Conheça o blumenauense que produz varinhas do mundo de Harry Potter

Arthur cria varinhas em madeira para os apaixonados pelo mundo da magia

O blumenauense Arthur Roedel tinha apenas 5 anos quando o primeiro filme da saga Harry Potter foi lançado. Porém, isso não o impediu de se encantar com a construção do mundo mágico de J. K. Rowling. O contato com fãs do universo acabou se tornando a carreira do jovem, que atualmente está com 26 anos.

A trajetória do catarinense inclui oficinas de produção de varinhas, exposições de arte, eventos envolvendo a saga e até reconhecimento da Warner e da própria autora, J. K. Rowling. Tudo graças ao incentivo da família de seguir o amor pela arte.

Veia artística

O contato de Arthur pela arte veio desde cedo. Filho de uma professora de Artes que trabalha com crianças carentes da cidade, ele sempre ajudou na produção de artesanato e conhecia o mundo artístico. Ao perceberem a paixão do filho pelos filmes, o jovem foi incentivado a cursar Cinema.

“Sempre gostei de observar itens que eram descritos em textos transformados em objetos reais. Mas também amava criar histórias e brincava de atuar com meus amigos. Cheguei a me matricular em Publicidade na Furb, mas quando saiu o resultado da UFSC fui para Florianópolis com um amigo cursar Cinema”, conta.

As memórias de infância de Arthur incluem colocar os videocassetes dos primeiros filmes de Harry Potter para assistir. Na época, ele imaginava que a saga seria uma trilogia como de costume. Foi através do irmão mais velho que descobriu que mais livros estavam sendo publicados.

“Nunca tinha visto algo com tantas sequências. Me perguntava quando saberia o que acontece no fim. Eu sabia que os livros tinham mais detalhes, mas queria acompanhar a narrativa dos filmes. Só fui ler depois de assistir o último. E percebi como ainda tinha muitos fãs mesmo depois do fim da saga”, relata.

Paixão que virou trabalho

Foi trocando ideias com fãs de Harry Potter no Twitter que ele começou a desenhar personagens da história. Autodidata, ele compartilhava as imagens na rede social. Foi após receber uma curtida da própria J. K. Rowling que ele começou a se motivar para focar a arte na saga.

No meio disso, ele ficou sabendo de um evento imersivo envolvendo o universo da magia. Apesar de não conseguir pagar pela inscrição, ele entrou em contato com a organização para oferecer o serviço de monitor. Ao verem a experiência dele com o curso de Cinema, Arthur foi convidado para ajudar na produção.

Arquivo pessoal

“Participamos de graça do evento para ajudar a produzir apostilas e vídeos. Construí varinhas pros participantes e decorações como cabeças de dragão. Passei a ter mais experiência com as artes plásticas. O evento acabou crescendo e sendo levado para outros lugares. Nisso me mudei para São Paulo, mas após o início da pandemia acabei voltando pra cá e abrindo minha empresa”, explica.

Com um torno em casa e uma construção de marca “artesanal”, como Arthur explica, ele passou a vender varinhas de madeira personalizadas para todo o Brasil. Clientes de países como Portugal, Estados Unidos, Suíça e Espanha também já compraram na Riddle Wands.

Oficinas e exposições

Com o crescimento da marca, Arthur começou a levar as obras para os shoppings da cidade e da região. A exposição imersiva do universo Harry Potter já passou pelos shoppings Norte e Park Europeu e conta com atividades do universo da magia como escolha da varinha, produção de poções, adivinhação no café e descobrir seu patrono.

“A cada nova exposição algo novo surge e ela vai sendo incrementada. Na primeira fiz uma fênix em duas semanas. A demanda é tanta que hoje toda minha família trabalha comigo. Minha mãe, minha irmã que cursa Design, minha namorada ajuda na exposição e meu amigo Fábio faz o atendimento das encomendas”, diz.

Fênix produzida para exposição no Norte Shopping. | Foto: Divulgação

O contato do público com as artes das exposições também faz com que os apaixonados encomendem peças diferenciadas, como Diabretes da Cornualha e Tronquilhos, criaturas do universo. Porém, o foco é a produção de varinhas.

Reconhecimento

Outro projeto do jovem é o Riddle Diário, um jogo de enigmas lançado em 2016 que já envolveu mais de 200 mil jogadores e foi um dos assuntos mais comentados no Twitter. Além de Harry Potter, o jogo já trouxe temas da série Game of Thrones e gerais.

“A ideia é que a pessoa acerte a resposta no site para passar pra próxima fase, mas muitas pedem ajuda nas redes sociais. No ano que era geral, o youtuber Celbit participou e postou nos vídeos, aumentando ainda mais a fama. Tem amigos meus que conhecem o jogo e nem sabiam que era meu, de tão longe que foi”, comenta.

Warner Games convidou Arthur para participar do Brasil Game Show (BGS) com um quiz sobre Harry Potter. | Foto: Arquivo pessoal

O timelapse de um desenho que ele fez de Newt Scamander, protagonista da série de filmes Animais Fantásticos, chegou a ser transmitido nas filas do parque oficial do Harry Potter na Universal.

“Eles entraram em contato pedindo autorização para usar o making of, mas nem sabia para que seria. Um amigo que foi ao parque e reconheceu meu nome. Tem coisas minhas que foram tão longe que nem fiquei sabendo. Mas é um ótimo incentivo, assim como todas as interações da J. K. Rowling. Às vezes nem eu acredito”, revela.

Arte & Magia

A exposição está disponível no Norte Shopping diariamente. Porém, as experiências são realizadas de quarta a domingo, das 14h às 20h. O espaço ficará em frente à loja Cacau Show até o fim de março.

Leia também:

1. Após três anos, acusado de assassinar Bernardete Libardo em Blumenau é solto da prisão
2. Definida empresa que irá ampliar Escola nº 1 em Blumenau
3. Filas chegam a 25 km na BR-101 após carreta tombar em Navegantes
4. Petrobras diminui preço do diesel para distribuidoras a partir desta quinta-feira
5. Operação contra organizações criminosas cumpre mandados de prisão em Blumenau


– Assista agora:
Ex-prefeito de Blumenau, Dalto dos Reis, conta a história da primeira Oktoberfest e desafios das enchentes de 83 e 84

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo