Conheça mais sobre o programa de ensino em tempo integral aderido para as escolas municipais de Blumenau
Programa Escola em Tempo Integral foi lançado nesta sexta-feira
Nesta sexta-feira, 16, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Educação (Semed), divulgou para a comunidade o Programa Escola em Tempo Integral. A cerimônia ocorreu no Teatro Carlos Gomes e contou com a presença da vice-prefeita, Maria Regina de Souza Soar, do secretário de Educação, Alexandre Matias, e diretores das escolas públicas municipais.
O Programa Escola em Tempo Integral é uma estratégia oferecida pelo Governo Federal e que tem o objetivo de disponibilizar o ensino em tempo integral nas escolas públicas e assim elevar os resultados da aprendizagem e desenvolvimento integral dos estudantes.
Além disso, o programa busca garantir o cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) em oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica.
As aulas em período integral já iniciaram nas escolas no dia 6 de fevereiro e 13 turmas estão sendo atendidas, atingindo cerca de 277 crianças. É oferecido para as crianças atividades como salas de leitura e pesquisa, clube de ciências, clube da cultura digital, clube de matemática, psicopedagogia, esporte escolar, musicalização, rádio-escola, dança, artes plásticas e gráficas, fotografia, teatro, dentre outras propostas.
O município aderiu ao programa em 2023. Por meio de pactuação com o Governo Federal, as escolas receberão recursos financeiros e apoio técnico.
A Semed, escolheu após estudos dos diagnósticos socioterritoriais fundamentados no Plano Municipal de Assistência Social de Blumenau 2021-2025, por meio da Política de Assistência Social, no âmbito da Proteção Social Básica, oito escolas municipais, sendo elas: EBM Lauro Müller, EBM Bilíngue Profª Nemésia Margarida, EBM Bilíngue Pastor Faulhaber, EBM Bilíngue Profª Norma Dignart Huber, EBM Bilíngue Profª Hella Altenburg, EBM Bilíngue Profª Helena M. N. Winckler, EBM Bilíngue Profª Alice Thiele e EBM Conselheiro Mafra.
“Esse é mais um passo na educação do nosso município para avançarmos na inclusão das nossas crianças, assim como fizemos distribuindo o material escolar e também o uniforme que será entregue. Nós trabalhamos para transformar a vida dos nossos estudantes e agora estamos oportunizando o tempo integral, ao invés dessas crianças e adolescentes passarem o restante do tempo na rua, agora elas estarão durante todo o dia na escola adquirindo mais conhecimento”, declarou a vice-prefeita, Maria Regina de Souza Soar.
Veja agora mesmo!
Gestores e possível técnico do Metrô falam sobre desafio do ano: