Quem é o violinista blumenauense de 16 anos que participará de concerto em Paris

Família pede ajuda da comunidade para que o jovem possa realizar o sonho

O blumenauense Davi Nunes da Costa, de 16 anos, está no terceiro ano do ensino médio. Porém, alémm de ser estudante, Davi tem uma paixão pouco comum atualmente: a música clássica. O jovem começou a tocar violino aos 11 anos e, neste ano, foi chamado para estar presente em um concerto que acontecerá em Paris, capital francesa.

Davi conta que nas vezes em que ia até à Igreja e lia partituras, o que o deixou mais interessado. Os pais ao perceberem o interesse do jovem o apoiaram para que ele fizesse aulas de música.

“Tinha uma pessoa que tocava violino na igreja e o Davi gostou do som. Essa pessoa deu aulas para ele por menos de um ano e então foi embora para Curitiba. O Davi só voltou a ter aulas agora em setembro do ano passado”, diz Tiago Nunes da Costa, pai de Davi.

Arquivo pessoal

Paris

De acordo com a família, Davi sempre demonstrou ser autodidata quanto aos instrumentos. A primeira grande composição do jovem foi realizada em outubro do ano passado e cerca de 13 instrumentos foram utilizados na ideia principal.

“Vi o primeiro vídeo sobre composição musical em abril de 2021 e em julho, fiz minha primeira composição para o piano. Entre agosto e setembro, escrevi uma música para dois violinos e um violoncelo. Em outubro, me inscrevi para a competição de composição de música clássica mais importante do mundo”, diz o jovem.

A família se impressionou com o que ele tinha feito e o incentivou para que ele inscrevesse a composição ao Manifeste Academie 2022, um dos maiores eventos de música clássica contemporânea no mundo. O concerto acontece em Paris, na França, e reúne os melhores compositores vivos que existem.

Perguntado sobre o processo de criação das músicas, Davi afirma que as ideias de instrumentação surgem e ele vai anotando em um caderno. Depois, ele desenvolve e aperfeiçoa a ideia.

Vaquinha

O evento ao qual Davi se inscreveu possui categorias e prêmios em disputa para os compositores. Porém, Davi acabou não vencendo nenhuma premiação, mas chamou a atenção dos jurados. Assim, o jovem foi convidado para prestigiar o evento mesmo não competindo.

O evento vai acontecer no dia 20 de junho e vai até o dia 2 de julho deste ano. A família explica que, para que o jovem possa se manter na cidade francesa por 10 dias, será necessária a ajuda da comunidade. Para enviar qualquer valor, a família informou o pix dele: davinscosta@gmail.com (chave de e-mail). Há também a possibilidade de contribuir por uma vaquinha virtual.

Arquivo pessoal

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo