Confira como foi a manhã de eleição em Blumenau
Queda de energia em alguns pontos e tranquilidade na hora de votar marcaram as primeiras cinco horas de votação na cidade
As primeiras cinco horas de votação na manhã deste domingo, 29, em Blumenau foram tranquilas – não fosse por uma queda de energia que deixou boa parte do bairro Garcia no breu. As urnas, é claro, se mantiveram acesas com a força da bateria, mas não havia luz em pontos de votação como a Escola de Educação Básica Santos Dumont.
Os dois candidatos a prefeito de Blumenau neste segundo turno votaram pela manhã. Por volta das 10h15, Mário Hildebrant (Podemos) votou na na EBM Professor Oscar Unbehaun. Já João Paulo Kleinübing (DEM) exerceu seu direito ao voto no Colégio Bom Jesus por volta das 10h30.
Acompanhe: Eleições 2020: acompanhe a votação e apuração dos votos no segundo turno em Blumenau
A equipe de reportagem entrevistou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargador Jaime Ramos, que falou sobre a expectativa desta eleição de segundo turno. Segundo ele, os resultados já devem sair por volta das 18h, diferente do que ocorreu na apuração de primeiro turno.
Novamente, as máscaras entregues pelo TRE-SC foram ignoradas e abandonadas pelos mesários de Blumenau. Eles reclamam do material – papelão e plástico – que causa bastante desconforto. Todos, porém, utilizaram suas próprias máscaras.
Durante a manhã, a equipe de reportagem do jornal O Município Blumenau esteve presente na escola Santos Dumont, na Furb, no Colégio Bom Jesus e na escola Hercílio Deeke.
Em todos estes locais as votações foram tranquilas, sem registro de filas e sem aglomeração. Os protocolos de combate à Covid-19, como uso de máscaras e disponibilização de álcool gel, foram cumpridos.
Confira imagens:
Reportagem: Gustavo Bruch e Jotaan Silva