X
X

Buscar

Confirmada morte por febre amarela no Hospital Santa Isabel, em Blumenau

Moradora de Gaspar, de 57 anos, teve contato com o vírus durante uma viagem

A prefeitura de Gaspar confirmou na tarde desta terça-feira, 23, uma morte por febre amarela no município. A paciente, de 57 anos, havia sido transferida para o Hospital Santa Isabel, em Blumenau, onde faleceu na quarta-feira, dia 17. O caso estava sob investigação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive).

Na investigação do caso foi detectado que a paciente esteve em viagem ao interior do Estado de São Paulo, na região que virou foco da doença. Segundo a prefeitura de Gaspar, “todas as medidas tomadas estão de acordo com o protocolo oficial do Ministério da Saúde e da Vigilância em Epidemiológica do Estado de Santa Catarina. É importante ressaltar que o município de Gaspar não possui foco transmissor da febre amarela”.

A confirmação da morte por febre amarela não deve servir de alarde para a população, já que a contaminação não se dá de pessoa para pessoa. Gaspar e Blumenau não são área de risco da febre amarela. As autoridades dos dois municípios solicitam que população não procure vacinação em massa neste momento. Somente quem vai viajar para zonas de risco, ou para países que exigem a vacina, devem procurar os postos de saúde.

Leia também

“Faço um apelo para que apenas quem vai viajar faça vacina da febre amarela”