Após o diretor-presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apresentar sua carta de renúncia, o ex-prefeito de Blumenau Décio Lima (PT) está confirmado na presidência do Sebrae. A situação vinha sendo acompanhada pela coluna ao longo dos últimos meses.

“O Sebrae nacional não poderia ser um partido, muito menos um partido de oposição. O Sebrae nasceu para ser o parceiro dos micro e pequenos empreendedores, parceiro da democracia e parceiro do governo do presidente Lula no próximo período”, afirmou Décio.]

Uma nova reunião deve acontecer nos próximos dias para os encaminhamentos da posse, que deve ocorrer no dia 10 de abril.

Como foram as tratativas

Desejo do presidente Lula (PT), Décio Lima tornou-se presidente do Sebrae após série de articulações. No início do mês, publiquei qual era a estratégia naquele momento, sob articulação do ex-presidente do Sebrae, Paulo Okamotto (PT), que conversou com a coluna.

Uma reunião estava marcada no início de março para tentar a destituição total da atual diretoria da entidade. Entretanto, sem garantias de ter 11 dos 15 votos no conselho, os planos tiveram que ser adiados.

Conforme publicou a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, um novo acordo teve de ser costurado. Principal nome do partido em Santa Catarina, o objetivo do presidente Lula é aproveitar o engajamento do empreendedorismo catarinense, colocando um nome de confiança do estado na presidência do Sebrae.