Conheça a fisiculturista blumenauense que participará de uma das maiores competições do mundo, o Arnold Ohio
Ela é a única da região a competir no evento
Simara Walter, de 41 anos, é uma fisiculturista blumenauense que já ganhou vário prêmios nacionais e internacionais na Europa e América do Norte e competirá no Arnold Ohio, uma das maiores competições do esporte, entre 27 de fevereiro e 2 de março em 2025.
Início no esporte
Simara começou no esporte no meio do ano de 2019, conseguindo bons resultados logo no início. Ela contratou preparador físico e começou a se dedicar mais ao esporte, porém, em 2020, com a pandemia da Covid-19, as competições pararam e ela teve que seguir treinando sozinha.
Em 2021, com a volta de alguns torneios, Simara conseguiu novos bons resultados e decidiu ir para o Rio Grande do Sul e começou a ganhar ouro ou prata nas competições seguintes e o troféu Overall como melhor atleta da noite em Cascavel, no Paraná. Em 2022 mais dois ouros em março e decidiu que era a hora de ir atrás do Pro Card, item essencial para a profissionalização e para as principais competições do mundo.
Começo da carreira internacional
Um olheiro internacional que viu Simara nas competições nacionais chamou ela para ir, junto com outras atletas, para a Europa. “Eu, que nunca havia saído do Brasil, fiquei com medo, mas é claro que não ia perder essa oportunidade, mas sem dinheiro e sem me preparar para uma viagem internacional e ainda sem saber falar inglês, sabia que seria difícil. Fiz empréstimo no banco, parcelei as passagens aérea e fui na cara e na coragem, do Brasil para Portugal”, relata Simara.
Em Portugal todas as atletas foram avaliadas e Simara foi a única que já estava pronta, com isso, foi participar de sua primeira competição internacional, na Polônia, e já conseguiu ganhar, conquistando o Pro Card e se tornando profissional no esporte.
Ficou dois meses treinando na Europa, competiu na Espanha e Itália, mas o nível da liga profissional era muito alto e ela decidiu voltar para o Brasil para se preparar melhor. Na primeira competição no país natal ficou na terceira posição e então, resolveu ir para os Estados Unidos já que as maiores competições estão lá e os melhor juízes também. A primeira competição foi em Miami conseguindo ficar em sexto lugar, depois Califórnia com o quarto lugar no torneio.
Voltou para o Brasil para se preparar melhor visando o Olympia Master, segunda maior competição do mundo acima dos 40 anos, que seria disputado na Romênia. No torneio, Simara ficou em segundo lugar e no final do ano ainda voltou para os Estados Unidos e conseguiu o primeiro ouro na categoria Master e top 3 na categoria Open.
O ano das maiores conquistas
Em 2024 voltou para a América do Norte e já conseguiu uma medalha de ouro no Canadá na categoria Master e quarto lugar na Open. Em agosto foi para os Estados Unidos em busca de vaga para o Mr. Olímpia. A ideia inicial era ficar apenas três semanas com o dinheiro que tinha, porém, já nas primeiras competições teve bons resultados e conseguiu se manter com o dinheiro das premiações. Em Tampa, maior torneio da Flórida, conseguiu ganhar a categoria Master e o quinto lugar na categoria Open, nesta competição estava o maior árbitro dos Estados Unidos.
Da Flórida foi de ônibus até o Mississípi em uma viagem de 23h, para competir em Tupelo e conseguiu 1° lugar na Master e 2° na Open. Do Mississípi foi até Memphis de ônibus e de lá pegou um avião até Phoenix para outro torneio, conseguindo mais uma vez o 1º lugar na Master e o 2° na Open. Como última competição do ano, escolheu o Texas, mas, desta vez, não tinha a categoria Master que Simara conseguia melhores resultados, mas mesmo assim conseguiu o 3º lugar na categoria Open.
Simara conseguiu esses resultados todos sem patrocínio, sem falar bem inglês, fazendo os roteiros de viagem e escolhendo as competições sozinha.
Inscrição no Arnold Ohio
No final do ano voltou para o Brasil pensando no planejamento para 2025, mas surgiu a oportunidade de mandar seu histórico para o Arnold Ohio, sem muita esperança, mas olhando nas redes sociais da competição descobriu que foi aceita. Em casa, Simara comemorou muito com o filho, de 15 anos, e com o marido. A competição será entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março em 2025, contra mulheres com uma média etária de 26 a 35 anos, mesmo Simara já tendo 41.
Confira algumas imagens da trajetória de Simara:
Leia também:
1. Fiscalização do Pix é revogada pelo Governo Federal
2. Homem é preso em Blumenau por homicídio em acidente de trânsito em 2019
3. Novo concurso, revitalização das ETAs e construção de reservatório: prefeito e presidente do Samae de Blumenau apresentam planos para 2025
4. Inusitado: homem prende anel em órgão genital e mobiliza hospital e bombeiros em Blumenau
5. Empresa de Blumenau reúne gigantes globais em podcast de tecnologia e negócios
Veja agora mesmo!
Peixe enrolado na cebola, Rollmops é resgatado ao prato dos blumenauenses: