Conheça a escola de sobrevivência na natureza de blumenauense referência internacional em bushcraft
Humberto já foi para todos os biomas brasileiros para aprender as técnicas regionais
Criada em 2012 em Navegantes, a Escola Costa Bushcraft & Survival passou anos atuando de forma itinerante em diversos estados do país. Agora, seu fundador, Humberto Costa, natural de Blumenau e morador de Gaspar, decidiu estabelecer uma base fixa na cidade gasparense para ficar mais próximo da família, mantendo atividades em São Paulo e na Amazônia.
A escola já recebeu alunos de programas televisivos como “Largados e Pelados” e “Sobrevivência Extrema”, além de estrangeiros. Em parceria com a Woodland Ways, maior escola de bushcraft do Reino Unido, promove intercâmbios internacionais e busca apoio para expandir suas atividades. Ao todo, desde 2012, já passara cerca de 2380 alunos pela escola.
Humberto explica que, algumas atividades, como treinamentos na Amazônia, exigem maior preparo físico e psicológico, mas cada aluno recebe orientação para escolher a opção mais adequada. As aulas custam entre R$ 390 e R$ 790, dependendo da carga horária, e logística de cada um.
As vivências propostas buscam resgatar a conexão com a natureza em um cenário de crescente afastamento. “A tecnologia nos ajudou muito, porém, não podemos esquecer de equalizar isso. Por isso que apresentamos vivências em nossas escolas para adolescentes, jovens e famílias que queiram ter experiências práticas voltadas a essa reconexão com o mundo natural, o mundo simples, como conhecer um pouco mais sobre como fazer um fogo primitivo, montar seu abrigo, aprender nós e amarras, tratar sua água em campo, fazer seu próprio alimento em uma fogueira, fazer uma trilha conhecendo alguns recursos naturais usados por nossos antepassados, alimentos e plantas medicinais, entre outros” analisa Humberto.
O que é bushcraft?
Bushcraft é o conjunto de habilidades e técnicas utilizadas para viver e sobreviver na natureza com o mínimo de recursos modernos. O termo, popular em países de língua inglesa, se refere ao conhecimento sobre fogo, obtenção de água e alimento, construção de abrigos, navegação, primeiros socorros e uso de ferramentas manuais, como facões e machados.
Diferente do survivalismo, que foca em situações emergenciais e de curto prazo, o bushcraft valoriza a adaptação ao meio ambiente e o uso sustentável dos recursos naturais, sendo uma prática comum entre aventureiros, exploradores e comunidades tradicionais.
Referência nacional e internacional em bushcraft
Fundador da escola, Humberto Costa é referência nacional e internacional em bushcraft. Ex-militar do Exército, ele percorreu todos os biomas brasileiros e, desde 2012, ministra cursos de sobrevivência para militares, instituições e pessoas civis. Autor do livro “Bushcraft – Habilidades na Natureza” (2022), compartilha sua trajetória no meio mateiro e conhecimentos sobre técnicas de sobrevivência.
Além dos treinamentos, participou de programas de televisão e podcasts sobre o tema. Criador do Hupur Bushcraft, maior evento do segmento na América Latina, foi premiado como destaque do setor em 2022, 2023 e 2024. Atualmente, mantém parcerias com nomes como Will Lord, Ed Stafford e Ray Mears e atua como embaixador das marcas Morakniv e Luminox.
Confira algumas fotos do trabalho da escola e do Humberto Costa:
Mais informações sobre seu trabalho podem ser encontradas perfil pessoal de Humberto no Instagram ou pelo perfil da escola.
Leia também:
1. TRE-SC marca julgamento de recurso de prefeito e vice de Indaial em ação que pede cassação da chapa
2. “Não era apenas um motoboy, era a alegria do nosso dia”: quem era o jovem de 21 anos que morreu na BR-470, em Indaial
3. EXCLUSIVO – Defesa do pai de menina desaparecida em Blumenau se manifesta sobre caso
4. Festival Brasileiro da Cerveja: tudo o que você precisa saber sobre o evento que inicia nesta quarta-feira em Blumenau
5. Polícia Civil aponta local onde menina desaparecida de Blumenau e pai foram vistos pela última vez
Veja agora mesmo!
Casarão de neto do “Rei do Café” integra arquitetura única à natureza de Blumenau: