Conheça a histórica meia maratona de Gaspar, considerada a mais antiga do Brasil; saiba como se inscrever

Inscrições para participar seguem até 18 de setembro

As inscrições para a 39ª edição da Meia Maratona Bela Vista Country Club de Gaspar, já estão abertas. Considerada a mais antiga nessa categoria, o evento, que acontece em 24 de setembro, já está com as inscrições no segundo lote e seguem até dia 11 de setembro. Ainda terá uma terceira oportunidade para se inscrever, a partir do dia 12 até o dia 18 de setembro. 

A Maratona será dividida em quatro categorias: 21 quilômetros, 10 km, 5 km e maratoninha. Para a de 21 km, só será permitido pessoas acima de 18 anos, a de 10 km e 5 km, será permitido pessoas com 16 anos ou menos, desde que tenham autorização dos pais. Já a maratoninha tem o público crianças e adolescentes, de 3 a 13 anos. 

Com a largada as 6h30, a 39ª edição da Meia Maratona, terá como ponto de saída, a porta frontal do Bela Vista Country Club, localizado na rua Anfilóquio Nunes Pires, 5300, em Gaspar. É possivel ver o valor e se inscrever através do site Foco Radical

 Organização da Meia Maratona mais antiga do Brasil

A Meia Maratona do Bela Vista Country Club começou em setembro de 1985, quando o então Presidente Orlando Hugo Praun Junior, resolveu, junto com o Departamento e outros entusiastas, realizar uma corrida de 21km, sendo uma parte dentro do Clube. 

Como todos os participantes gostaram do evento, logo planejaram a corrida para o próximo ano, e assim foi indo, até chegar na edição 39, em 2023. Para o gerente de esportes do clube, Márcio Maciel, isso acontece devido a satisfação dos atletas com o carinho na organização da meia maratona. 

“Nossa prova já está consagrada e já faz parte do calendário de muitos grupos de atletas, que participam de todas ou de várias das edições. Pensamos que isso acontece por conta da organização e da estrutura que oferecemos durante todo o trajeto, já que temos pontos de hidratação, banheiros, chuveiros, kits especiais para os atletas, além de que o trajeto é plano, o que também agrada a todos. Estamos sempre muito atentos aos detalhes e isso tem se mostrado bom, já que chegamos até aqui”, explica. 

Para que tudo esteja pronto na data certa da Meia Maratona de Gaspar, a organização do evento começa meses antes e exige muita responsabilidade de uma grande equipe. Desde 2022, quando aconteceu a 38º edição, a organização e as ações começaram a ser realizada antes, o que passou a fazer com que a equipe começasse a se esforçar ainda mais para buscar novos participantes e atletas.

Boas memórias

Contudo, todo esse esforço, segundo o gerente de esportes, sempre é válido já que a equipe guarda diversas memórias importantes dos eventos. Entre elas, está o começo do apoio do Detran e da Polícia Militar de Gaspar, a partir dos anos 2000.

Dessa forma, o trajeto também mudou, já que garantiu mais segurança para os atletas. Além disso, nessa época também, o caminho que era em direção ao Centro de Blumenau, passou ser em direção a Gaspar. Outra memória que a equipe guarda com carinho é em relação aos participantes internacionais e atletas nacionais renomados que já passaram pela meia maratona.

“Em 2002, houve uma vez em que um dos atletas que estava perguntando se havia largada de elite e outras coisas, conversamos rapidamente e ele foi para a largada. Ao fim da prova, ele foi o competidor que atingiu o melhor tempo, e o recorde dele segue, até hoje, sendo o melhor de toda a prova. O jeito que nos conhecemos foi engraçado e isso me marcou, nunca imaginaria que ele seria o nosso recordista”, conta.

Futuro da Meia Maratona 

Com o sucesso da Meia Maratona, em 2024 a prova chega a sua 40º edição. Por ser uma data tão importante, a equipe de organização está pensando em como serão as comemorações, e em como realizar essa edição de forma diferente e especial. A intenção é conseguir bater cada vez mais recordes com a Meia Maratona. 

“Para a edição de 2024, estamos muito focados em transformar ela na maior edição de todas. Esse ano já batemos nosso recorde de inscrições, com quase 1,5 mil participantes; ano que vem queremos ultrapassar esse número. Acreditamos que se seguirmos com nosso padrão de qualidade, teremos muito mais a conquistar com ela e ela existirá por muitos anos ainda”, finaliza.


Assista agora mesmo!

Sargento Junkes leva o pai e o irmão para o bar da Zenaide para contar histórias de família:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo