+

Confira o que é verdade sobre o asteroide que se aproxima da Terra

Objeto foi batizado de 2020 SW e tem entre 4,4 e 9,9 metros de comprimento; entenda sobre o asteroide próximo da Terra

Astrônomos descobriram a existência de um asteroide que passará perto da Terra nessa quinta-feira, 24. A descoberta aconteceu na última sexta-feira, 18.

O objeto foi batizado de 2020 SW, e tem entre 4,4 e 9,9 metros de comprimento e não deve colidir com o nosso planeta, informam os especialistas do Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra (CNEOS) no Laboratório de Propulsão a Jato em Pasadena, nos Estados Unidos.

A Metsul Meteorologia, com sede em Porto Alegre (RS), explica que embora o objeto não esteja em uma trajetória de impacto, se estivesse, a rocha espacial quase certamente se quebraria no alto da atmosfera, tornando-se um meteoro brilhante conhecido como bola de fogo.

Já o diretor do Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra (CNEOS) do Jet Propulsion Laboratory’ da NASA, Paul Chodas, disse que há um grande número de minúsculos asteroides como este e vários deles se aproximam de nosso planeta várias vezes por ano.

“Na verdade, asteroides desse tamanho impactam nossa atmosfera a uma taxa média de cerca de uma vez por ano ou dois”, destacou.

Asteroide próximo da Terra

De acordo com os astrônomos, o asteroide está se aproximando a uma velocidade de 28 mil quilômetros por hora.

Ele deve ser afetado pela força gravitacional da Terra quando atingir sua aproximação máxima. O que deve ocorrer por volta das 8h18 (horário de Brasília) desta quinta-feira, 24.

O objeto não será visível a olho nu e só deve nos visitar de novo em junho de 2029.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo