Confira como fazer inscrição no concurso Jovem Aprendiz dos Correios
Período para se inscrever foi prorrogado até 29 de maio
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) está oferecendo um total de 4.462 vagas concurso Jovem Aprendiz Correios 2020, além da formação de cadastro de reserva.
A oportunidade tem duração de um ano, com possibilidade de prorrogação para mais um ano, e se referem ao Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo ou Assistente de Logística, nas cidades e municípios listados. Em Blumenau, são oferecidas 14 vagas.
O edital, lançado em março, passou por modificações, inclusive para o prazo final de inscrição, que foi para o dia 29 de maio. A inscrição ocorre no site da empresa.
Além disso, anteriormente o edital constava que o inscrito apenas poderia concorrer à vaga localizada no município de residência dele, porém agora o “jovem deverá concorrer, preferencialmente, à vaga localizada no município no qual reside/mora, pois o benefício de vale-transporte será concedido estritamente nos moldes da legislação vigente”.
Confira outras retificações aqui.
Há vagas em municípios nos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal.
Os jovens selecionados terão uma jornada semanal de 20 horas, receberão o salário mínimo-hora no valor de R$ 490,83, além de vale-transporte, vale-refeição ou alimentação e uniforme. Do total das vagas, 10% serão destinadas aos candidatos na condição de pessoa com deficiência e 20% aos que se declararem negros e pardos.
Perfil dos candidatos
De acordo com edital, o processo seletivo busca candidatos que se enquadram nos seguintes requisitos:
– Ter nacionalidade brasileira ou estrangeira, se residente no Brasil há mais de quinze anos ininterruptos, sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira, em conformidade com o art. 12, inciso II, alínea “b” e art. 37, inciso I da Constituição Federal, ou se residente no Brasil há mais de dez anos, tenha cônjuge ou filho brasileiro e também os portugueses, conforme o art. 353 da Consolidação das Leis do Trabalho;
– Ter entre 14 e 22 anos completos, no ato da contratação. A idade máxima prevista não se aplica aos candidatos pessoas com deficiência;
– Estar cursando, no mínimo, o 6º ano do ensino fundamental;
– Estar matriculado e frequentando a escola (caso não haja concluído o ensino médio);
– Não ter sido contratado anteriormente como jovem aprendiz pelos Correios e/ou mantido vínculo empregatício com esta Empresa;
– Não haver concluído, a qualquer tempo, curso de aprendizagem de conteúdo programático similar ou idêntico ao proposto nesse Programa de Aprendizagem;
– Ter disponibilidade para cumprir a jornada de aprendizagem, conforme previsão do item 6, no turno para o qual se inscreveu;
– Aderir e se comprometer a cumprir o Código de Ética e Normas de Conduta dos Correios e os demais regulamentos da Empresa.
Cronograma
A primeira fase do processo seletivo é a inscrição, que segue aberta até o dia 29. Após isso, será necessário comprovar renda familiar mensal, idade, escolaridade e participação de programas sociais.
A terceira fazer, pré-admissional, além dos exames médicos admissionais, será realizada a matrícula no Curso de Aprendizagem e a entrega dos documentos pessoais de comprovação das exigências para o ingresso.
E a última fase é a contratação, que ocorrerá de forma gradual, de acordo com as necessidades dos Correios.
Programa Jovem Aprendiz
Implantado em 2011, o Programa Jovem Aprendiz dos Correios seleciona jovens por meio de edital público, a partir de aspectos legais e outros requisitos, como a situação socioeconômica, educacional e de vulnerabilidade social dos candidatos.
O programa compreende uma fase teórica, a ser realizada na entidade qualificada em formação técnico-profissional, e por uma fase prática, realizada nas instalações dos Correios.
Os orientadores dos aprendizes no local de trabalho serão os próprios empregados de cada unidade.