X
X

Buscar

Confira detalhes da atuação dos bombeiros catarinenses no combate aos incêndios no Mato Grosso

Equipe chegou no local na quarta-feira, 25

Com terrenos íngremes e grandes áreas atingidas, a segunda equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), enviada pelo governo do estado para o combate às chamas no Centro-Oeste do país, iniciou sua atuação no Mato Grosso (MT) junto à Força Nacional. Os bombeiros catarinenses se apresentaram ao Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso, em Cuiabá, na última quarta-feira, 25.

Os 20 bombeiros foram divididos em cinco equipes e estão atuando em diferentes regiões do estado, incluindo a Chapada dos Guimarães. “Nos apresentamos ao comando local, e a estratégia adotada foi dividir nossa equipe para que possamos atuar nos locais mais críticos”, explicou o comandante da operação, capitão Douglas Thomaz Machado.

Dificuldades no terreno montanhoso

A atuação também está sendo realizada, em parceria com o CBMMT, nos municípios de Salto do Céu, Nova Mutum, Rosário Oeste e Nossa Senhora do Livramento, todas áreas amplamente atingidas. Apesar de divididas, as cinco equipes do CBMSC estão totalmente equipadas para o combate, como explica o sargento Jacques Douglas Romão.

“Cada equipe conta com seu kit pickup, que é um equipamento instalado sobre a viatura, com capacidade de levar água até os incêndios florestais. Nos deslocamos em uma viatura 4×4, que possibilita um combate mais eficiente. Além disso, utilizamos mochilas costais, que nos permitem chegar o mais próximo possível do fogo, e também batedores, abafadores e motosserras, para, se necessário, realizar aceiros e evitar que o fogo se propague”, afirmou.

Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina/Divulgação

Em algumas regiões, além das grandes frentes de fogo, o terreno montanhoso e rochoso tem dificultado o acesso aos locais. “As equipes enfrentaram muita dificuldade porque o fogo estava morro acima, o que dificulta bastante o deslocamento no terreno. Foi utilizada a técnica de contra-fogo, juntamente com o ataque direto em muitos locais, pois as chamas já estavam se aproximando muito da base onde estávamos. O trabalho foi muito bem executado, e hoje essa área já está contida e a situação foi resolvida”, diz o sargento Adriano Fabrício Boit, que está atuando na região da Chapada dos Guimarães.

Em algumas regiões, além das grandes frentes de fogo, o terreno montanhoso e rochoso tem dificultado o acesso aos locais. Segundo o sargento Adriano Fabrício Boit, que está atuando na região da Chapada dos Guimarães, “as equipes estão enfrentando muita dificuldade porque o fogo está morro acima, o que dificulta bastante o deslocamento no terreno. Então estamos utilizando a técnica de contra-fogo, juntamente com o ataque direto em muitos locais”, finaliza.

Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina/Divulgação

Leia também:
1. Transporte coletivo de Blumenau tem mudanças de horários partir de segunda-feira
2. Homem apanha de vizinhos após atear fogo na casa em que morava com companheira, em Blumenau
3. Saiba qual foi o prato que fez blumenauense chegar no Top 10 do Masterchef Brasil
4. Paciente que se transferiu por conta própria para hospital particular de Blumenau perde ação em que pedia indenização
5. Homem é preso após quebrar móveis e objetos de casa na frente da mulher grávida em Blumenau


Veja agora mesmo!

Linguiça Blumenau é produzida por família há 35 anos na Itoupava Central: