Foram apresentados na noite de ontem (27), em evento exclusivo para imprensa e formadores de opinião, os 12 principais pratos inéditos do Festival Gastronômico de Pomerode.
Inspirados nos contos dos Irmãos Grimm, os restaurantes se desafiaram a criar pratos além dos convencionais e o resultado foi um espetáculo! Eu saboreei cada um com cautela, tentando identificar os ingredientes e apreciando as harmonizações. Como fã do Festival desde a sua primeira edição, este ano consegui me surpreender ainda mais. A delicadeza dos pratos, tanto na apresentação como no paladar, é impressionante.
Confira as criações inéditas de cada restaurante e em qual box encontrar:
Inspirado na estória da Branca de Neve, o restaurante italiano Funiculí Funiculá criou o prato Polpettone Traiçoeiro, e surpreendeu harmonizando com a leveza e doçura da maçã.
O Biergarten Pomerânia criou a comida que o Chapéuzinho Vermelho mais gosta de comer na casa da Oma, o Wurstplatte, um prato que combina salsichas, linguiça, bretzel e molhos especiais.
Inspirado no conto da Rapunzel, o bistrô romeno Mon Cheri criou o Trança à Rapunzel, um prato de massa e frango temperado ao curry, molho de abacaxi e pimentão vermelho.
A criatividade do restaurante Spätzle foi além do paladar. Além do sabor incrível da costela suína ao molho barbecue, o restaurante preparou um visual divertido, com a presença literal do Gato de Botas.
Para interpretar a estória da Dona Flocos de Neve, o Quintal Toillier criou o prato Filet Mignon “Marie”, uma combinação deliciosa de mignon, cogumelos e massa.
Os Músicos de Bremen foram a inspiração do restaurante Bierwein, que recriou o delicioso prato alemão Schnitzel, combinando notas cítricas, suaves, doces e apimentadas. Reparem na delicadeza das massinhas em formato de notas musicais.
Todos estavam na expectativa de um prato de camarões na criação do Bistrô D’Ccília, mas fomos surpreendidos positivamente por uma sobremesa mais do que especial. Inspirado no conto da Cinderella, o Bistrô criou um sapatinho de chocolate com o melhor recheio que poderia ter, um tipo de creme belga com frutas vermelhas.
Wox Food, com um mix de ingredientes especiais, criou uma tábua inspirada no Anão Saltador – Rumplestilskin. Este prato é para compartilhar em duas pessoas.
Inspirada na estória de João e Maria, a confeitaria Torten Paradies recriou o clássico Petit Gateau, onde o caldeirão da bruxa é um delicioso bolo de chocolate meio amargo.
O conto do Rei Barba de Melro levou a criatividade do Seo Boteco a interpretar o Rei com um nobre camarão pistola, envolto com bacon enrolado para “esconder” a sua nobreza para conquistar a prrincesa.
Schornstein Kneipe interpretou literalmente o conto A Princesa e o Sapo, criando em um prato de goulash, a bola de ouro da princesa e um sapinho de massa.
Inspirado na estória O Alfaiate Valente, o restaurante Bayern Grill criou um prato delicioso, harmonizando pancetta suína, purê de batata, legumes e molho de frutas.
Além destes 12 pratos criados especialmente para o festival, no cardápio do evento estarão disponíveis mais de 100 pratos, incluindo doces e salgados. Para harmonizar, encontraremos opções de vinhos, cervejas e destilados. Outra iguaria, é o Glühwein, vinho quente aromatizado com especiarias.
Eu não vou contar quais os meus preferidos para não influenciar você. Mas quais dos pratos você ficou curioso para experimentar?
Sobre os irmãos Grimm:
Os irmãos Grimm (em alemão Brüder Grimm ou Gebrüder Grimm), Jacob (1785 – 1863) e Wilhelm (1786 – 1859), foram dois irmãos, ambos acadêmicos, linguistas, poetas e escritores que nasceram no então Condado de Hesse-Darmstadt, atual Alemanha. Os dois dedicaram-se ao registro de várias fábulas infantis, ganhando assim grande notoriedade global. Também deram grandes contribuições à língua alemã, tendo os dois trabalhado na criação e divulgação, a partir de 1838, do Dicionário Definitivo da Língua Alemã (o “Deutsches Wörterbuch”), que não chegaram a completar, devido à morte de ambos, entre as décadas de 1850 e 1860.
Serviço:
Quando: de 6 a 23 de julho
Horário: de segunda a quinta das 18h às 23h. Sexta e sábado das 18h à meia noite. Domingo das 11h às 16 horas.
Onde: Pavilhão de eventos da cidade – Avenida 21 de Janeiro, 2700.
Quanto: ingressos custam R$ 10,00.
Obtenha mais informações nas redes sociais @festivalgastronomicopomerode.