Conheça o Rollmopswagen, mais nova atração dos desfiles da Oktoberfest Blumenau

Projeto consiste em homenagear um prato da culinária alemã

Você já ouviu falar do rollmops? Essa iguaria da culinária alemã andou esquecida ao longo dos anos, porém, promete voltar nessa edição da Oktoberfest Blumenau. A receita consiste em um filé de sardinha enrolado em um pedaço de cebola.

Porém neste ano, além de ser um prato, a iguaria agora se tornou um carro alegórico que possui até um mascote. O Rollmopswagen, nome do carro, fará parte dos desfiles da festa e promete fazer com que as pessoas conheçam uma parte um pouco esquecida da culinária germânica. Jacó, o mascote, promete não ficar de fora da festa.

Arquivo pessoal

História

A história do carro começou em 2018, quando os amigos e sócios, Giovanni Paulo Carraro e André Mailer, tiveram a ideia em um churrasco. 

“Sempre dançamos e participamos de grupos folclóricos da Oktoberfest Blumenau. Nesse churrasco, decidimos que queríamos produzir um carro. André deu a ideia de fazermos sobre o rollmops, pensamos juntos e decidimos que seria isso. Ele gosta muito desta iguaria”, comenta Giovanni.

Com a ideia inicial na cabeça, começaram a fazer os primeiros projetos. Naquele mesmo ano, enviaram a ideia para a Vila Germânica, que não aprovou.

“Não passamos no primeiro e no segundo ano, porém, no terceiro deu certo. Para sermos aprovados, melhoramos o projeto e aperfeiçoamos defeitos que tinha no antigo. A resposta da aprovação veio em 2021 e ficamos muito felizes”, conta o idealizador.

Arquivo pessoal

Carro

O carro fará sua estreia na Oktoberfest Blumenau neste ano e os criadores já comentam sobre a ansiedade. Segundo Giovanni, a aceitação do carro é muito boa.

“Tanto as pessoas, como a Vila Germânica, adoraram a ideia de resgatarmos essa iguaria. Além do carro como atração, teremos itens para a venda como bolachas para copos, broches, copos, carteiras de couro, tirantes, e o mascote Jacó de pelúcia”, comentou.

Arquivo pessoal

Jacó é o nome do personagem que representa o Rollmopswagen. Ele é um rollmops em tamanho humano e foi criado no segundo projeto do carro, em 2019.

Kombi

Questionado sobre a escolha do veículo ser uma Kombi, Giovanni explica que tudo faz parte do projeto. O carro é de origem alemã e é lembrado como sendo o veículo que transportava os potes de rollmops até os bares nas décadas passadas. 

A Kombi é do modelo Standard e foi fabricada nos anos 2000. Ela carrega na sua estrutura um vidro de conserva gigante. Quando para nas ruas, ela se abre e atua como um bar móvel.

Arquivo pessoal

Desafio

Além das atrações citadas, o carro carrega consigo um desafio para os interessados: o concurso de comedores de rollmops. O desafio, que já participou de um evento teste, consiste em dar dois minutos para uma pessoa e ver se ela consegue comer 10 unidades da iguaria.

“Se mais de uma pessoa conseguir, vemos quem comeu em menos tempo. Até o momento já temos recordes. Na categoria feminina, no ano passado: a atual rainha da festa conseguiu comer 7 em dois minutos, já na masculina, um rapaz comeu 10 em um minuto e onze segundos” diz Giovanni.

Arquivo pessoal

Música

Para o projeto ser completo também existe uma música. Ela foi produzida pelo vocalista Marquinhos, da Banda do Barril. A história foi contada pelos sócios ao artista, que não pensou duas vezes e topou o projeto.

Confira:

Para baixar o aplicativo do carro e saber a localização dele basta clicar neste link. Se o aparelho for da marca Apple, clicar aqui.

Para ouvir mais músicas do grupo, é só clicar neste link e acessar a playlist oficial no Spotify.

– Assista agora:
Casarão de Willy Sievert conta com detalhes projetados a mão pelo empresário blumenauense

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo