X
X

Buscar

Confira as novidades anunciadas para a 38ª Oktoberfest Blumenau

Faltam menos de 100 dias para a 38ª edição da Maior Festa Alemã das Américas e foi lançada oficialmente a Oktoberfest Blumenau. Na noite de ontem (quinta-feira, dia 29), em evento promovido pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e Parque Vila Germânica, foram anunciadas as novidades, inclusive inéditas na festa.

Na oportunidade, jornalistas, influenciadores, autoridades e convidados conheceram as ações que serão adotadas para este ano, entre elas destacam-se a ampliação da área, sustentabilidade, acessibilidade e naming rights do setor 4.

A solenidade foi comandada pelo prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt e pelo secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel, e contou com a presença da vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm e do secretário de Turismo de Santa Catarina, Evandro Neiva. Como primeira novidade foi apresentada a nova planta do evento, com a ampliação do espaço e o novo deck de entrada com 3.120 metros quadrados.

“Queremos com isso proporcionar mais conforto aos visitantes e um espaço diferenciado, semelhante ao que fizemos no ano passado com o deck na praça de alimentação, que teve aprovação do público”, destaca o prefeito Mário Hildebrandt.

A sustentabilidade seguirá sendo uma bandeira do evento, com a ampliação das ações. De acordo com o inventário da edição de 2022, foram  geradas 2.368 toneladas métricas de CO2. Desta forma, será ampliado em 40%  a compensação de carbono, por meio do plantio de mais de 6,5 mill mudas de árvores nativas em dois grandes grupos de áreas de Blumenau (vias públicas e áreas de recuperação ambiental). “Além disso, está garantido o coprocessamento de 100% dos resíduos gerados. Temos a certeza que é necessário avançar a cada ano e transformar a Oktoberfest em um exemplo para eventos de grande porte”, afirma o secretário Marcelo Greuel.

O acesso dos pets à festa foi feito de forma piloto no ano passado e a iniciativa teve grande adesão do público. Pensando nisso, a organização definiu ampliar e fazer os dias Pet Friendly, de segunda a sexta, até as 18h, exceto no feriado de 12 de outubro. Outra ação também repercutida é sobre a Terça Grátis, aumentando para seis dias gratuitos na festa, assim mais de 30% das datas do evento terão entrada livre.

As ações de divulgação, por meio do projeto Oktoberfest Tour-SC, também foram destaque. Serão sete cidades que vão receber a experiência da Oktoberfest, a primeira ação será na cidade de Chapecó, no mês de julho, com data ainda a ser divulgada. Na oportunidade, o prefeito Mário Hildebrandt também anunciou a parceria com a  cidade de Munique, na Alemanha. “No dia 28 de julho estarei lá juntamente com o prefeito Dieter Reiter para fazer o convite para ele estar presente na abertura da nossa festa. Além disso, vamos estreitar ainda mais os laços com a cidade que também tem na Oktoberfest um grande expoente para o mundo”, aponta Hildebrandt.

A noite também foi marcada pela assinatura da autorização para o edital de concessão da marca Oktoberfest Blumenau. Uma iniciativa que vai proteger a marca, aprimorar a criação de produtos e impulsionar o nome do evento. O edital deve ser lançado no próximo mês e será na modalidade “melhor oferta”.

A apresentação foi finalizada com o anúncio do caneco oficial do evento deste ano e o brinde das autoridades e patrocinadores no palco. Após, o clima de Oktoberfest tomou conta com a apresentação da banda Madame Frau, que é presença garantida entre as mais de 82 atrações musicais da 38ª edição da festa.

Acessibilidade

A 38ª Oktoberfest vai adotar ações em prol da acessibilidade, principalmente aos cadeirantes. Assim foram apresentadas as iniciativas como disponibilização de cadeiras de rodas elétricas, totens interativos para orientação e transporte para cadeirantes. Este serviço será feito mediante agendamento para cadeirantes, que serão buscados em casa para a festa e depois serão levados em segurança de volta. “Essas são uma das novidades para que a Oktoberfest seja acessível para todos”, aponta o prefeito Mário Hildebrandt.

“Pela primeira vez a Oktoberfest foi pensada para ser acessível para todos, e isso se deve ao trabalho que o Governo vem fazendo para a inclusão de todos. Queremos ser modelo para muitas outras festas e eventos, também no que se refere à acessibilidade”, destaca a vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina Soar.

Novidades Spaten

Spaten, a cerveja oficial da Oktoberfest Blumenau, também trouxe novidades para essa contagem regressiva, conforme adiantou Giuliana Tosi, gerente regional de marketing de experiência e patrocínios da Ambev na região Sul. O setor 4, conhecido antes como Biergarten, agora é oficialmente Spaten Platz. Tosi também criou expectativa ao anunciar a data da pré-venda dos ingressos para o Camarote Spaten, no dia 6 de julho.

Spaten traz mudanças e novidades como Cerveja Oficial da festa pelos próximos anos.

O ponto alto da noite foram os spoilers do filme publicitário de Spaten evocando a Oktoberfest, uma sequência do recentemente lançado Estilo Spaten de Ser Forte. A superprodução, filmada na Europa e exibida em primeira mão para os convidados, será veiculada em todo o território nacional a partir de setembro, projetando o evento em todo o Brasil. “Queremos mostrar a força da marca de uma maneira diferente e verdadeira para o público, essa comunicação traz uma amplificação nacional de mídia incrível para a segunda maior Oktoberfest do mundo, temos certeza que vamos fazer novamente uma edição histórica”, comenta Tosi.

Além disso, foi destacado o consumo responsável durante a celebração, trazendo uma inovação importante para a festa: com disponibilização de água ultrafiltrada de água, em pontos estratégicos, uma tecnologia exclusiva desenvolvida pela Veolia, para que o público possa se hidratar e curtir a Oktoberfest com moderação.

Patrocinadores

Além da Spaten, cervejaria oficial da festa, o evento possui outros patrocinadores, que são vitais para garantir a excelência da Oktoberfest Blumenau. Todos eles foram anunciados durante o lançamento na noite desta quinta-feira. “A Oktoberfest tem sido um sucesso ano após ano e, grande parte disso, é devido aos patrocinadores”, destaca Marcelo Greuel.

Fort Atacadista é o primeiro patrocinador da 38ª Oktoberfest e promete vir com ações ainda mais incríveis do que na edição anterior.

Os patrocinadores que fazem a festa acontecer são: Unifique, Elo, Nacional Gás, Veolia, Hering, Tintas Coral, Intelbras, Fort Atacadista, Koerich, Stuttgart Porsche, Havan, Ventisol, Bem Brasil, Fritz e Frida, Studio Z, IPEL, Imply e CVC Corp. A 38ª Oktoberfest Blumenau ocorre de 4 a 22 de outubro. Os ingressos para a festa podem ser adquiridos on-line pelo site oficial do evento.

Confira um pouco do evento e quem encontrei por lá:

Colunista Fernanda Rosa
Realeza da 38ª edição: Heloisa Hort, Joice Prochnow e Edna Louise Oliveira
Prefeito Mário Hildebrandt e esposa Sueli Hildebrandt
Marcelo Greuel e Emerson Bernardo
Silvia Marquez e Claudia Plentz
Adriano Haake
Chef Heiko Grabolle
Sargento Junkes
Zico Finger e Paulão do Vôlei
Guilherme Guenther e Ana Paula Zierhold
Heloísa Siloti, Lucca Koch, Gabriela Berri, Viviane Zancanaro, Gefson da Silva e Pablo Koehler
Graziele Metzner
Vereador Bruno Cunha
Cléo Trindade
Essenwagen
Rollmopswagen
Vovó e Vovô Chopão

 

A Banda Madame Frau alegrou a noite.

Créditos das Fotos: Fernanda Rosa.

Confesso que estar presente no evento, sentir o clima e ver a festa se aproximando, iniciou uma ansiedade por aqui.

Acredito que nossa amada festa este ano será surpreendente!