X
X

Buscar

Quem é Mayara Vicentainer, atleta de Blumenau que disputa vaga nas Olimpíadas de 2024

Mayara está em 4º lugar no ranking brasileiro feminino de marcha atlética

A atleta blumenauense Mayara Vicentainer, de 32 anos, está concorrendo para uma vaga nas Olimpíadas deste ano, Paris-2024. Ela é uma atleta profissional de marcha atlética que está se destacando cada vez mais no esporte. Para entrar nas Olimpíadas, precisar ter o índice e pontuação necessárias para estar entre as 50 melhores atletas mundiais.

Nesta quarta-feira, 14, Mayara Vicentainer viaja para a primeira prova de nível nacional, “com a certeza que voltaremos com um grande resultado e boas expectativas para alcançar a tão sonhada vaga olímpica”.

“Hoje, no ranking, eu sou a quarta brasileira, o que não me ajuda muito, pois preciso passar para a terceira posição. Mas estou muito confiante no trabalho que vem sendo realizado, já iniciamos o ano com recorde pessoal nos 20 km e recorde catarinense nos 10 km”, confirma a atleta.

Wagner Carmo/CBAt/Reprodução

Em dezembro do ano passado, Mayara recebeu a comenda do mérito esportivo Rodolfo Sestrem de Blumenau pelo vereador Bruno Cunha (Cidadania). No post que fez em suas redes sociais, a atleta expressa que estava muito contente por representar a cidade e a comunidade nos esportes. 

Sobre as competições em que participa, ela afirma: “É difícil falar sobre o sentimento de estar lá, poder ver os seus ídolos como seus adversários, poder representar o seu país, mostrar todo trabalho feito, valorizar todos os treinos, abdicações e equipe técnica”.

Além do atletismo, Mayara também comenta provas e competições na CazéTV, canal no YouTube especializado na transmissão de eventos esportivos.

História

Mayara Vicentainer conta que sempre gostou muito de esportes e era incentivada, tanto na escola como em casa, para praticar. Aos 12 anos, ela foi transferida de escola e descobriu o atletismo.

Reprodução

“Em determinado dia, o professor levou alguns atletas para demonstrarem a prova da marcha atlética, assim que começou a atividade já comentaram na facilidade que eu tinha para executar os movimentos e regras”, ela explica.

Logo depois, ela foi convidada para treinar com uma equipe da cidade, a OCA, em 2003. “Treinei alguns anos até entrar em uma prova de nível nacional, durante esses anos competia em festivais da cidade e provas de nível estadual”, conta a atleta.

Aos 14 anos, em 2005, Mayara Vicentainer entrou em sua primeira prova nacional, realizada em Porto Belo, Santa Catarina. A distância da marcha atlética era de 5 km e a atleta revela: “Me lembro até hoje do nervosismo em competir com grandes nomes da marcha. Terminei a prova na 9ª colocação e com vontade de sentir essa sensação novamente”. No ano seguinte, a mesma prova aconteceu em Blumenau e foi Vice-Campeã.

Reprodução

Aos 20 anos, encerrou a carreira, porém, sete anos depois, em 2018, retornou para a pista e começou a reconquistar a paixão e motivação pela marcha atlética. Por um amigo, ela aceitou um desafio de participar do Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), que foi sediado na cidade de Caçador.

“Nem nas minhas melhores expectativas, eu imaginava ficar em segundo e voltar a sentir a mesma sensação de 2005, quando iniciei e tomar a decisão de retomar a carreira”, afirma.

Em 2022, a atleta competiu em seu primeiro Campeonato Mundial por Equipes de Marcha Atlética, em que representou a seleção brasileira na modalidade. A competição aconteceu na cidade de Mascate, capital de Omã. “Essa competição só é menor que uma Olimpíada, estar treinando há 4 anos é pouco tempo e ter conquistado a vaga para uma competição desse nível, foi incrível”, confessa.

“Eu espero que motive crianças e adolescentes a acreditarem em seus sonhos, principalmente quando há esporte envolvido. E espero que o esporte seja valorizado, conhecido e principalmente reconhecido”, finaliza a atleta.

Leia também:

1. URGENTE – Prefeitura de Blumenau revoga decreto e vacina da Covid-19 volta ser obrigada para matrículas escolares
2. Blumenauense Mazin Silva lança terceiro volume do álbum Balaio de Gato
3. Embalos de sexta à noite: evento gratuito de rock e reggae acontece em bar de Blumenau em março
4. Conheça loja que irá substituir a SulBrasil na rua XV de Novembro em Blumenau
5. Obituário de Blumenau: confira falecimentos dos últimos dias (09 12/02)


Veja agora mesmo!

Gestores e possível técnico do Metrô falam sobre desafio do ano: