Conheça o blumenauense responsável pela produção do maior ovo de Páscoa do mundo
A Osterfest busca um novo recorde depois do prêmio de maior árvore de Páscoa com a Osterbaum
A Osterfest está em busca de um novo recorde na edição de 2019. Depois do prêmio de maior árvore de Páscoa do mundo, com 100 mil casquinhas naturais, a festa encomendou o maior ovo de Páscoa decorado do mundo.
Ele será finalizado na tarde desta sexta-feira, dia 8, e possui 15 metros de altura e quase 9 metros de diâmetro. Seu tamanho equivale a 100 ovos de chocolate empilhados. A arte foi criada pela artista plástica Silvana Pujol, que se inspirou nos ovos de Páscoa tradicionais pintados em Pomerode.
O responsável pela execução e pintura foi o artista plástico escultor João Siqueira, em conjunto com a equipe que o acompanha, composta por cinco artistas. Blumenauense, ele hoje se considera um morador do Brasil todo.
“Tenho residência em Blumenau e Porto Alegre, mas estou o tempo todo viajando a trabalho. Logo estou em Curitiba, São Paulo ou Manaus, onde já passei muito tempo. Também estou sempre no Uruguai”, explica o artista.
O projeto do ovo de Páscoa começou a ser colocado em prática apenas em 11 de janeiro. Em menos de dois meses, a equipe conseguiu finalizar o trabalho e entregar o novo recorde de Pomerode. A estrutura metálica é coberta por uma forração de espuma e tecido, para somente então receber a pintura original.
“Esse é um tempo recorde! Mas em outubro estava na Oktober, novembro e Dezembro tinha as festas de fim de ano, em janeiro a Festa Pomerana… Só conseguimos começar nesta data”, confessa.
João começou sua atuação no turismo de Blumenau, sempre envolvido na arte, porém logo levou seu trabalho para o restante do país. E hoje chegou a diversos lugares do mundo.. Atualmente, ele atua especialmente em grandes obras, como carros alegóricos e esculturas.
Além de trabalhar no Carnaval de Porto Alegre e do Uruguai, ele também produz os carros de eventos como a Festa da Uva, em Caxias do Sul, e da Oktoberfest, em Blumenau. O boneco de neve da Magia de Natal é obra do artista. Ele também é cenógrafo de eventos e filmes, como o norte-americano Anaconda, gravado na Amazônia brasileira.
“Meu trabalho na selva amazônica já me levou a trabalhar para grandes produtores, atores, cantores e até mesmo reis, rainhas e sheiks árabes”, relata.
Um dos auges da carreira de João foi em 2015, quando ele desenvolveu uma técnica de pintura inspirada nas linhas de Nasca, deserto localizado no sul do Peru, para decorar uma obra única. De acordo com o artista, a construção feita pela equipe dele em meio à selva amazônica é a primeira pirâmide do mundo construída sob palafitas. A estrutura abriga um espaço para atividades como meditação e yoga e tem cerca de 14 metros de altura.
“Foi uma experiência única, trabalhar em plena selva amazônica em meio a jacarés, serpentes e vários animais. Na inauguração, até mesmo o guitarrista do Pink Floyd estava lá para ver nosso trabalho”, conta João.
Foi a partir dessas experiências que ele foi convidado a trabalhar na Universal Pictures, em Nova Iorque. Mas, para ele, a maior satisfação do seu trabalho é colaborar com a cultura local e com o turismo da região.
“Como eu puder contribuir com o turismo regional, estarei trabalhando com a arte. Ela é tudo pra mim e transforma o mundo. É uma satisfação imensa ter sido escolhido para esse trabalho. Estou do lado do ovo agora e vai ser muito legal ver ele de pé”, comemora.
Osterfest
O evento acontece começa no dia 21 de março e vai até o dia 21 de abril. Ele fica no Centro Cultural de Pomerode, que fica na rua Hermann Weege, número 111. A entrada é gratuita. O horário de visitação é de quinta a domingo das 10h às 20h.