Conheça o casal blumenauense que está percorrendo todas as cidades de Santa Catarina
Sthefany e William já visitaram 135 dos 295 municípios do estado
Um casal de Blumenau está cumprindo a missão de conhecer todas as cidades de Santa Catarina de carro em três anos. Sthefany Francielle da Silva, de 27 anos e o namorado William Novasky, de 31, já visitaram 135 dos 295 municípios do estado com um veículo 1.0 sem qualquer tipo de modificação de viagem, como trailers, por exemplo.
Sthefany conta que ambos sempre gostaram de viajar, tanto que com apenas seis meses de relacionamento foram de carro até o Deserto do Atacama, no Chile. Na viagem comprovaram que tinham desejos muito semelhantes de conhecer novos lugares e de passar por grandes aventuras.
Porém, apesar de essa ser mais uma dessas aventuras e repleta de histórias que amam compartilhar, Sthefany conta que a ideia surgiu como um escape para um momento difícil na vida dela. Em março do ano passado, a jovem perdeu a mãe por conta de um câncer e para ocupar a cabeça sugeriu ao namorado que eles começassem a viajar mais.
William gostou da ideia e eles começaram a planejar como iriam percorrer todos os 295 municípios que Santa Catarina possui. Após estudar todas as regiões e as quilometragens que precisariam, em 17 de abril de 2020 eles iniciam as viagens, partindo com o Onix 1.0 que possuem, para desbravar novos lugares.
“A gente se programou financeiramente e partimos pra viagem. Por conta da pandemia, a gente começou com as cidades do interior, onde a circulação de pessoas era menor”, explicou ela.
A primeira cidade visitada foi Petrolândia, no Alto Vale do Itajaí, que possui menos de 7 mil habitantes. Depois dela, outras vários pequenos municípios, tanto próximos, quanto mais longe, no oeste do estado, por exemplo, foram visitados.
Todas as viagens são compartilhadas no perfil do casal no Instagram. Lá, eles contam detalhes sobre as cidades e mostram diversos locais que podem ser visitados e explorados em cada local.
Planejamento e custos
Diferente da maioria dos viajantes aventureiros, o casal não saiu de casa e começou a percorrer as cidades de forma sequencial e sem intervalos. Como eles trabalham em uma empresa de Tecnologia da Informação de segunda a sexta-feira, eles possuem apenas os fins de semana e feriados para viajar.
“O nosso sonho é um dia nos tornarmos nômades mesmo, sair por aí viajando. Mas no momento não tem como, não somos ricos, né? Então a gente aproveita do jeito que dá. Nosso cronograma sempre é viajar ao menos uma vez por mês. Tem vezes que conseguimos mais, tem vezes que ficamos um mês sem”, contou.
Até por conta dos orçamentos, o casal nem sempre viaja sozinho. Por diversas vezes eles tiveram a companhia de amigos que puderam dividir as contas. Além disso, a mesma tentativa de diminuir os custos também acontece no momento de pousar nas cidades visitadas.
“Se temos alguém conhecidos tentamos ficar na casa deles. Se não, procuramos principalmente campings, onde ficamos nas barracas mesmo, ou em hotéis. Mas já teve algumas vezes que precisamos dormir no carro mesmo”, relata a viajante.
Mas em nem todas as viagens eles dormem nos locais. Quando as cidades são menores, eles não ficam tanto tempo e aproveitam para conhecer outros municípios no mesmo dia. Em algumas oportunidades, eles chegaram a conhecer oito cidades em 24 horas.
Além disso, eles também já realizaram o famoso “bate-volta”. Desta vez nem foi por conta do tamanho da cidade ou falta de locais para conhecer, mas sim porque eles queriam ver neve. Em junho, sabendo da previsão do tempo, eles saíram de casa e foram direto para Urupema.
O casal completou até aqui um terço do objetivo de conhecer as 295 cidades que Santa Catarina possui. Porém, Sthefany conta que já está pensando a frente e que já está planejando a próxima missão.
“Estamos estudando a próxima já, o objetivo é quem sabe conhecer todas as capitais do país ou até percorrer a BR-101 de Sul ao Norte. São situações que a gente fica pensando, planejando”, finaliza.