Conheça a comissão técnica de Blumenau que comanda a Seleção Brasileira de Skyrunning
Marido e mulher formam equipe responsável por treinar e preparar os atletas para as competições
É de Blumenau a comissão técnica da seleção brasileira de skyrunning, esporte que tem como objetivo chegar ao topo mais alto de uma montanha da forma mais rápida possível. O esporte também coexiste com outras modalidades semelhantes como o Trail Running, Alpinismo, Corrida de Montanha, Ultra Running e Ultra Trail.
Débora Wanderck tem 42 anos e é natural de Blumenau, onde mora atualmente. Ela é a atual técnica da seleção brasileira da modalidade. Já o sócio e marido dela, Maicon Cellarius, 36, é o auxiliar técnico. O casal se conheceu praticando o esporte. Para explicar sua paixão pela modalidade, Débora diz já ter crescido em meio ao esporte.
“Minha mãe, Claudete Wanderck, também é profissional de educação física e é meu exemplo. Cresci dentro de uma academia e assim foi até a faculdade, onde me formei também como profissional de educação física”, diz a técnica.
Auxiliar
Já Maicon é natural de Ituporanga, mas vive em Blumenau desde 2010. Ele também cresceu em meio ao esporte como atleta de judô, handebol, ciclismo e corrida.
“Depois que comecei a correr vivi muitos desafios nas montanhas. Provas longas e coisas que parecem impossíveis como fazer o Circuito Vale Europeu de Cicloturismo (315 quilômetros) só que correndo! Isso me fascina”, diz o auxiliar.
De atleta a estudante, o também empresário passou a dividir a paixão com Débora, sua sócia, treinadora e esposa.
Joelso Cordeiro, 34, é um dos atletas treinados pelo casal. Ele vive em Brusque há 30 anos e está confirmado no mundial da Itália. O atleta cita a experiência como uma das maiores virtudes da técnica.
“Ela tem muita experiência pois, além de treinadora, ela também é atleta. Ela tem vivência prática e com isso consegue saber as necessidades do atleta. Para a parte técnica da seleção isso é ótimo”, diz o atleta.
Início até virar técnica
Débora iniciou na corrida há 12 anos e atualmente atua 100% do tempo com treinamento de corrida e organização de eventos das modalidades. Há dois anos ela iniciou a preparação de alguns atletas de alto rendimento e hoje conta com eles na seleção brasileira.
“Dado o número de atletas figurando no time Brasil, fui convidada pelo coordenador da Sky Running Brazil para assumir o posto de técnica da seleção. Obviamente aceitei prontamente, afinal, vestir essa camisa amarela é um grande presente e motivação”, conta a profissional.
Ela conta que está trabalhando com este time e também aguardando os novos convocados que serão definidos nos meses de abril e maio, em dois eventos. O primeiro é o Insanity Mestre Álvaro que acontecerá nesta sexta-feira, 15 de abril, no Espírito Santo e na Jaraguá Sky Marathon que acontecerá no dia 14 de maio em Jaraguá do Sul.
“Formaremos o time juvenil que participará do mundial em julho, em Andorra, além das duas últimas vagas no time adulto que serão decididas para a disputa do mundial, em setembro, na Itália. Nosso time é incrível e certamente representaremos nosso país com muita garra e orgulho!”, conclui a técnica.
Esporte
O skyrunning representa o pico de performance atlética de corrida, um desafio supremo ao ar livre dentro do escopo da corrida.
A modalidade se apresenta como uma corrida essencialmente na montanha, com percursos de elevado desnível positivo, trechos técnicos e inclinações acentuadas por caminhos, trilhas, rochas ou neve.
“Esperamos que um dia o esporte entre nas modalidades disputadas nas Olimpíadas, isso seria incrível e o esporte iria crescer muito mais”, conclui a blumenauense.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube