Nova rede de lojas que chegou a Blumenau e Indaial cresceu 200% em 2020
Ao todo, 12 novas unidades abriram as portas em apenas 71 dias em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul
A rede Inova/Pontosim abriu 12 novas lojas em 71 dias, sendo uma delas em Blumenau. O grupo iniciou estes empreendimentos em algumas cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
A projeção para os próximos cinco anos é abrir 50 novas lojas. Os investimentos ultrapassam a ordem de R$ 7 milhões de reais. Um projeto ousado para uma empresa que contava com seis lojas e um Centro de Distribuição no Oeste catarinense e que há pouco mais de um ano não planejava tamanho investimento em tão pouco tempo.
A rede, que andou na contramão da crise, cresceu 200% no ano passado. A justificativa para o crescimento em um período difícil está vinculada às estratégias para reinventar o negócio.
Para agregar ainda mais surgiu a oportunidade de comprar novos pontos em vários municípios de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Com isso, foram inauguradas lojas em Caxias do Sul (três unidades), Concórdia, Passo Fundo (RS), Joaçaba, Lages (duas unidades), Vacaria (RS), Rio do Sul, Indaial e Erechim (RS).
Os investimentos terão sequência no início de 2021. A próxima loja a abrir as portas já tem data marcada e será inaugurada no dia 28 de janeiro, em Blumenau.
Hoje, além das 19 lojas, a Inova/Pontosim conta com um Centro de Distribuição com 4738,90m² metros quadrados. Atualmente, a rede possui 180 profissionais e, com a expansão, a geração de empregos é 200 novos postos de trabalho diretos e indiretos. A mais nova conquista da empresa está relacionada ao lançamento do e-commerce.
História da empresa
Antes da oportunidade que resultou no processo de expansão, os quatro jovens entre 24 e 36 anos seguiam seus negócios sem imaginar que suas vidas tomariam outro rumo. Os irmãos e sócios da rede, Edson Ramos (presidente do Conselho de Administração) e Emerson Ramos (diretor de expansão), administravam suas seis lojas e o Centro de Distribuição com a preocupação de expandir os negócios apenas na região.
Enquanto isso, Pablo Pastre administrava a Batiz Marketing de Resultado, focada em marketing digital, e Wagner Hammerich cuidava da área de Business Inteligente da Recon Recon Gestão Empresarial.
Mas a oportunidade surgiu e mudou os planos do grupo. “Um dia eu e o Edson estávamos caminhando na Getúlio Vargas, em Chapecó, e ele me disse: ‘Se nós conseguíssemos ter uma loja na Avenida eu estaria realizado’. Fui atrás de um ponto e deu certo! Logo depois, surgiu a oportunidade de comprar outros pontos, mas a gente percebeu que sozinhos seria difícil”, conta Emerson.
Ele lembra que quando Emerson apresentou o projeto de 60 lojas em cinco anos a primeira coisa que veio em mente foi buscar novos sócios. “A gente entende do nosso negócio, mas precisávamos de mais conhecimento para agregar. E quem seriam essas pessoas?”, questionou Emerson. Os dois concordaram que seriam o Pablo da Batiz e o Wagner da Recon. “Hoje só tenho a agradecer a concretização desse sonho que começou comigo e hoje é nosso”, finaliza Emerson.
Uma nova fase
Pablo Pastre, que assumiu o cargo de diretor de mercado, não pensou duas vezes e decidiu apostar no projeto. Com o desenvolvimento de toda essa estratégia de comunicação, a Batiz hoje é uma peça fundamental no processo. Afinal, abrir 12 lojas em 71 dias é um desafio gigante. Com um posicionamento remodelado e focado na construção de uma marca nacional, as novas unidades, denominadas Pontosim, contam com o slogan “Diga sim para o seu sonho”.
O diretor de Operações da rede, Wagner Hammerich, observa que os investimentos foram muito bem planejados. “A gente saiu de seis lojas para 18 em pouquíssimo tempo e tudo ocorreu conforme o previsto. Vejo o futuro da Pontosim como uma empresa organizada, capaz de gerar resultados para os acionistas e colaboradores de forma sustentável”.
Pablo lembra que Caxias do Sul foi onde a história da nova fase da rede começou. “O legal é que no decorrer do projeto a gente identificou mais alguns pontos para abrir e entendeu que a cidade era estratégica por questões logísticas e aí decidimos abrir mais duas lojas lá. Conseguimos atingir esses objetivos e foi gratificante triplicar o tamanho da empresa em tão pouco tempo. Sempre falamos que nós, enquanto sócios, temos um par de tênis nos pés, um sonho na cabeça e Deus no coração”, conclui.
Para Edson Ramos, o negócio está pautado na simplicidade de atender bem os clientes e cuidar bem das pessoas. “Nosso objetivo foi replicar este modelo, inicialmente, pelo Sul do País de forma sustentável ambientalmente, socialmente e economicamente. Sempre quis que as lojas mantivessem esse DNA Inova de oferecer uma experiência maravilhosa ao cliente, que a gente conseguisse ter o melhor atendimento do mundo”.
Como tudo começou
A trajetória da Inova/Pontosim é marcada por desafios e grandes conquistas. Tudo começou no ano 2006 quando Edson Ramos, com apenas 19 anos, decidiu abrir a própria empresa em parceria com o pai. Anos mais tarde, o irmão Emerson Ramos com apenas 13 anos optou por dizer não a uma oportunidade de jogar futebol e passou a ajudar o irmão nos negócios.
Com 18 anos, ele decidiu empreender e abriu a própria loja. Quatro anos depois, os irmãos decidiram unir os negócios e tornaram-se sócios. Com isso, iniciaram investimentos em uma loja em Xaxim, em 2018, e outra em Xanxerê, em 2019, quando foi criado também o Centro de Distribuição em Chapecó, além da reinauguração da Inova, na rua Quintino Bocaiúva no município.
Em janeiro de 2020, surgiu uma nova loja no bairro Efapi em Chapecó e, em maio do mesmo ano, foi aberta uma nova unidade na Avenida Getúlio Vargas, também em Chapecó. “A loja na Getúlio representa um marco importante em nossa vida. Foi aí que surgiu o projeto de expansão e o início de uma nova fase da nossa história. Hoje, a gente vê que não tem limites para os sonhos”, finaliza Emerson.
Foto 01 – Diretores da rede de lojas Inova/Pontosim, Pablo Pastre (diretor de mercado), Edson Ramos (presidente), Emerson Ramos (diretor de expansão) e Wagner Hammerich (diretor de operações).