Confira dicas de como passear com o seu pet e deixá-lo feliz
Você sabia que o faro é o principal sentido do cão e do gato? E é a partir dele que o pet consegue saber onde ele está. Costumo dizer que nós enxergamos, mas os animais farejam a vida.
O farejar gasta energia física e mental, ou seja, se ele farejar, ele alcança um relaxamento mental maior do que uma caminhada.
Então, o que é um passeio saudável para o animal? É aquele passeio onde o pet pode farejar onde ele quiser, no ritmo dele!
O ideal é que o passeio dure em torno de 40 a 50 minutos e que seja, no mínimo, uma vez ao dia. Podendo intercalar com passeios mais curtos durante o dia, se possível.
Se o seu cão é tranquilo ou está em fase de adaptação, a indicação é que use coleiras peitorais, por ser a mais confortável para seu pet. Além disso, é interessante que o animal tenha uma guia comprida, onde possa ficar mais livre durante o passeio.
Cuidar da temperatura
Outra dica é lembrar que, nos dias mais quentes, o ideal é sair início do dia ou à noite, quando está mais fresco. É preciso se manter atento a temperatura do solo, pois podem ocorrer queimaduras nos coxins devido à alta temperatura do chão.
Respiração
Cães com focinhos curtos, como os buldogues e pugs, podem ter dificuldade respiratória e na troca de temperatura do corpo. Então, uma dica é sempre observar a respiração deles durante o passeio, principalmente em dias quentes.
Agora, a dica é para o tutor: aproveite esse tempo para curtir com o seu pet, observar os comportamentos dele e ter esse momento só de vocês.