X
X

Buscar

Confira as propostas dos candidatos à Prefeitura de Blumenau para a mobilidade urbana

Reportagem consultou o plano de governo dos cinco candidatos

Uma série de reportagens com as propostas dos cinco candidatos a prefeito de Blumenau é realizada pelo jornal O Município Blumenau. São analisadas diferentes áreas de interesse da comunidade e, neste conteúdo, serão apresentadas as propostas para a área de mobilidade urbana.

As propostas foram registradas no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). A ordem de apresentação dos candidatos segue a ordem alfabética do nome na urna.

Ana Paula Lima (PT)

– Contratar um amplo e completo diagnóstico e estudo técnico quanto ao funcionamento, eficiência, melhorias e inovação em todo o sistema de mobilidade urbana de Blumenau, considerando e atualizando o atual plano municipal de mobilidade urbana;

– A agência pública virtual de mobilidade urbana vai operar linhas virtuais buscando sistemas para simular o funcionamento de linhas e sistemas reais, gerando dados e informações sobre custos, depreciação, número de usuários, densidade, eficiência, buscando melhorar a experiência, confiança, conforto e eficiência para os usuários, inclusive com tarifa zero. Usando as informações para melhorar a negociação com as empresas, os editais e processos licitatórios, bem como a melhoria do serviço e transição energética;

– Criar um novo sistema integrado de bilhete único digital, com pacotes mensais e anuais para incentivar a utilização dos transportes coletivos, já incorporando a gratuidade e a transição para a tarifa zero. E considerando todos os outros modais, inclusive a bicicleta e bicicleta elétrica. Preservando os agentes de bordo para melhorar a segurança e conforto dos ônibus.

– Estudar proposta de implantação gradativa de tarifa zero no transporte coletivo, considerando a política federal (estudar viabilidade técnica e orçamentária);

– Investir na reforma e segurança do terminais urbanos (Aterro, Fortaleza, Fonte e Velha) e seu entorno para reformar as estrutura, garantir a segurança e trazer vitalidade e serviços públicos, lazer e atividades no entorno dos terminais;

– Construir uma rede de ciclovias segura e interligada. Programa municipal de mobilidade ativa e saudável, com objetivo de discutir com os usuários e ABC ciclovias a melhoria, ampliação e interligação das ciclovias, com arborização urbana e integração com o transporte coletivo. Estabelecer sistema de aluguel de bicicletas, inclusive elétricas, com bilhete único e integrado e depois tarifa zero, mas com controle de usuários;

– Promoção do transporte ativo com calçadas acessíveis e seguras para pedestres;

– Renovação da Frota e Ampliação da Rede: substituir a frota atual por novos veículos modernos, confortáveis, elétricos e climatizados, proporcionando maior conforto ao usuário e menor impacto ambiental;

– Ampliar a quantidade de linhas e horários de ônibus ofertada atualmente, garantindo acesso a todas as regiões da cidade e reduzindo o tempo de espera dos usuários.

– Implementar incentivos e subsídios para atrair novos usuários e reduzir a dependência do
transporte individual, combatendo a poluição e os congestionamentos.

– Modelo Tarifário Flexível e Pagamento Facilitado: implantar um sistema de inteligência de dados e tomada de decisão para buscar o melhor serviço ao usuário;

– Implantar o bilhete único inteligente, baseado em dados e incentivos e integrado ao sistema de bicicletas e bicicletas elétricas de aluguel;

– Adotar um modelo de cobrança de passagem dinâmico, com tarifas mais baixas nos horários de menor movimento, incentivando a otimização da frota e a distribuição dos usuários ao longo do dia;

– Permitir o pagamento da passagem por cartão de crédito ou débito por aproximação, facilitando o acesso ao transporte público e diminuindo o uso de dinheiro em espécie, sem a necessidade de se antecipar dinheiro a empresa por um serviço a ser prestado no futuro, e sem a exigência de ter que fazer e portar um cartão específico para essa finalidade;

– Transformar a categoria de cobradores para “agente de bordo”, conferindo o pagamento e o serviço prestado e dando suporte aos usuários e motoristas durante as viagens;

– Isenção de tarifa para mães que tenham seus filhos matriculados em creches municipais, concedendo gratuidade no trecho que compreende residência ao centro de educação infantil, em até duas tarifas diárias que compreende ida e volta;

– Instalar iluminação LED solar e câmeras de segurança ou botões de pânico nos ônibus e abrigos de ônibus, garantindo maior segurança aos usuários em qualquer horário;

– Implementar circulação de ônibus 24 horas na região central, ligando os terminais e assim atendendo às necessidades da vida noturna e da sociedade moderna;

– Transformar os terminais em instalações sustentáveis (incluir unidades públicas para atendimento (terminal cidadão, como a praça do cidadão), com climatização oferecendo conforto ao usuário em dias de frio, chuva ou calor extremo, e adaptação dos telhados para suportar a instalação de paineis solares, transformando esses prédios em verdadeiras usinas de energia, que vai suprir a demanda de energia própria, reduzindo custos e o impacto ambiental;

– Priorizar a acessibilidade universal, com calçadas niveladas, rampas, elevadores e sinalização adequada para todas as pessoas, com ou sem deficiências;

– Garantir acesso à informação em tempo real sobre horários, itinerários e trajetos, por meio de aplicativos e paineis informativos nos terminais;

– Implementar e qualificar pontos de ônibus seguros, modernos e confortáveis.

Delegado Egidio (PL)

– Viabilizar recursos para novos investimentos no sistema viário, abrangendo a revitalização de corredores de serviços, pavimentações, ruas de mutirão e novas vias projetadas;

– Dar continuidade à execução do Plano de Mobilidade Urbana;

– Executar o projeto mobilidade urbana do Corredor Estrutural Norte (rua Dr. Pedro Zimmermann e transversais);

– Realizar testes pontuais de alteração visando a melhor fluidez do tráfego nas vias públicas;

– Implantar novas rotatórias nas principais ruas de Bairros para melhorar a circulação viária de áreas com grande fluxo de trânsito;

– Investir na ampliação de corredores exclusivos de ônibus do transporte coletivo urbano público;

– Incentivar o uso de transporte ativo por meio da ampliação da oferta de ciclovias, ciclofaixas, passeios públicos e de serviços de aluguel de bicicletas e patinetes pela iniciativa privada;

– Ampliar a sinalização viária horizontal e vertical, faixas elevadas para travessia segura de pedestres e equipamentos de controle e redução de velocidade;

– Melhorar e qualificar o uso da Central de Controle Operacional (CCO), para promover o controle de tráfego e a gestão semafórica, melhorando a fluidez no trânsito;

– Implementar a análise técnica de dados para qualificar a tomada de decisões para a realização de obras de mobilidade e alterações de trânsito;

– Implantar as vias projetadas e novas pontes da Região Central, para posterior adoção do Anel Periférico, melhorando o fluxo de trânsito e a redução de filas das ruas centrais;

– Executar o projeto do Complexo Viário da Itoupava Norte, com a implantação de ponte sobre o Rio Itajaí-Açu entre as ruas Alfredo Hering e Dois de Setembro;

– Implantar novas pontes nos principais bairros da cidade cortados por ribeirões, para melhorar a circulação viária;

– Viabilizar recursos para o projeto da Ponte da rua Bolívia, para desafogar o trânsito da Ponta Aguda;

– Realizar a pavimentação de ruas de ligação entre Corredores de Serviços, para melhorar a mobilidade nos bairros;

– Promover o adensamento e a verticalização do Centro da cidade e dos micro centros e principais corredores de serviços dos bairros, visando reduzir a necessidade de deslocamentos dos cidadãos.

– Promover estudos para a padronização da velocidade dos radares em vias de mesma categoria, respeitadas as normas da legislação de trânsito;

– Criar binários para reduzir o tempo de deslocamento dos ônibus do transporte coletivo urbano público;

– Integrar semáforos inteligentes com sistema de rastreamento por GPS existente nos ônibus, por meio da CCO, para reduzir tempo de deslocamento;

– Priorizar o uso das faixas exclusivas para os ônibus do transporte coletivo urbano público;

– Promover o transporte coletivo público como a melhor alternativa de mobilidade urbana, ampliando a oferta de linhas, inclusive nos finais de semana;

– Promover uma revisão do contrato com a concessionária do serviço de transporte público (BluMob) com o objetivo de garantir a modicidade tarifária em valores condizentes com a economia local;

– Realizar as melhorias necessárias no transporte coletivo público, afim de atender aos segmentos da indústria, comércio e serviços;

– Realizar parcerias público-privadas, a fim de melhorar a estrutura dos abrigos de ônibus;

– Viabilizar receitas acessórias por meio da exploração comercial de terminais, abrigos e ônibus para reduzir os custos do sistema de transporte público coletivo;

– Revitalizar a estrutura dos Terminais Urbanos Aterro e Fonte;

– Fortalecer o Projeto de Educação para o Trânsito nas escolas e entidades;

– Ampliar as campanhas educativas da Escola Pública de Trânsito, em conjunto com os agentes de trânsito;

– Otimizar o uso da CCO para reduzir o tempo médio de deslocamento nos trajetos das linhas e horários do transporte coletivo urbano público;

Odair Tramontin (NOVO)

– Atuar proativamente na captação de recursos federais, estaduais e de órgãos financiadores para viabilizar as grandes obras estruturantes de que a cidade precisa.

– Expandir as possibilidades econômicas dos espaços públicos e privados, incluindo praças e passeios, para que a sociedade desenvolva ambientes urbanos mais humanizados e atraentes.

– Investir na conclusão de obras viárias planejadas há décadas e implementar tecnologias de sensoriamento e análise de dados para melhorar a mobilidade urbana.

– Requalificar os parques já existentes e buscar parcerias público-privadas para viabilizar espaços recreativos que contemplem especialmente os bairros.

– Possibilitar a evolução do sistema de transporte público garantindo o equilíbrio econômico do serviço e mais conforto para atrair novos usuários.

– Instituir um cronograma permanente de manutenção e zeladoria dos bairros e disponibilizar um canal direto com a comunidade para solicitações de serviços públicos e acompanhamento das soluções.

– Incluir entre as prioridades do Município a ampliação da rede de ciclovias.

– Modernizar o plano diretor de Blumenau para atender às demandas contemporâneas.

Ricardo Alba (PODE)

– Criação do SSTP – Sistema Subsidiado de Transporte Público. Instituindo a Tarifa Zero para todos os usuários do Transporte Público. Esse sistema será subsidiado pelos contratos de Transporte Escolar, pelos valores pagos pelas empresas pelo transporte dos seus colaboradores, pela modernização do sistema, valorizando o transporte público acima do individual por carros;

– Ampliação e modernização da malha viária;

– Implementação de ciclovias e ciclofaixas;

– Conectar 100% do sistema cicloviário de Blumenau, interligando trevos e vias desconexas;

– Criar a sinalização para atender scooters e patinetes elétricos;

– Melhoria do transporte público com frota sustentável e tecnológica.

Rosane (PSOL)

– Definir o transporte público coletivo como meio de deslocamento prioritário, ao lado do transporte ativo. Buscar viabilizar o Tarifa Zero, com a criação do Fundo Municipal de Transporte Coletivo composto por quatro fontes de recursos: recursos dos atuais subsídios destinados ao sistema, recursos das multas de trânsito, comercialização de propagandas em ônibus e terminais urbanos e a contribuição empresarial mensal com vale-transporte. Lutar no âmbito federal para tornar concreto o direito social ao transporte, previsto na Constituição. Com isso promovemos incremento econômico das famílias que fazem exclusivo do transporte coletivo, a melhorar o acesso aos serviços públicos e de redução do fluxo de veículos na cidade;

– Auditar com transparência e independência os contratos com a AGIR – Agência Intermunicipal de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos Municipais do Médio Vale do Itajaí, para aferir as condições de legalidade, moralidade, razoabilidade, sustentabilidade econômica, eficiência e publicidade dos contratos e dos atos decorrentes desses contratos. A gestão, controle e fiscalização dos serviços de transporte coletivo serão de responsabilidade do executivo municipal, levando em conta o interesse público em detrimento ao lucro privado;

– Enquanto não houver o Tarifa Zero, modificar o contrato e a forma de remuneração á Blumob – não por passageiro, mas por quilômetro rodado, pois atualmente o transporte público favorece a empresa em detrimento dos interesses sociais;

– Melhorar a qualidade da infraestrutura do sistema de transporte público, com ênfase na ampliação dos corredores de ônibus em todas as regiões da cidade, paradas e interligação de diferentes modelos de transporte;

– Reavaliar o Plano de Mobilidade Urbana, fomentando a discussão em relação aos indicadores e o cumprimento de metas.

– Dotar recursos para aplicação das Leis 12.507, de 3 de janeiro de 2012 que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana e Lei 10.098/200031 que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

– Ampliar linhas de ônibus que circulem dentro dos bairros no período noturno, são fundamentais para permitir usufruir tudo o que a cidade proporciona – já existiam nos contratos anteriores e foram arbitrariamente extintas.

– Estabelecer políticas que visem a denúncia, o combate e a eliminação de práticas de assédio sexual contra as mulheres nos transportes públicos;

– Incrementar e assegurar o Plano Cicloviário Municipal integrado ao planejamento urbano e de transportes, que permita ampliar e promover ampliação da malha cicloviária, criar mais bicicletários e serviços de locação de bicicletas e patinetes em todos os Terminais Urbanos, além de buscar a integração da bicicleta com o transporte coletivo;

– Criar programa para assegurar em toda a cidade a padronização de calçadas mais largas e seguras para estimular caminhadas como formas de deslocamento, com acessibilidade. Isso não apenas reduz as emissões de carbono, mas também promove um estilo de vida saudável e ativo;

– Elaborar um programa de reforma e adaptação de transportes, estações, praças em todos os equipamentos públicos que garantam a acessibilidade às pessoas idosas, com deficiência e aquelas com mobilidade reduzida;

– Ampliar a Secretaria de Transportes, transformando em uma Secretaria de Mobilidade Urbana, trazendo para si também o planejamento cicloviário e criando um departamento focado nos deslocamentos alternativos e a pé pela cidade;

– Ampliar e interligar todas as ciclovias para todos os bairros, favorecendo o uso de bicicletas e criar bicicletários seguros e cobertos nos terminais urbanos de ônibus;

– Ampliar os horários de circulação de transporte público, com a participação da população sobre horários e linhas de ônibus, de acordo com as reais necessidades da comunidade, por região e bairro;

– Implementar medidas para reduzir a circulação de veículos particulares ao centro da cidade, como zonas de pedestres e calçadões, para redução do congestionamento, diminuição da poluição do ar e o uso excessivo de espaço urbano pelo automóvel particular;

– Promover a intermodalidade em Blumenau: integrar de forma eficiente ônibus, veículos particulares, bicicletas, patinetes, pedestres criando uma rede de transporte coesa e sustentável;

– Melhorar a qualidade e segurança nos pontos de ônibus urbanos, oferecendo conforto aos que fazem uso do transporte coletivo.

Leia também:
1. Após incêndio, loja da Beagle de Blumenau passa por reparos e deve abrir em breve
2. Eleições 2024: saiba o que eleitores podem ou não fazer no dia da votação em Blumenau
3. Duas jovens e dois adolescentes são presos por tráfico de drogas no Escola Agrícola
4. Carros da Porsche Cup serão expostos durante outubro em Blumenau
5. Mulher foragida de Minas Gerais por tráfico de drogas é presa em Blumenau


Veja agora mesmo!

Família da Vila Itoupava prepara o tradicional marreco recheado há 35 anos, em Blumenau: