+

Conheça o maquiador blumenauense que conquistou alunos internacionais com cursos on-line

Rafael Schmitt ficou conhecido por meio do Instagram, onde acumula mais de 12 mil seguidores

Rafael Schmitt é um maquiador blumenauense de 20 anos que ficou conhecido por fazer vídeos para internet mostrando seu trabalho. A partir de 2020, o profissional passou a ministrar cursos on-line, e através disso, conquistou seguidores de outros estados e até países.

O público de Rafael é majoritariamente maquiadores que buscam dicas tanto de produtos de maquiagem quanto de técnicas. Em 2020, na primeira semana de isolamento social ocasionado pela proliferação da Covid-19, o maquiador teve a ideia de começar a oferecer os cursos on-line.

Maquiador blumenauense Rafael Schmitt. Foto: redes sociais

Os cursos

Rafael já ministrava cursos presenciais em Blumenau desde 2019. Porém, com o avanço da pandemia e a consequente aderência das atividades para o formato on-line, ele decidiu adaptar a metodologia.

Inicialmente o curso acontecia por transmissões ao vivo no Instagram. O maquiador realizava a divulgação em seu perfil principal e aqueles que tinham interesse em participar compravam uma vaga, a qual garantia acesso a um perfil privado, onde Rafael realizava as aulas para os alunos.

Após seis meses fazendo os cursos dessa forma, o maquiador decidiu gravar as aulas em uma produtora, para profissionalizar mais o trabalho. Rafael conta que com os cursos conseguiu mais de 500 alunos, com integrantes de quase todos os estados do Brasil e até de outros países, como Argentina, Paraguai, Bolívia, Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia e Portugal.

O maquiador afirma que, para ele, ministrar os cursos é uma das partes mais gratificantes do trabalho: “É muito gratificante ter a honra de receber alguém que quer aprender algo comigo. Passar o conhecimento adiante é incrível, o aluno cresce como profissional e eu evoluo como pessoa”.

Maquiador blumenauense Rafael Schmitt. Foto: redes sociais

Atualmente Rafael não está mais oferecendo os cursos on-line. No momento, ele diz estar focado em ministrar cursos presenciais e intensivos: “Meu foco agora é voltar com os cursos individuais e também abrir turmas de masterclass, que são cursos presenciais e em grupo, que acontecem nas principais cidades do país. Os meus cursos presenciais são de 1 ou 2 dias, mas são super intensivos, tendo em média 8 ou 16 horas”.

Quando questionado sobre a elaboração dos cursos, Rafael conta que opta por uma metodologia 100% prática, que em sua opinião, facilita na aprendizagem. Nas oficinas, o maquiador permite que o aluno escolha todas as técnicas que deseja aprender, para que ele tente ensina-lo de uma maneira simples e didática.

Trajetória na internet

Praticamente todo o público de Rafael foi conquistado através da internet. No início, o maquiador produzia conteúdo digital para algumas marcas, e com isso conseguiu atingir muita gente. Com apenas um ano de trabalho, o perfil no Instagram já alcançava a marca de 10 mil seguidores.

O profissional conta que sempre gostou de compartilhar dicas no Instagram, tanto de produtos quanto de técnicas, e afirma que atualmente, a internet é o motor do seu trabalho: “Hoje a internet é tudo, é a minha vitrine, onde eu consigo captar minhas clientes e alunas. É o meu principal canal de vendas, se não fosse ela, suponho que não estaria onde estou hoje”.


O maquiador acredita que crescer na internet está cada vez mais difícil. Quando questionado sobre o que imagina ter motivado o sucesso de seu trabalho nas redes sociais, ele supõe ter sido uma misura de dedicação, constância e carisma, por gostar de mostrar a maquiagem de uma forma simples e descomplicada.

“Sempre estive focado na criação de conteúdo relacionado a maquiagem. Fazer produções em modelos com vídeos de passo a passo era o meu carro chefe quando queria atingir mais pessoas”, conta o profissional.

Rafael também comenta sobre o momento em que sentiu que seu trabalho estava ficando conhecido na internet: “Comecei a sentir que estava tendo algum tipo de reconhecimento quando as pessoas faziam maquiagens inspiradas nas minhas, quando referências do mundo da maquiagem, como, por exemplo, a blogueira Bruna Tavares, começaram a me seguir, e também quando chegaram recebidos, os famosos mimos”.

Agenda

Com o crescimento dos seguidores nas redes sociais, a clientela também aumentou. No entanto, logo no ano seguinte, surgiu a pandemia. Com isso, o setor de eventos foi diretamente atingido, o que consequentemente afetou o trabalho dos maquiadores.

Porém, segundo Rafael, desde o segundo semestre de 2021, por conta do retorno gradativo dos eventos, os atendimentos tiveram um aumento muito significativo. De acordo com o maquiador, a agenda está cheia, com atendimentos marcados até para o final do ano.

“Acredito que a maioria dos profissionais da área estão passando pela mesma situação, com uma grande demanda de clientes e horários se esgotando. Para quem ficou quase dois anos na incerteza, isso é um alívio”, desabafa o maquiador.

De hobby para profissão

No dia 18 de fevereiro, Rafael completa quatro anos de profissão. Ele conta que já gostava de maquiagem desde criança: “Me lembro de ir na casa dos meus avós e ficar mexendo numa maleta gigante de maquiagens que pertencia ao salão da minha vó”.

Conforme o tempo passou, ele começou a pesquisar sobre o assunto e diz que aprendeu muito assistindo a vídeos no YouTube de blogueiras como Camila Coelho, Bianca Andrade e Niina Secrets.

Mas foi em 2014 que tudo realmente começou. Rafael conta que o motivou foi a mãe, dona Liliane.

“Fiquei maquiando ela por uns dois anos, até que as maquiagens começaram a melhorar e as amigas dela queriam saber onde ela fazia. Como eu não queria que ela contasse que era eu, ela falava que era ela quem fazia. Até que chegou um dia em que elas pediram para a minha mãe ensinar elas a como se maquiar, então resolvemos contar a verdade”, relembra Rafael.

Porém, no ano de 2018, o jovem transformou o hobby em profissão. Ele conta que quando estava no ensino médio não sabia direito que rumo e faculdade seguir, e como já gostava de maquiagem, resolveu se dedicar completamente à isso.

“Comecei a atender em 2018. Não fazia maquiagens maravilhosas, mas para a época até que eram legais. Hoje meu estilo de maquiagem vai da make beauty até a maquiagem mais elaborada, com foco em maquiagem social”, explica.

Modelo maquiada por Rafael Schmitt. Foto: redes sociais

Significados e objetivos

Para Rafael, a maquiagem significa autoestima e superação, ele diz que atualmente a profissão é a sua vida e tudo o que planeja e faz é completamente dedicado à isso.

“A melhor coisa para mim é ver a reação das minhas clientes quando olham a maquiagem finalizada, aquele olhar com um misto de alegria, surpresa e emoção”, compartilha o profissional.

Em relação a seus objetivos, o maquiador conta que deseja ser uma referência quando o assunto é maquiagem, e almeja conquistar relevância enquanto profissional, tanto no Brasil quanto no exterior.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo