Conheça a importância histórica do Clube de Xadrez de Blumenau, que chega aos 105 anos

Clube é o segundo mais antigo do país

São poucas as instituições que alcançam e ultrapassam um século de existência. Menos ainda as que, após 100 anos, conseguem se manter no topo, honrando as tradições que conquistaram neste período. Uma que conseguiu este feito é ligada ao esporte e está em Blumenau.

Nesta terça-feira, 9, o Clube de Xadrez de Blumenau completou 105 anos, permanecendo entre os maiores da modalidade do país. Aliás, é, atualmente, o segundo clube mais antigo do país e segue conquistando competições nacionais e internacionais.

A atual presidenta, Regina Ribeiro, Mestra Internacional de Xadrez e maior campeã nacional da modalidade, destaca a importância de ter na cidade uma instituição tão forte e duradoura como o CXB.

“É muito dificil manter um clube, ainda mais de uma modalidade que não tem tanta visibilidade. Fazer parte, como eu faço desde 1983, de um clube que atravessou um século é fantástico, é motivo de muito orgulho”, destaca.

Divulgação/CXB

O número de troféus nesses 105 anos é incontável. Tanto que, atualmente, a diretoria está buscando realizar um trabalho de resgate histórico para construir a linha do tempo do Clube de Xadrez de Blumenau. A ideia é conseguir elencar os principais nomes que já passaram e representaram a instituição, além de listar os tantos títulos já conquistados.

Só a atual presidente Regina Ribeiro, por exemplo, é a maior campeã brasileira da história do xadrez nacional. E por falar em nível Brasil, o clube blumenauense já revelou inúmeros nomes para a modalidade, como os mestres Charles Gauche, Nathan Filgueiras, Guilherme e Ryan Caetano.

Atualmente, o clube tem em Gabriel de Borba e Gabriela Feller o presente e futuro. Gabriel é tri-campeão sulamericano e já foi 13 vezes campeão brasileiro de categorias. Gabriela, considerada a garota prodígio de Blumenau, já disputou mundiais, foi campeã brasileira e campeã sulamericana escolar.

“Sem dúvida alguma o clube é referência pro país inteiro. O blumenauense gosta muito de tradição, de suas tradições, e a gente pode com certeza falar que desde 1917, o xadrez é também tradição de Blumenau”, aponta Regina.

Eventos em 2022

Atualmente, o clube possui cerca de 130 sócios, entre crianças, adolescentes e adultos. Porém, passam pelas competições centenas de outros competidores e aprendizes. Diante disto, além de buscar mais sócios para continuar mantendo o clube que possui sede própria, diversos eventos e torneios já estão sendo preparados.

Neste ano, serão organizados na cidade o FECAJ – Festival Catarinense da Juventude, que é válido como estadual das categorias sub-14, sub-16 e sub-18, e também um Aberto do Brasil.

Ambos os eventos valendo pontuação para o ranking internacional. Assim como diversos eventos municipais e escolares, como o Circuito CXBLU de Xadrez Online e o tradicional Circuito dos Reis, neste ano em parceria com o Norte Shopping.

Atualmente, Blumenau conta com o Grande Mestre cubano-paraguaio Neuris Delgado na sua equipe e organização. Neuris é o melhor enxadrista vivendo no Brasil e disputa regularmente as Olimpíadas de Xadrez e a Copa do Mundo, representando o Paraguai, onde é o número 1 do ranking.

Em 2022, além dos treinamentos regulares na sala do Clube na Rua XV de Novembro, também estão acontecendo aulas no Colégio Acesso Educação, uma grande parceria entre o clube e a escola para o desenvolvimento dos alunos e a troca de experiências dentro da instituição de ensino.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo