X
X

Buscar

Conheça a loja especializada no ramo de cosplay de Blumenau

Loja é sucesso na internet desde 2019 e em maio deste ano ganhou sede no bairro Victor Konder

Utilizar roupas, acessórios, sapatos e maquiagens para representar um personagem da ficção é uma arte que leva o nome de cosplay. A atividade vem ganhando muita visibilidade nos últimos tempos e os cosplayers, ou seja, quem pratica essa arte, procuram por um mercado que permita uma transformação cada vez mais idêntica.

Foi pensando nisso que surgiu a H2L Cosplay, em maio deste ano. Com sede em Blumenau, o empreendimento tem como intuito proporcionar uma grande variedade de produtos para os amantes do cosplay. Tanto na loja física quanto no e-commerce, é possível encontrar desde peças amadoras, até as mais profissionais.

História da H2L Cosplay

A H2L Cosplay foi fundada por Laiara Hiemisch em 2019. No entanto, a história da blumenauense com o empreendedorismo iniciou há mais tempo. Em 2012 ela começou a vender roupas e acessórios para o público feminino. Porém, sete anos depois, decidiu expandir o comércio e viu no cosplay uma oportunidade.

A decisão de mudar o foco foi tomada devido à percepção da empreendedora em relação às tendências de mercado. No entanto, também há significados afetivos por trás da escolha. Para Laiara, o cosplay remete à sua infância. Além disso, ela tem duas filhas que gostam muito de fantasias e pediam para ter os figurinos dos filmes de princesas. O interesse delas também serviu como uma motivação para que se aventurasse neste universo.

Do e-commerce até a loja física

A H2L tem um foco principal voltado para o e-commerce. Atualmente, o empreendimento possui um site oficial de vendas, no entanto, tudo começou através do Mercado Livre. Até hoje é possível encontrar os produtos da loja na plataforma. Pela internet, produtos da H2L são vendidos para o Brasil inteiro e até outros países. 

Para o bom funcionamento da loja, Laiara conta com a ajuda da irmã Letícia Hiemisch, gerente administrativa e gestora comercial, e com Brenda, a cosplayer oficial da H2L, responsável por auxiliar nos eventos e feiras, além de alimentar o site e as redes sociais.

Cosplayer Brenda de Oliveira caracterizada de Wandinha. Foto: H2L Cosplay

Após um longo período de trabalho totalmente centrado na internet, a H2L ganhou um espaço físico. Inaugurado no dia 5 de maio deste ano, o estabelecimento fica localizado na rua Carlos Rieschbieter, bairro Victor Konder, número 70, sala 01. 

“A maioria das pessoas da região ainda não sabem que existe a loja física. A gente tá trabalhando campanhas e tal, para que mais pessoas venham até aqui”, explica Letícia.

Cosplayer Brenda de Oliveira caracterizada de Wandinha em frente à sede da loja física. Foto: H2L Cosplay

Conheça o interior da H2L Cosplay

Público alvo

O público alvo da H2L Cosplay são pessoas de todas as idades. Há crianças, adolescentes, adultos, colecionadores, e também o público específico de cosplayers que levam a arte como profissão, ou hobby. 

Porém, um público diferenciado vem surpreendendo no interesse pelo cosplay: o mundo corporativo. De acordo com a gerente Letícia, grandes empresas procuram as fantasias para usar em palestras, hotéis compram como um atrativo para os hóspedes e os estabelecimentos no geral para brincar com os funcionários e clientes. Conforme ela, o cosplay está se tornando uma tendência também neste meio.

Variedade de produtos

Como o cosplay tem o intuito de ser muito fiel ao personagem, cada detalhe é pensado para ficar o mais semelhante possível. Além disso, por necessitar de todos os aspectos que englobam aquele universo desejado, a H2L vende desde a fantasia, até os acessórios dos personagens.

“Se é uma espada, uma arma, luva, uma asa, (…) um chapéu, perucas, calçados. Tudo que tu imaginar e que tu me falar agora, mesmo que não seja tão conhecido, a gente tem para vender”, garante Laiara.

A H2L possui mais de 20 mil em estoque e uma riqueza de variedades. Só da Arlequina, há mais de 100 opções. O homem-aranha, que também é um dos mais procurados na loja, mesmo com o Aranhaverso, elas conseguem entregar todas as opções de roupas do super-herói. Outro exemplo são os trajes do filme da Barbie. Antes mesmo do lançamento do live action, no dia 20 de julho, já possuem roupas idênticas às utilizadas no filme à pronta entrega.

Fantasias: Barbie/Barbie/Fronzen/Malévola. Fotos: Kamile Bernardes/O Município Blumenau

Fantasias mais procuradas

As fantasias mais procuradas na loja são as de super-herói, principalmente Batman e homem-aranha. A Wandinha, Coringa e Arlequina também são bem vendidos. Para o púbico infantil, as mais pedidas são as roupas de princesas, especialmente as do filme Frozen. Além disso, também há os nichos de animes, séries e games, que são frequentemente procurados.

Eu sinto que a gente vende muito super-herói, porque por ser super-herói exige uma roupa de uma certa qualidade, sabe? Às vezes anime é um uniforme escolar, é algo que você consegue montar com as roupas que você tem, mas quando é, às vezes alguns jogos, ou principalmente super-heróis, exige uma certa qualidade, exige um tipo de material certo”, explica a cosplayer Brenda.

Kamile Bernardes/O Município Blumenau

Produção e personalização cosplay

Apesar da grande variedade oferecida, a H2L não tem uma produção própria de fábrica. A loja trabalha com fornecedores específicos e que estão no mercado há anos. Mas, além disso, conta com uma costureira de Blumenau, que consegue fazer peças idênticas apenas olhando uma foto. Por isso, a H2L consegue também oferecer peças personalizadas. 

Na opção de personalização, a empresa se compromete a entregar a fantasia da forma como o cliente deseja. Na maioria das vezes, as peças personalizadas e profissionais demoram mais para ficarem prontas, em torno de 15 a 20 dias. Porém, de acordo com Laiara e Letícia, os clientes que já conhecem a marca, não se importam com a demora, pois sabem que o produto será de qualidade. 

“Em fevereiro essa nossa cliente pediu a fantasia da Barbie. Nenhum outro fornecedor estava fazendo ainda, nem tava lançado ainda. O Google disse que ia ter Barbie em julho. Ela, antenadíssima, falou que queria a da Barbie. A gente pegou essa profissional, que fez toda a modelagem só pela foto. Ela já tá com a fantasia desde abril, o filme é em julho. Então são pessoas específicas, daí depois os outros fornecedores começaram a fazer e a gente começou a comprar”, contam a proprietária e gerente.

Confira mais fotos

Cosplayer Brenda de Oliveira segurando a fantasia de Malévola. Foto: Kamile Bernardes/O Município Blumenau
Seção infantil masculina. Foto: Kamile Bernardes/O Município Blumenau
Foto: Kamile Bernardes/O Município Blumenau
Foto: Kamile Bernardes/O Município Blumenau
Foto: Kamile Bernardes/O Município Blumenau
Máscaras e acessórios disponíveis na H2L Cosplay. Foto: Kamile Bernardes/O Município Blumenau
Foto: Kamile Bernardes/O Município Blumenau
Foto: Kamile Bernardes/O Município Blumenau
Fantasias e perucas femininas adultas. Foto: Kamile Bernardes/O Município Blumenau
Fantasias masculinas adultas. Foto: Kamile Bernardes/O Município Blumenau
Interior da loja H2L Cosplay. Foto: Kamile Bernardes/O Município Blumenau
Fantasias e perucas femininas adultas. Foto: Kamile Bernardes/O Município Blumenau
Algumas máscaras disponíveis na H2L Cosplay. Foto: Kamile Bernardes/O Município Blumenau
Cosplayer Brenda de Oliveira caracterizada de Wandinha. Foto: Kamile Bernardes/O Município Blumenau
Brenda de Oliveira, cosplayer da H2L. Foto: Kamile Bernardes/O Município Blumenau

Valorização do atendimento

Outra coisa que, segundo Laiara e Letícia, chama atenção na H2L é o atendimento personalizado através do WhatsApp. Através de um atendimento atencioso, a loja conseguiu criar credibilidade com os clientes e conquistar um público fiel. 

As irmãs contam que possuem o objetivo de se tornarem o maior site de vendas de fantasias no país. No entanto, elas reforçam que há uma grande preocupação com manter o atendimento de qualidade, mesmo com o crescimento da empresa. 

“Eu não quero perder o nível de qualidade no atendimento. Então não adianta a gente dizer ‘ah, vamos estourar e ser um dos maiores sites do Brasil que vende cosplay daqui a um ano’, mas a gente não quer perder essa coisa que é estar próximo do cliente, entregar o que ele precisa”, finaliza Laiara.


Assista agora mesmo!

Veja o antes e depois de moradora de Blumenau após transformação completa no visual: