Conheça o delegado Rodrigo Marchetti, novo colunista de O Município Blumenau
Marchetti pretende abordar assuntos sobre segurança pública, relembrar casos de repercussão na cidade e alertar leitores sobre golpes
O delegado Rodrigo Marchetti será o novo colunista do jornal O Município Blumenau. Marchetti foi delegado regional na cidade por mais de 10 anos. Atualmente, ele atua na 2º Delegacia de Polícia da Comarca de Blumenau (2ª DP).
A coluna chamada Blumenau + Segura, será lançada neste dia 26. Marchetti pretende utilizar o espaço para abordar temas atuais, como crimes cibernéticos, por exemplo. O objetivo é alertar as pessoas e dar sugestões de como se livrar dessas situações. O delegado também deseja relembrar casos que tiveram repercussão na cidade, compartilhar suas experiências e dar opiniões sobre a segurança pública.
Atuação em Blumenau
Natural de Ibirama, Marchetti escolheu Blumenau para viver, trabalhar e formar uma família.
“A gente tem uma ligação, fomos adotados por Blumenau. É muito bom trabalhar aqui, a gente se sente reconhecido, valorizado. Sempre trabalhei firme, porque é a cidade onde eu crio meus filhos. A gente quer fazer o melhor possível para que Blumenau continue sendo uma boa cidade para se viver”, explica.
Além de ter sido delegado regional, Marchetti trabalhou em delegacias diárias e foi delegado na Divisão de Investigação Criminal (DIC).
Operações
Marchetti é conhecido por organizar diversas operações na cidade e afirma que isso sempre foi algo que ele gostou de fazer.
“Eu sempre gostei da área operacional, eu vim para essa área. Nos mesmos anos que ficamos na Delegacia Regional, também sempre estávamos com um pézinho na rua, sempre acompanhando as investigações, montando as operações. Sempre foi uma coisa que eu gostei muito de fazer durante esses anos todos”, afirma.
Ele relembra o ano de 2016, quando realizou a operação Lei e Ordem, que tinha como objetivo parar as quadrilhas de assaltantes que estavam assaltando residências e agredindo os moradores.
“Foi um trabalho grande, de força-tarefa, envolvendo todas as delegacias de Blumenau. Conseguimos prender as quadrilhas, foram 17 prisões. Os casos estavam dando muita repercussão, as pessoas estavam com medo por causa da violência dos agentes, chegavam a torturar as pessoas”, relembra.
Trajetória
Marchetti iniciou sua carreira na segurança pública em 1990. São quase 30 anos de atuação na área de segurança pública. Ele trabalhou em penitenciaria e depois como agente policial, por 9 anos. Ele é formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em 2003, se tornou delegado.
Pós-graduado pela Univali e com 25 cursos oficiais de aperfeiçoamento na Academia Nacional de Polícia, no FBI e outros, o delegado recebeu diversas moções e elogios, dentre elas da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, do Secretário de Segurança Pública, da Magistratura e Câmara de Vereadores de Blumenau.
Carreira intensa
Marchetti viveu anos em São José quando se mudou para a Grande Florianópolis, para cursar Direito na UFSC. Ele relata que, naquela época, experienciou uma parte intensa da carreira e lidou com várias situações de homicídio, assalto e tráfico.
Dentre os casos, está o sequestro de uma criança. Segundo Marchetti, o desfecho foi positivo. Eles conseguiram localizar a menina, estouraram o cativeiro e renderam os sequestradores. Porém, quando se trata de um caso marcante em que atuou, este é o primeiro que vem na mente do delegado.
Assista agora mesmo!
Risoto com palmito e alho-poró rápido e fácil de fazer: