Conheça blumenauense que faz bolsas com peças antigas de calças jeans
Almira trabalha com artesanato há 25 anos
Dar novos usos a peças antigas. É isso que a blumenauense Almira da Silva Fagundes, de 70 anos, faz ao transformar calças jeans antigas em bolsas, saias e peças novas. Almira começou com o artesanato sustentável há 25 anos e vende as peças na Feira Livre Municipal, localizada na Velha, próximo a Vila Germânica.
A blumenauense começou a fazer as bolsas quando sua filha pediu uma para a faculdade. “Ela me deu dicas com ideias de bolsas e eu comecei a aproveitar as calças que a gente tinha antigas. Ela gostou e as amigas delas também pediram”, conta. Ela continuou confeccionando e, aonde ia, comprava bolsas para tirar os modelos.
Com o tempo, Almira foi se aperfeiçoando e entrando mais no mundo da moda sustentável e da costura. “Na época, há 25 anos, eu olhava muitas coisas na televisão e fazia como podia. Comecei a fazer saias, avental, mochilas”, explica. Com o avanço da internet, ela foi pesquisando moldes de forma online, com a ajuda da filha.
“Eu percebi que isso era algo que eu gostava muito de fazer, então fui sempre pesquisando mais e mais”, relata. Na época, ela começou a participar da Feira Livre Municipal e vender algumas peças. As pessoas gostaram e começaram a levar suas próprias peças antigas.
Processo de criação
Almira conta que sempre lava as roupas que recebe e que compra em brechós, desmanchando todas elas e, a partir disso, pensa no que irá transformar aquela peça. Suas inspirações vem de modelos que ela vê no dia a dia. “Eu transformo as coisas como posso, sempre usando algo como inspiração e criando em cima disso”, explica.
Ver essa foto no Instagram
Ao todo, Almira não sabe quantas peças já criou, porém sempre participa de feiras e confecciona bolsas há 25 anos. A blumenauense vende as peças na Feira Livre Municipal, localizada na rua Humberto de Campos, número 440, no bairro Velha, próximo a Vila Germânica.
Atualmente, Almira também criou um Instagram onde posta fotos de seus produtos e responde os seus clientes.
Veja agora mesmo!
As histórias do “Luiz de Orobó”, personagem que marcou o futebol e agora está em Blumenau: