Conheça o projeto que pretende transformar Centro Histórico de Blumenau em referência turística

Sindilojas e Sebrae elaboraram estratégia que conta com trilha turística e criação de identidade visual

Na manhã desta terça-feira, 26, foi apresentado para representantes da sociedade um projeto arrojado que busca colocar o Centro Histórico de Blumenau em destaque no caminho turístico regional, estadual e nacional.

Intitulada Trilhas do Patrimônio – Centro Histórico, a proposta prevê um roteiro de locais a serem visitados por turistas e também pela comunidade local. O evento de apresentação foi realizado no restaurante Thapyoka na presença do prefeito Mário Hildebrandt, a vice-prefeita Maria Regina Soar, vereadores, membros do colegiado, empresários e dirigentes de entidades de classe.

Criado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Blumenau e Região (Sindilojas) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o projeto envolve estratégias do setor turístico combinado ao uso de tecnologia. O interessado pode baixar o roteiro em seu smartphone por meio do site do Sindilojas e pode acompanhá-lo tanto individualmente quanto na companhia de um guia.

Para a montagem do roteiro, 56 imóveis foram identificados. Entre eles estão, por exemplo, a Casa Garni, a Casa Schrader, o antigo Cine Busch e a Ótica Husadel. Foi criada também a identidade visual. Segundo Aloísio Salomão, gerente regional do Sebrae na região do Vale Europeu, a ideia da identidade é que ela seja híbrida, abrigando futuros projetos. “Poderíamos adaptar o nome e a logo para Trilhas do Patrimônio – Vila Itoupava, por exemplo”.

A equipe de pesquisa do Centro Histórico, da Prefeitura de Blumenau, sob coordenação da professora Sueli Petry, colaborou com a pesquisa e elaboração do roteiro. Na mesma apresentação, Mário Hildebrandt anunciou que a prefeitura busca recursos junto ao governo do estado de Santa Catarina para promover uma grande revitalização na região.

Pedido da comunidade

A iniciativa vem ao encontro de um antigo pedido da comunidade para que o Centro Histórico de Blumenau seja melhor aproveitado turística e economicamente. Para Hildebrandt esta é uma resposta importante, mas que precisa ser prestigiada.

“Foi um desafio muito bem capitaneado pelo Sindilojas, que está dando condição para usar essa trilha no Centro Histórico, porém é fundamental que seja usada pela comunidade de Blumenau, além do turista. Nós como prefeitura também estamos colaborando com os equipamentos turísticos, olhando para o futuro da cidade como uma oportunidade de geração de emprego e renda”.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo