Eleições 2020: Conheça o perfil de Ivan Naatz, candidato a prefeito de Blumenau

O Município Blumenau apresentará os perfis de todos os candidatos à Prefeitura de Blumenau

Eleições 2020: Conheça o perfil de Ivan Naatz, candidato a prefeito de Blumenau

O Município Blumenau apresentará os perfis de todos os candidatos à Prefeitura de Blumenau

Redação O Município Blumenau

A partir desta terça-feira, 6, o jornal O Município Blumenau trará aos leitores os perfis dos candidatos a prefeito e vice-prefeito da cidade nestas eleições. Por meio da série, será possível conhecer e comparar as chapas que estão concorrendo às vagas do executivo blumenauense.

Os candidatos apresentarão informações sobre a vida pessoal, carreira política e a campanha para as Eleições 2020.

O primeiro perfil – que segue a mesma ordem sorteada para as entrevistas ao vivo com os candidatos – será de Ivan Naatz e de seu vice, Hermes Soethe, ambos candidatos pelo Partido Liberal (PL).

Biografia de Ivan Naatz

Advogado e professor, Ivan Naatz nasceu em 1º de dezembro de 1966, em Blumenau. Filho de Willi Naatz e de Zilma Naatz. Casou com Ana Maria Dias Naatz, com quem teve os filhos William e Ullian. Realizou o ensino fundamental na Escola Estadual Professora Julia Lopes em seu município natal.

Formou-se Técnico em Eletrotécnica. Graduou-se em Direito na Furb e é pós-graduado em Processo Civil. Especializou-se em Direito pela Universidade de Coimbra, em Portugal. Cursou Formação Política, Ambiental e Cidadã pela Fundação Verde Herbert Daniel (2018). Atuou como professor na rede municipal blumenauense (1988-1994) e na rede estadual catarinense (1989-1996). Advoga na área de Direito Civil e Constitucional; é sócio proprietário da empresa Ivan Naatz Soluções Jurídicas e foi responsável pela produção e  apresentação do programa “A Verdade no Rádio”, na Rádio Nereu Ramos, de Blumenau.

Em 2014, foi um dos fundadores do Instituto William Naatz. A entidade, que presta serviços gratuitamente, serve para apontar e divulgar dados e estatísticas relacionadas a vítimas do trânsito em Blumenau. Além do parlamentar, advogados, médicos, assistentes sociais, líderes sindicais, entre outros profissionais, colaboram com o instituto. A ideia de criar o instituto era antiga e se concretizou depois da morte de seu filho, William, 20 anos, em um acidente de motocicleta, nos Estados Unidos em agosto de 2013.

Carreira política

Candidatou-se ao cargo de Prefeito de Blumenau, em 2004 e 2008, pelo Partido Verde (PV), mas não se elegeu. Concorreu três vezes a uma das vagas de Deputado Estadual à Assembleia Legislativa de Santa Catarina e exerceu funções parlamentares, como suplente, entre 2007 até 2011, 2015 até 2019 e 2019 até 2023.

Nas eleições de 2012, elegeu-se vereador em Blumenau pelo PDT para o período de 2013 a 2016. Licenciou-se do mandato para concorrer a Deputado Estadual, e retornou ao Legislativo municipal ainda em 2016, ano em que disputou novamente eleições a prefeito de Blumenau.

Filiou-se ao partido Patriota, em 2017, mas retornou ao PV em 2018 quando disputou as eleições a deputado estadual na coligação DEM/PROS/PPL/PRP/PV, sendo eleito. Em fevereiro de 2019, filiou-se ao PL.

Atualmente é o líder da oposição e da bancada do PL na Assembleia Legislativa, além de presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente e da Frente Parlamentar pela criação da Região Metropolitana de Blumenau e Frente Parlamentar pela Universalização do Saneamento Básico e Ambiental do Estado. Foi proponente e relator da CPI dos Respiradores na Alesc, e autor de um dos pedidos de impeachment do governador do estado Carlos Moisés da Silva. Em Blumenau, preside a executiva municipal do PL e é novamente candidato a prefeito nestas eleições municipais de 2020.

Biografia de Hermes Soethe

Advogado há 29 anos e ex-professor particular e universitário, além de ex-locutor de rádio. Pai de dois filhos, Hermes Soethe Jr e Kyra Soethe. Hermes Soethe é natural de Itapiranga, no extremo oeste catarinense.

Já formado no curso do magistério de segundo grau, veio para Blumenau há mais de 30 anos, ainda jovem, após aprovação em concorrido vestibular para cursar Direito na Furb. Com muito esforço e dedicação, conciliou por muito tempo as atividades diárias de acadêmico de Direito, trabalho em escritório de advocacia, professor no período noturno, com o oficio de locutor na Rádio 90 FM, encerrando o turno no início da madrugada, atividade que exerceu por 10 anos, até se consolidar como um dos tradicionais advogados da cidade atualmente.

Carreira política

Ainda durante sua juventude iniciou também sua participação na política local, sendo filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), e pelo qual concorreu a vereador, sendo o candidato mais votado do partido, na ocasião, e apenas não foi eleito por questão de legenda partidária na época.

Em sua trajetória pessoal e profissional, Hermes Soethe sempre esteve engajado em questões sociais e comunitárias. Especialmente ligadas ao bairro Fortaleza, onde foi o primeiro presidente do Conselho de Segurança, gestão que garantiu a instalação de uma Base de Segurança da Polícia Militar no bairro, tendo ainda atuado por 10 anos como vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento daquela comunidade, o Codefor.

Fiel às suas origens e tradições, criou junto com os conterrâneos, a Associação dos Itapiranguenses de Blumenau (Assiblu), visando manter a integração junto à comunidade. Hermes afirma que, como forma de retribuir com a cidade que o acolheu e definiu sua trajetória profissional bem-sucedida, quer contribuir ainda mais com o futuro e os novos rumos de Blumenau.

Clique aqui e confira mais notícias sobre as Eleições 2020 em Blumenau.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo