diretor de Obras e teve a grande oportunidade de ajudar várias famílias. Liderou mutirões de pavimentação em Blumenau.

Outro ensinamento que carrega é o das fileiras do exército que aprendeu o lema
“Braço Forte, mão amiga”, onde passou 18 anos no exército, foi condecorado com
várias medalhas, destacando a de Distinção 1ª Classe, quando fez um salvamento de
uma mulher no Rio Itajaí-Açu e outro, como Soldado da ONU, quando foi para Missão
de Paz da ONU em Angola.

Já passou por 4 eleições como Vereador de Blumenau em 2008 com 1.184 votos,
em 2012 com 4.257 votos, foi eleito em 2016 com 2.343 votos e por fim teve sua
reeleição em 2020 com 1.933. Participou da eleição como Deputado Estadual em 2018
com 6.768 votos, também atuou como Assessor Parlamentar na Câmara dos Deputados Federal (João Paulo Kleinübing), Assessor Parlamentar da ALESC (Jean Kuhlmann), atuou como Diretor de Mutirão na Prefeitura de Blumenau, foi Presidente do Conselho de Saúde do Bairro Fortaleza, Participa do Conselho Fiscal do Hospital Santa Antônio, entre outras participações e atuações no dentro e fora do município de Blumenau.

Leis e Projetos de sua autoria: – Veda a nomeação, pela administração pública direta e
indireta do município, de pessoas condenadas por violência doméstica contra qualquer
ente familiar. – Dispõe sobre a realização de obras e serviços de infraestrutura urbana para viabilização do programa “Lar Legal”, no âmbito do município de Blumenau. – Cadastro especial para os veículos considerados jipes. – Determina a classificação de lojas de pet shop de baixo risco como atividade de microempreendedor individual. – Institui o programa permanente de combate à pobreza menstrual e incentivo à saúde íntima feminina no município de Blumenau. – Estabelece a caracterização como amostra grátis para empréstimos bancários concedidos sem solicitação do consumidor residente no município de Blumenau. – Institui e acrescenta ao calendário oficial de eventos do município a Semana Municipal de Conscientização e de Enfrentamento à Endometriose.

Bruno Win (Novo)

Bruno Win tem 35 anos, é nascido e residente da cidade de Blumenau, no bairro Garcia. É casado, pai do Miguel, voluntário na Casa de Acolhida São Felipe Neri, idealizador do evento beneficente “Treinando para o Futuro”. Corredor, ex-atleta de Jiu-Jitsu, entusiasta do mundo cripto e apaixonado por tecnologia e inovação.

Empresário, ex-administrador da Padaria Kibaguetti, formado em Administração pela UFSC e pós graduado em Gestão Empresarial pela FAE.

Bruno Win é filiado ao Partido NOVO desde 2016, sendo sua primeira e única filiação política. Participou das eleições de 2020 como candidato ao cargo de Vereador, nunca ocupou cargos públicos, e passou por um rigoroso processo seletivo para a participação nestas eleições de 2022.

Anteprojeto de Lei para alterar as normas de distribuição do ICMS aos Municípios, adotando como critérios qualificatórios as melhores notas nos sistemas de avaliação educacional, evolução constante nos índices do INEP os menores índices de reprovação e evasão escolar.

Anteprojeto de Lei para instituir parcerias público privadas para a realização de programas de contraturno escolar no ensino médio, visando integrar a educação com o mercado de trabalho, dinamizar a formação dos jovens e aumentar o tempo de permanência do aluno na escola.

Projeto de Lei para redução da alíquota de ICMS sobre o QAV, através de emenda à
Lei Ordinária Nº. 10.297/96, de 12% para 10% para as companhias aéreas que atuam em pelo menos dois aeroportos de Santa Catarina, e de 7% para 5%, para aquelas que possuem operações em quatro ou mais aeroportos. Com isso, objetiva-se reduzir o valor das passagens aéreas e possibilitar que as companhias do ramo prestem um serviço mais satisfatório aos seus clientes, tornando o Estado um destino mais acessível e demandado, fortalecendo portanto o turismo.

Indicação ao Poder Executivo Estadual para que este dê início aos trâmites necessários à realização de parceria entre o Governo do Estado e particulares detentores de câmeras de monitoramento externas interessados em ceder as imagens gravadas por seus equipamentos à Secretaria de Segurança Pública para fins de combate à criminalidade.

Projeto de Lei para alterar a Lei Ordinária Nº. 7543/1988, art. 8º, alínea “f”, do inciso V, alterando a incidência da idade de 30 para a cobrança de IPVA para 15 anos. Considerando que somente dois estados tributam veículos com até 30 (trinta) anos: Minas Gerais e Santa Catarina. Isso faz com que, ao longo de 30 (trinta) anos pagando-se uma alíquota de 2% (dois por cento) anuais, o catarinense entrega 60% do valor do veículo para o Estado na forma de IPVA, ou seja, um veículo que atingiu 30 (trinta) anos já deixou mais da metade do seu valor em impostos.

Cláudia Lindner (PTB)

Cláudia Lindner tem 52 anos, é natural de Uberaba (MG) e mora há 28 anos em Blumenau. Ela é casada com Cláudio Lindner e tem duas filhas gêmeas, Sara Sousa Lindner e Sofia Sousa Lindner. É moradora do bairro Testo Salto.

Ela é presidente do PTB Mulher de Blumenau, criadora do movimento Mães Leoas e Leões da Liberdade (Movimento criado para troca de alertas, dicas e materiais para proteção das crianças, adolescentes e jovens quanto aos riscos do ambiente digital e outros). Membro da Igreja Luterana e Igreja Mundial Participante do OASE da Igreja Luterana.

Cláudia é vocalista da Banda Bem Brasil – Blumenau por 15 anos (hobby)
Gravação de CD Gospel em 2016 – “O Caminho para Deus”, Composição e gravação de músicas próprias com maestro Hugo Bellard em 2017.

Ela trabalhou na Ambev Tech, Agile, Jeunesse Global, Sapphire Executive Sapphire Executive, Brandili Têxtil, Karsten S.A., Chapeco Cia Industrial de Alimentos, Carfepe Informática, C. R. Sabbag & Brasil Oeste Empreendimentos Ltda, Visão Representações, Consultório Odontológico Dra Maria Terezinha de Oliveira Cunha.

Antes desta candidatura, nunca participei da política ou administração pública. Somente fiz ativismo nas redes sociais e dezenas de grupos de WhatsApp para apoiar a eleição de Jair Bolsonaro em 2018 e na defesa das pautas de direita.

Coronel Jefferson Schmidt (Patriota)

Jefferson Schmidt, 52 anos, nascido em Porto Alegre (RS). Morei na infância e adolescência em São José (SC). Ao me formar Aspirante à Oficial da PM passei a residir, em razão das movimentações de serviço, nas cidade de Chapecó, Curitibanos, Balneário Camboriú, Jaraguá do Sul, Itapema, Navegantes e Blumenau. Sou casado, pai dois filhos, estou intercalando entre Blumenau e Balneário Camboriú em razão do período eleitoral.

Participo da AORE – Associação dos Oficiais da Reserva do Exército; sou sócio do E. C. Água Verde, do Vasto Verde e da ASDERVI; sou CAC – Colecionador, Atirador e Caçador associado ao Schutzen Valley Clube de Caça e Tiro; participo de CONSEG´s e Redes de Vizinhos; integrante ativo da Polícia Militar de Santa Catarina; árbitro da LBF – Liga Blumenauense de Futebol.

Como projetos pessoais desenvolvidos cito a implantação do Grupo Escoteiro do Mar 128 Ricardo Schmidt, em Blumenau; fui Comandante do 10º BPM onde ampliei as atividades sociais e comunitárias junto a sociedade blumenauense, tendo resultado a redução de criminalidade por três anos consecutivos; ampliei o número de ruas com Redes de Vizinhos em Blumenau; autor do livro “De onde veio esta gente” com a temática sobre a arbitragem de futebol.

Sou Coronel da Polícia Militar de Santa Catarina. Servi o Exército Brasileiro no ano de 1988 e 1989 no 63º BI (Florianópolis); trabalhei como Vigilante Noturno em 1990 e 1991 no Colégio Aderbal Ramos da Silva (Florianópolis); frequentei o CFO – Curso de Formação de Oficiais da PMSC entre 1991 e 1994 (Florianópolis); na PMSC servi nos Batalhões de Chapecó (2º BPM), Curitibanos (4ª/6ºBPM), Balneário Camboriú (12ºBPM), Jaraguá do Sul (14ºBPM), Navegantes (25ºBPM) e Blumenau (10º BPM e 7ªCRPM). No 10º BPM fui o Comandante com mais tempo de Comando a frente deste batalhão totalizando quase cinco anos.

Concorri à Vereador em Balneário Camboriú em 2012, ficando como suplente. Também em 2014 concorri a Dep Estadual, ficando também como suplente. Nunca assumi cargo eletivo e nem cargo comissionado. Sou militar estadual concursado. Sobre projetos nesta área, acredito ser mais apropriado em razão da função desempenhada, relacionar as Operações desencadeadas, sendo as mais importantes a Operação Mãos Dadas no Morro da Dona Edith e a Operação Fenix no Condomínio Parque da Lagoa na rua Botuverá. Operações que visavam restabelecer a Ordem Pública nestes locais em razão da falta de infraestrutura e da ineficácia do controle do uso e ocupação do solo naqueles locais. Como disse antes, pertenço a vários CONSEG´s de muitas cidades e de Redes de Vizinhos.

Dalva Assini (PSB)

Dalva Assini, 52 anos, blumenauense, até 12 anos criada pelos avós paternos em Barra Velha, após isto volta para Blumenau para estudar o ensino médio. Casada há 34 anos, mãe de 3 filhos. Mora há 40 anos no bairro Água verde.

Formada em Ciências Biológicas pela FURB. Pós-graduada em Gestão Ambiental, e Gerente de Cidade pela FAAP – São Paulo. Professora Licenciada para Ciências e Biologia. Funcionária efetiva da Prefeitura Municipal de Blumenau desde 1991, atualmente como prof: Ciências na EBM Felipe Schmidt, também professora efetiva de Biologia na Rede Estadual de Ensino desde 2003, sendo lotada atualmente na Escola Estadual Cel. Pedro Chistiano Feddersen, na Vila Itoupava.

Sempre atuando como professora nos últimos 30 anos, também exerceu outras atividades. Como bióloga, trabalhou por 5 anos na Fundação de Meio Ambiente FAEMA. Exercendo função de fiscalização e chefia na área de Recursos Naturais. Como educadora ambiental trabalhou no Museu Fritz Muller e Parque Natural Municipal São Francisco.

Durante sua jornada pela FAEMA, participou como Conselheira técnica do Comitê de Bacias Hidrográfica do Rio Itajaí. Também participou da Criação do Projeto Indicadores Ambientais para o município de Blumenau, implantado o índice de qualidade ambiental – IQA dos rios do município.
– Foi presidente e vice-presidente do Núcleo de Gestão Ambiental da ACIB – 2003.
– Foi diretora da ONG – Acaprena – Associação Catarinense de Preservação da Natureza. 2012.
– Como mandato eletivo foi Conselheira Tutelar, por 3 anos. Mandato 2014 a 2016.
– Por 4 anos exerceu a Função de Gerente de Endemias (programa da Dengue).

Candidata a vereadora por Blumenau por dois pleitos 2014 e 2020, ficando 3a suplente, candidata a Deputada Estadual PTB – 2014. Concorreu a Eleição para Presidente do SINTRASEB – Blumenau e membra atual do Conselho Fiscal do ISSBLU – Instituto de Seguridade Social do Servidor Público de Blumenau.

Delegado Egídio Ferrari (PTB)

Meu nome é Egidio Maciel Ferrari, tenho 40 anos, nasci em Blumenau, vivi a minha infância na Itoupava Norte e atualmente moro no bairro Jardim Blumenau. Fui criado pelos meus avós, me casei com a Rose e sou pai de dois filhos, o Bruno e a Manu. Sempre fui um homem muito família e busco aproveitar todo tempo possível com a minha esposa e as crianças.

Me formei em Direito, prestei dois concursos antes de ser aprovado no ano de 2008 para Delegado de Polícia Civil. Após a nomeação, fui alocado em Curitibanos, onde permaneci por pouco mais de um ano. A seguir, fui transferido para Gaspar e lá permaneci na chefia das investigações por cerca de quatro anos, até 2016.

Em 2016 fui transferido para Blumenau, onde comandei a Divisão de Investigação Criminal (DIC), e tive um período de pouco mais de um ano como Delegado Regional. Em 2020 fui convidado pelo Delegado Bruno Lima para ser o representante do movimento cadeia para maus tratos em Santa Catarina pelo trabalho que eu já realizava em Blumenau dando atenção e investigando casos de maus tratos.

A causa animal sempre fez parte da minha vida, porém foi em 2018, quando estava na
Delegacia de Blumenau, que comecei a atuar diretamente com os casos de maus tratos.

Nunca fui envolvido com a política e o que me motiva a entrar para política é saber que o nosso Estado não dá devida atenção à segurança pública e aos animais como deveria. Alguém precisa trabalhar para que o cidadão de bem se sinta seguro e colocar quem maltrata animais na cadeia.

Doutora Simone (PSC)

Nascida em Ibirama-SC em 08/08/1976 (46) anos, divorciada desde 2013, mMãe de três filhos: Arnold (21) anos, Carlos Eduardo (14) anos e Amanda (13) anos.

Quando adotada aos (2) anos fui residir em Balneário Camboriú-SC, onde morei até 2011, quando me mudei com minha família para Blumenau-SC para fazer faculdade de Direito.

Cristã, congrego desde 2016 na Igreja Comunhão Cristã Blumenau, mas, sou convertida desde 2006. Como Cristã, desenvolvo junto com a Igreja (Evangelismo) levar a palavra de Deus as pessoas e juntamente com a palavra o amparo social que a pessoa necessita. (Alimentos, roupas, remédios, etc.…) Porém nada disso vincula-se as mídias por entendermos que o mérito não é nosso e sim de Deus.

Resido no Bairro Progresso desde (2012).

Formação: Bacharel em Direito em 2015 pela UNISOCIESC
Credenciada pela OAB/SC em 2020.
Pós-Graduanda em Direito Civil – ESA (Escola Superior da Advocacia) e FMP (Fundação Escola Superior Ministério Público – RS) termino em dezembro de 2022.
Formada em Teologia – FATEMI (Faculdade de Teologia Ministerial- PR).
Profissão: Advogada desde 2020, atuante na área Civil, com ênfase em Direito de Família.

Profissões anteriores: (durante a faculdade) Estágios: Prefeitura de Blumenau- Dep. IPTU, 3º Delegacia de Polícia Civil- Dep. CNH, Ministério Público Federal.
Depois de concluir faculdade até ser credenciada- Diarista- Freelance em Direito (venda de peças processuais).

Antes da Faculdade: Operadora de caixa, Auxiliar-Administrativo, Secretária.
3) Concorri ao cargo de Vereadora em 2020, pelo PSC (partido Social Cristão) qual sou filiada desde 2020.

Não possuo histórico político, meu trabalho sempre foi voluntário, voltado a educação (participação de APP’S) em escolas e creches de Blumenau.
Desenvolvimento de trabalhos sociais aqui no bairro junto com a (Igreja).

Edina Esmeraldino (Avante)

A candidata Edina Esmeraldino, do partido Avante, não respondeu à reportagem.

Egídio Beckhauser (Republicanos)

Egídio Beckhauser tem 45 anos, é natural de Armazém, município no Sul de Santa Catarina. Veio para Blumenau ainda jovem e aqui constituiu a sua história no esporte, com inúmeras participações em projetos sociais.

Em sua trajetória no esporte foi técnico de futsal de equipes em Rio do Sul, Florianópolis, Blumenau, Criciúma, Joaçaba, Pomerode, Indaial, Massaranduba, Siderópolis, Campo Mourão (PR) e Paranaguá (PR).

Além de participar de experiências importantes como o desenvolvido nas categorias de base da Apama, revelando craques para o futsal, entre outros projetos esportivos. No futebol foi coordenador das categorias de base do Metropolitano, a partir de 2014, posteriormente assumindo a coordenação da equipe profissional.

Como vereador foi um dos parlamentares que mais gerou proposições, com mais de 3.500 mil projetos de leis, indicações, requerimentos e outras providências ao executivo. Entre os seus projetos de destaque sancionados estão tornar a atividade física essencial, valorizando toda classe que vai além do esporte de alto rendimento, atingindo segmentos de academias, personais trainers, quadras esportivas e qualidade de vida. Também tornou essencial bares, restaurantes e lanchonetes, visando menor impacto econômico deste segmento.

Também como presidente da Câmara Municipal tem sido atuante construindo grandes resultados. Gerou a maior economia da história com o retorno de mais de R$ 12 milhões aos cofres públicos. Concluiu o primeiro passo para a tão sonhada sede própria. Promoveu também a entrada da TV Legislativa em canal aberto para maior cidadania e transparência. Também através da tecnologia lançou o novo site mais informativo e interativo, além da continuidade da digitalização dos processos administrativos.

Felipe Yago (Pros)

O candidato Felipe Yago, do Partido Republicano da Ordem Social, não respondeu à reportagem.

Fábio Campos (Patriota)

Fábio Campos da Silva, 46 anos, nascido em Registro-SP, morou em diversos estados por conta do seu pai que trabalhou por 40 anos em construção de rodovias federais, a 30 anos moro em Blumenau morei 04 anos no bairro da velha, 02 anos no bairro fortaleza, casado, 2 filhos e a 24 anos moro no bairro garcia, autor de 02 livros na área de trânsito, fui gincaneiro pela equipe lambida.

Graduado em Curso Superior de Formação Específica em Administração e Segurança no Trânsito pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI 2006). Pós-graduado em Gestão e Direito de Trânsito (2010), Pós graduado em Operação e Engenharia para o Trânsito pela Faculdade INESP Instituto Nacional de Ensino Superior e Pesquisa São Paulo (2012). Formado em Gestão da Programação Neurolinguistica Sistêmica com Qualidade de Vida, nível “PRACTITIONER”/2013 (Instituto Educacional de Bem com Vida CURITIBA/PR).

Professor na área de trânsito, formo motoristas profissionais e da área de autoescola, vistoriadores, despachantes, agentes de trânsito, 23º Batalhão de Infantaria (8,5 anos), empresário na área de trânsito (12,5 anos).

Gerente da escola pública de trânsito do Seterb (12 meses), Diretor de Trânsito de Blumenau Seterb (15 meses), Coordenador do COMITRA – Conselho de Órgãos Municipais Integrados ao Sistema Nacional de Trânsito (03 meses), Membro da JARI da Secretaria de Infraestrutura e mobilidade de Santa Catarina (02 anos).

Ivan Naatz (PL) 

O candidato Ivan Naatz, do Partido Liberal, não respondeu à reportagem.

Jean Volpato (PT)

Jean Volpato, 30 anos, natural de Blumenau e morador do Garcia. Solteiro, não possui filhos e é ativista de direitos para a população LGBTIA+. Foi Bolsista do Prouni e hoje é Jornalista, Professor, Historiador e especialista em Gestão estratégica de políticas públicas.

Durante o período formativo, foi do Grêmio estudantil na Escola Santos Dumont, foi presidente do DCE da Unisociesc e membro das uniões Blumenauense, Catarinense e Nacional dos estudantes. Na vida profissional, iniciou sua trajetória em 2009 como jovem aprendiz na Malwee malhas.

Foi estagiário na câmara municipal de Blumenau entre 2011 e 2013, quando passou a coordenador de mídias eletrônicas e jornalista da TVAL na câmara municipal. Em 2015 assumiu como assessor de comunicação no mandato do Dep. Décio Lima, no congresso nacional, onde também contribuiu nos mandatos da Dep. Maria do Rosário de 2018 a 2020 e posteriormente no mandato do Senador Rogério de Carvalho até 2022.

Durante os Governos Lula e Dilma, Jean atuou ativamente no Conselho Nacional da Juventude, esse envolvimento garantiu a vinda dos 29 Institutos Federais para Santa Catarina, além dos campus da UFSC que foram conquistado em todo estado. Quando esteve com Décio Lima em Brasília, conseguiu viabilizar junto do deputado importantes recursos e obras para todo estado. Em Blumenau, destaca-se os recursos vindos para os hospitais e emendas parlamentares para obras e infraestrutura no município.

Jens Mantau (PSDB)

Jens Juergen Mantau, nascido no distrito da Vila Itoupava. Ao longo da vida morou na Vila Itoupava, e aos 14 anos se mudou para o bairro Itoupava Central. Casado com Cassia Mantau, pai de Fernando Jader Mantau, Joice Jocasta Mantau. Atualmente reside na rua Norma Hadlich no bairro Itoupava central. Participa ativamente da Sociedade Cruzeiro Itoupava Alta, União Salto do Norte, Clube Atlético Metropolitano entre diversas outras.

Entre os principais projetos pessoais, Jens está envolvido há 31 anos com trabalho na
Rádio Clube, além de ouvir e servir diversas entidades e segmentos da comunidade.
Breve currículo com trajetória profissional Em seu primeiro emprego, Jens Mantau trabalhou na comercial Blumenau por 5 anos. Em seguida, avançou na carreira com a WEG transformadores por 7 anos. Jens também trabalhou como representante da Baumngarten por 1 ano, gerente da livraria Martin Luther por 6 anos. E há 31 anos, trabalha pela rádio difusão. Sem esquecer que ele trabalhou por 7 vezes como vereador na câmara de vereadores de Blumenau.

Eleito vereador por 7 vezes. Diretor de obras por 1 ano, Jens também foi prefeito por 10 dias da cidade de Blumenau.

Jussara Inácio (PDT)

Jussara Inácio, com 37 anos, indígena, nascida na Terra Indígena Xokleng/Laklãnõ – onde morou até o ano de 1995, veio para Blumenau com 10 anos de idade. Casada com o advogado Ricardo Deucher, moradora do bairro Boa Vista – Blumenau/SC. Mãe do adolescente Pedro Nunc-Nfoonro da Fonseca (17 anos). Com formação em direito – FURB. Presidente da ABRAMA (associação de indígenas que moram em contexto de cidades).

Atua na área do Direito. Empresa, na qual se desligou recentemente na intenção de estar candidata, é a Oliveira e Antunes Advogados – Blumenau/SC.

Há mais de dez anos atua nas causas indígenas, seja dentro ou fora Terra Indígena referência, que é a T.I Xokleng/Laklãnõ. Atuou, junto a Universidade de Blumenau -FURB, na reitoria do Dr. João Natel, com o pedido para efetivação de bolsa de estudo para indígenas, que se estendeu e, tronando-se Politica de Ações Afirmativas, em 2017. Concorreu, pelo PDT, em 2020 ao Cargo de Vice-Prefeita. Sobre cargos comissionados, nunca exerceu.

Lucelma Baldi (Podemos)

Lucelma Baldi, tenho 47 anos, sou natural de Joaçaba, onde morei até meus 21 anos, após completar 21 anos mudei para Blumenau com meu esposo e meu primeiro filho em 1998 para trabalhar na área da saúde no Hospital Santo Antônio. Faz 24 anos que moro na cidade. Sou casada com o Roberto. Sou mãe do Matheus e da Beatriz.

Atualmente resido no bairro Itoupava Central. Fui presidente da associação de moradores da Vila Jensen por 9 anos, congrego na igreja Mevam de Blumenau. Atuei 10 anos na UTI pediatria no hospital Santo Antônio e 12 anos como técnica de enfermagem domiciliar.

Durante 9 anos fiz parte da diretoria da Associação de Moradores da Vila Jensen. Em 2020, fui candidata a vereadora em Blumenau. Em abril de 2021, assumi a Gerência de Projetos Fundiários e em janeiro de 2022 a Gerência de CRAS. Este período de dois anos foi de muito aprendizado e conhecimento fazendo parte da equipe do governo em Blumenau.

Luciane Matteussi (Cidadania)

Luciane Matteussi, do partido Cidadania, não respondeu à reportagem.

Marcos da Rosa (União Brasil)

Marcos da Rosa, do partido União Brasil, não respondeu à reportagem.

Maria Fernanda Gatti (Novo) 

Meu nome é Maria Fernanda Gatti, tenho 45 anos, sou formada em Biologia. Sou casada e nos últimos 13 anos me dediquei exclusivamente à maternidade. Tenho 3 filhos em idade escolar. Tenho raízes em SC: meu pai era natural de Lages. Eu nasci em Curitiba-PR, cresci no interior de São Paulo e escolhi Santa Catarina há 13 anos para ser meu lar e terra de nascimento dos meus filhos.

Os primeiros 3 anos em Santa Catarina foram vividos em Balneário Camboriú e Itajaí e os últimos 10 em Blumenau. Moro no bairro Velha e pelo fato de ser mãe e bióloga de formação me engajei no movimento apartidário de mães e pais que lutaram pelo retorno presencial das aulas em Santa Catarina: a Maria Fernanda mãe não queria que seus filhos sofressem atrasos no desenvolvimento escolar e a bióloga Maria Fernanda sabia que a escola era um ambiente seguro e que deveria ter sido a última a fechar e a primeira a reabrir.

Me formei em Ciências Biológicas bacharelado e licenciatura. Logo após concluí mestrado em Biologia Molecular e doutorado em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo-USP, ambos com apoio de bolsa de estudos da Capes. Tenho muitos artigos publicados em revistas internacionais na área da Ciência e dispensei meu pós-doutorado (que iniciaria no ano seguinte) bem como alguns convites para fazer pesquisa nos EUA para me estabelecer com meu marido em Santa Catarina, onde ele recebeu convites para trabalhar como médico ortopedista. Aqui chegando me deparei com uma triste realidade: a ausência de Institutos de Pesquisa na área das Ciências Médicas. 

Minha experiência na política é recente. Nunca ocupei cargo público nem tive participação alguma na administração pública. No entanto participei ativamente do movimento apartidário de mães de Santa Catarina que lutou pelo retorno presencial das aulas nas escolas públicas e privadas. Participei de passeatas, carretas e aprendi a fazer ativismo político nas redes sociais em prol de nossa causa. Conheci o deputado Bruno Souza (NOVO) que foi o responsável pela Emenda Parlamentar que garantiu a segurança jurídica do retorno escolar.

Percebi que os atos em defesa do retorno escolar fizeram parte de um belo e democrático movimento que surgiu naturalmente entre cidadãos comuns (mães e pais deste estado). Compreendi que eu fui uma Agente de Mudanças (um dos valores do meu partido) e concluí que são os cidadãos os verdadeiros responsáveis pela construção de um país justo, desenvolvido e próspero.

Napoleão Bernardes (PSD)

Napoleão Bernardes Neto tem 39 anos e é natural de Blumenau (SC), onde morou sua vida toda. É casado com a médica Maria Augusta e possui uma filha de 4 anos, a Manuela. Atualmente, reside no bairro Jardim Blumenau.

Inspirado em seu pai Acácio Bernardes, Napoleão é formado em direito pela Universidade Regional de Blumenau (Furb). Atua como advogado e professor titular do curso de direito da Furb.

Possui especialização em Ciências Criminais e mestrado em Ciência Jurídica. Recentemente, concretizou dois objetivos profissionais: realizou doutorado em Ciência Jurídica e escreveu o livro “Teoria e Prática do Princípio da Insignificância”.

No início da carreira, também trabalhou como comunicador, apresentando programas na rádio e na TV.

Disputou suas primeiras eleições, ambas para vereador, aos 17 e aos 21 anos, ficando como suplente nas duas oportunidades. Aos 25, se elegeu como o vereador mais votado da história de Blumenau para um primeiro mandato, com 6,6 mil votos. Em 2012, foi eleito o prefeito mais jovem e mais bem votado da história da cidade, com mais de 129 mil votos. Concorreu à reeleição, em 2016, e venceu mais uma vez.

Suas gestões à frente do Executivo municipal foram marcadas pelo fortalecimento dos mecanismos de transparência e controle; desburocratização de processos, tendo a Praça do Empreendedor como case de sucesso; descentralização de serviços públicos para as intendências distritais; utilização da tecnologia para facilitar a vida dos cidadãos; e viabilização do maior pacote de obras estruturantes da história da cidade.

Como resultado de suas ações, em 2016, foi reconhecido como o gestor público do ano pelo Conselho Federal de Administração (CFA), e nos anos seguintes, em 2017 e 2018, obteve o primeiro lugar no Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública, concedido pela Esag/Udesc. A convite do Banco Mundial, foi o Conferencista de Abertura do Global Partners Forum 2019, em Washington, nos Estados Unidos.

Nas eleições de 2018, concorreu ao cargo de vice-governador.

Natel (PDT)

Sou João Natel Pollonio Machado, nascido em Santa Mariana (Paraná), em 23 de junho de 1960 (62 anos)., casado, moro na Rua Bonifácio da Cunha, Jardim Blumenau.

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1987), especialista em Neurologia pela Universidade Federal do Paraná (1990), Mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Doutorado em Neurologia pela Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto (2010).

Professor de Neurologia da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Coordenador do Curso de Medicina da FURB por 4 anos e Chefe do Departamento de Medicina por 4 anos. Reitor da Fundação Universidade Regional de Blumenau (2010-2019), sendo reeleito com 99% dos votos da comunidade acadêmica. Neurologista do Hospital Santa Catarina e do Hospital Santa Isabel, Blumenau, desde 1991.

Candidato à Prefeito de Blumenau em 2020.

Professora Carla (Solidariedade)

Professora Carla Emanuele Becker, Candidata a Dep. Estadual , representando o Partido Solidariedade de Blumenau. Sou professora, líder Comunitária e técnica em administração. Assumiu este desafio depois de entender as diversas necessidades do nosso estado irar lutar por qualidade de vida para Santa Catarina. Principalmente na área da educação e na área social.

Professor Gilson (Patriota)

Gilson de Souza, mais conhecido como Professor Gilson, tem 42 anos, é natural de
Itajaí mas cresceu em Blumenau e sempre morou no bairro Nova Esperança. Foi
presidente da Associação de Moradores do bairro, onde liderou projetos para
aproximar as crianças do esporte e da educação. Também participou do Conselho
Deliberativo e da Associação de Pais e Professores.

Foi professor em escolas públicas por mais de 10 anos, onde descobriu sua paixão
pela educação. É formado em Economia pela Universidade Regional de Blumenau e
em Matemática pela UNIASSELVI.

Em 2016, incentivado por seus alunos, colocou seu nome à disposição da comunidade
para representá-los como vereador. Quando eleito, abdicou de privilégios como carro
oficial, linha de telefone móvel, diárias e combustível, tornando-se, assim, um dos
vereadores mais econômicos da câmara.

Em 2020 foi reeleito como o segundo mais votado, e continuou trabalhando da
mesma forma, mantendo a independência, fiscalizando o poder executivo, propondo
leis que auxiliam a população e revogando leis inúteis, isso além de ter economizado
94.68% de toda verba de gabinete disponibilizada em todo seu tempo como vereador.
Hoje, Professor Gilson é candidato a Deputado Estadual.

Professor Hahne (PL)

Professor Hahne Rodrigo, 42 anos, casado, Blumenauense do Bairro Garcia. Sou Gestor e Professor da Rede Pública Estadual. Graduado em Matemática pela FURB. Pós-Graduado em Pedagogia Gestora com Ênfase em Administração e Especialista em Estudos Avançados em Teologia pela FLT.

Atuante na Gestão Empresarial, de Escolas, Universidade, Secretaria Municipal e outras Instituições Ligadas ao Terceiro Setor. Por 22 anos decidi servir ao meu Estado construindo e transformando a vida das pessoas por meio da Educação.

Quero continuar a lutar em defesa de Santa Catarina e de nossa Pátria, agora como Deputado Estadual em Florianópolis. Vamos priorizar a Educação, a gestão de recursos para a Saúde, o Esporte e a Segurança Pública, além da redução da Máquina Pública, combate à Corrupção e de ser a mão amiga do Empresariado.

Saiba tudo sobre as Eleições 2022:
– Últimas notícias
– Reportagens especiais e dúvidas frequentes
– Nomes, números e informações dos candidatos

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo