Confira dicas para escrever uma boa conclusão na redação do Enem
Manual é disponibilizado pelo Inep
A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das partes mais temidas pelos participantes. Zerar o texto é garantia de não poder se candidatar aos programas educacionais do governo federal como o Prouni, Fies e Sisu, e não utilizar o resultado da avaliação para outras formas de ingresso no ensino superior. Estudantes devem estar atentos para, além de escrever uma boa introdução, caprichar também na conclusão da redação.
No geral, é preciso fechar com um bom argumento que resuma as ideias mais importantes que foram abordadas. No caso do Enem, essa finalização deve conter uma proposta de intervenção para o tema pedido, com o propósito de dar uma solução para o problema, mostrando resultados. Essa é uma das competências avaliadas pelos corretores.
Não é necessário se preocupar com uma escrita rebuscada, o interessante é que seja clara e concisa. Se estiver em dúvida de como se escreve uma palavra, o melhor é mudar, pensar em um sinônimo, por exemplo. Também evite o uso de clichês para finalizar o texto como: “concluindo” ou “finalizando”. Use uma oração coordenada conclusiva.
Manual de Redação do Enem
Em todas as edições do Enem, o Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela prova, divulga a Cartilha de Redação do Enem. O material contém orientações sobre como funciona a redação, o que é avaliado, quais as competências exigidas, além de redações de participantes que conquistaram a nota mil.