Conheça a produtora musical independente que busca auxiliar artistas locais de Blumenau e região
Produtora surgiu em 2021, mas já recebeu diversas propostas de artistas da região
Com muitos anos de carreira nas áreas de produção de musical, o artista blumenauense John Mueller, em conjunto com sua companheira, Fabiana Felix, decidiu que iria ampliar sua atuação na cultura e industria musical. É a partir desse desejo de ampliação que surge a Dayô Produções Culturais.
Dayô – que segundo a língua Ioruba, significa: a alegria chegou! – veio como uma forma de apoiar artistas independentes do estado, atuando na produção executiva de projetos culturais diversos, voltados para a música.
A proposta pode vir de um artista ou outra pessoa querendo desenvolver alguma atividade que envolva a área musical e tenha interesse em colaboração com a produtora.
Inicio da produtora
A Dayô é formada por uma dupla: John Mueller, que é quem tem os conhecimentos técnicos, o conhecimento e a vivência dos shows, contatos com outros artistas e quem busca as parcerias; e Fabi Felix, que é quem organiza, planeja, mexe com as planilhas e os detalhes, que faz a frente administrativa, mexendo com os documentos, os prazos, os editais, etc.
“Juntos discutimos as ideias. Mas não somos nada sem os nossos prestadores de serviço, que chamamos para o time. Juntos damos forma às ideias, para comunicar, divulgar e concretizar o que foi planejado. Somos um ponto de partida que só caminha devido a quem topa seguir com a gente”, comenta Fabi.
A iniciativa de criar a produtora Dayô surgiu em 2021, mas conversas sobre formas de monetizar os conhecimentos que John Mueller tinha sobre produções artísticas, já vinham sendo pensadas há muito tempo.
“Algumas pessoas recorriam a ele questionando como ele fez isso ou aquilo, fosse a procura do produtor, do contato com um novo estúdio, da equipe para um clipe, etc. Eu dizia: John você seria um excelente produtor! Mas a dedicação que ele tem ao trabalho dele é grande, trabalhando sozinho e, portanto, ficaria muito difícil conciliar com as demandas de outros músicos”, comenta Fabi.
Foi então que, durante a pandemia, Fabi iniciou uma graduação em Produção Cultural, para que juntos pudessem empreender nessa área. Além disso, John possuía espaço e tempo para ajudar a produzir e desenvolver melhor a ideia.
Primeiros passos
Atualmente, produtora tem atuado na produção de projetos de música, mas com a ampliação do conhecimento e possivelmente do tempo de dedicação, há a intenção de envolver outros projetos culturais, além da música.
Mazin Silva, um dos maiores guitarristas do Brasil, faz parte da Dayô produções.
Enquanto isso não acontece, estão sendo desenvolvidas atividades voltadas para a elaboração de projetos, captação de recursos, inscrição em festivais de referência para músicos, organização de shows, acompanhar atividades, entre outras rotinas de artistas.
Para isso, é preciso que os artistas tenham uma determinada proposta, objetivo ou queira desenvolver alguma atividade que envolva a área musical e que tenha interesse na colaboração da produtora.
Artistas e produções
Até o momento, a Dayô tem como foco os artistas John Mueller e Mazin Silva. Contudo, desde o primeiro show produzido – o show Entrelinhas de John Mueller, que aconteceu em março – diversos artistas estão entrando em contato e enviado propostas para a produtora atuar na produção de eventos ou desenvolvimento de projetos. Além disso, outras atividades, para além de shows, também estão sendo realizadas.
Confira vídeo do primeiro show feito pela produtora:
Quando perguntado sobre como é a correria do planejamento e execução de um evento, ambos comentam ser desafiador, já que é preciso ter muita atenção, organização, mas que, ao mesmo tempo, é uma experiência interessante.
“Essas experiencias nos fazem aprender muitas coisas e nos desafia em vários momentos. Mas também é muito satisfatório, porque quem é apaixonado pela arte, gosta de apreciar o resultado de um trabalho bonito, que pode realçar o melhor de cada artista, assim como proporcionar ao público prazer e cultura”, relata Fabi.
Artistas que tiverem interesse em conhecer mais e colaborar com a produtora podem entrar em contato pelo e-mail: dayoproducoes@gmail.com, pelo telefone (47) 9 9218-8888 ou então pelo Instagram.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida: