Conheça o goleiro blumenauense de futsal que conquistou diversos títulos na Europa, indicado entre melhores da posição

Diego Roncaglio está há oito anos no Velho Continente

Conheça o goleiro blumenauense de futsal que conquistou diversos títulos na Europa, indicado entre melhores da posição

Diego Roncaglio está há oito anos no Velho Continente

Marlos Glatz

O goleiro Roncaglio é um nome consagrado no mundo do futsal, e sua história no esporte é repleta de conquistas. O goleiro blumenauense, que nasceu e foi revelado na cidade, passou por clubes como Jaraguá, Joinville e grandes clubes na Europa, onde é um dos principais atletas.

Diego Roncaglio começou no futsal aos 17 anos, no ADHering/Blumenau. O primeiro grande desafio da carreira veio quando recebeu uma proposta para se juntar à extinta equipe Malwee/Jaraguá, em 2008. Esse foi seu primeiro passo fora de casa e da cidade com a qual estava tão acostumado. A adaptação não foi fácil, pois sentia saudades de casa, dos amigos e da vida que conhecia.

“O primeiro ano fora de casa e em outra cidade foi de difícil adaptação. Saudades de casa e dos amigos, além da vida que estava acostumado. Fiquei por lá dois anos e resolvi pedir dispensa e voltar a Blumenau”, comentou.

O goleiro permaneceu em Blumenau por mais dois anos antes de receber propostas do Corinthians e do Joinville. Optou por ficar mais perto de casa mais uma vez e foi para o Norte de Santa Catarina. Após dois anos no Joinville, Roncaglio retornou novamente a Blumenau.

Conquistas e características do goleiro blumenauense

O ano de 2014 foi um marco na carreira de Roncaglio. Jogando pelo Blumenau, ele foi nomeado Atleta Revelação e Melhor Goleiro da Liga Nacional de Futsal (LNF). Além disso, o goleiro também foi reconhecido como o segundo melhor jogador da competição. “As minhas premiações individuais tem muito a ver com o time montado naquela altura. Eles me ajudaram muito a desenvolver meu estilo de jogo”, ressaltou.

Uma das características marcantes de Roncaglio é sua habilidade de avançar para o ataque e marcar gols. No entanto, ele revelou que essa habilidade foi desenvolvida com o tempo, graças ao apoio e à visão de seu pai, que percebeu a importância dessa habilidade para sua carreira.

A ida para Europa do goleiro blumenauense

Após a ótima temporada pelo Blumenau, em 2015, Roncaglio foi para o Guarapuava. Pouco tempo depois recebeu uma proposta do Kairat, do Cazaquistão, e se mudou para a Europa. “Kairat na época era um dos melhores times do mundo, fiquei entusiasmado e também com um pouco de medo. Estava indo para um país desconhecido para mim e com uma cultura totalmente diferente. No final deu tudo certo”, avaliou.

O goleiro blumenauense ficou de 2015 até 2017 no Kairat e depois se transferiu para o Benfica, de Portugal, onde passou cerca de cinco anos e conquistou diversos títulos. Pelo Benfica, em 2020, o goleiro foi indicado entre os melhores da posição.

Roncaglio atuando pelo Benfica. Foto: Benfica/Divulgação

Na última temporada, foi para o Anderlecht, da Bélgica. Na nova equipe, Roncaglio foi campeão da Supercopa da Bélgica, da Copa da Bélgica e da Liga da Bélgica. Além disso, o clube ficou na quarta colocação da Champions League e Roncaglio foi considerado melhor goleiro da temporada belga.

Anderlecht/Divulgação

Passagem pela Seleção Brasileira

Roncaglio, além de ter uma grande carreira europeia, vem sendo convocado constantemente pela Seleção Brasileira desde 2019. Com tantas conquistas, Roncaglio ainda tem um sonho não realizado no futsal: jogar e vencer a Copa do Mundo pelo Brasil.

Nelson Terme/CBF

No mês de agosto ele acabou sendo um dos goleiros convocados pela Seleção Brasileira para a Copa das Nações, mas teve que ser cortado da lista por conta de uma lesão. O Brasil foi campeão invicto da competição. Na final venceu o Irã por 4 a 2.

Ainda vai voltar para o Blumenau?

Embora atualmente não tenha planos de retornar ao Brasil para jogar, Roncaglio revelou que visita Blumenau, Joinville e outras cidades sempre que tem férias.

“Hoje não tenho pensamento de voltar a morar no Brasil, o que inviabiliza o meu desejo. Mas não sabemos os planos de Deus, então não descarto a possibilidade”, finalizou.

Leia também:
1. VÍDEO – Morador de Blumenau conta o que fará com prêmio da Trimania
2. VÍDEO – Câmera registra acidente que destruiu carro na BR-470
3. Van escolar tomba com estudantes em Blumenau
4. PM divulga detalhes de estupro na Ponta Aguda, em Blumenau
5. Médico de Blumenau lança livro para entender, cuidar e respeitar a obesidade


Assista agora mesmo!

Conheça as mais novas atletas do Bluvolei para a temporada:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo