Conhecer Pedalando: saiba mais sobre o projeto de blumenauense que leva educação ambiental para escolas
Projeto criado em 2016 tem como objetivo instigar reflexões sobre impactos no meio ambiente
O blumenauense Bruno Wilwert Tomio de 29 anos é professor, educador físico, educador ambiental, cicloviajante, estudante, aventureiro, cicloativista, raulseixista, e outros istas mais. Inquieto, curioso sobre a vida e um grande amante de passeios de bicicleta, ele criou o projeto “Conhecer Pedalando”, que promove ações sobre educação ambiental em diversos lugares.
O projeto foi fundado em 2016, e Bruno junto com os outros co-criadores do projeto, realizam diferentes ações em espaços educacionais com o objetivo de instigar reflexões, compreensões, sensibilidade e pensamento criticos sobre problemáticas e impactos ambientais causados pelo sistema de produção que o Brasil e o mundo vivem.
“Acredito e busco a possibilidade de uma emancipação humana e nacional a partir da compreensão e transformação social de nosso Brasil. Nos últimos cinco anos, venho realizando diversas ações educacionais por meio do projeto de Educação Ambiental de minha criação, o Conhecer Pedalando”, relata Burno.
Conhecer Pedalando
Apaixonado pela natureza, por aventuras e por bicicletas desde criança, Bruno cresceu e se tornou um adulto com o sonho de conhecer o Brasil pedalando. Foi dessa vontade e sonho, que surgiu o nome “Conhecer Pedalando”.
“Além de conhecer o extenso território, saber mais sobre o país é importante para aprender mais sobre a história, e as teorias críticas do Brasil. Por isso, na logomarca do projeto há um livro, que representa a buscar pelo conhecer e teorizar sobre o Brasil, pedalando ou não”, comenta Bruno.
Esse sonho de conhecer o Brasil surgiu após uma palestra sobre Cicloturismo de Therbio Felipe Moraes Cezar, turismólogo e educador ambiental, proporcionada pelo professor de educação física Sidirley Jesus Barreto, na qual Bruno começou a ver a bicicleta como um meio para se aventurar e conhecer pedalando as diferentes realidades, possibilidades e movimentos do Brasil.
Dessa forma, em 2015, o desejo de sair pedalando pelo país, numa viagem sem datas, em busca de conhecer, criar, divulgar e conectar pessoas com vontade de transformações nas estruturas e relações, aflorou em Bruno.
Ele comenta que quase viajou pela América Latina com o Douglas Grubel, mas relata que não se sentia maduro e corajoso o suficiente, além de outros requisitos que demonstraram que aquela não era hora para ele se aventurar.
“Porém, se não saí literalmente pelo Brasil, sozinho ou junto com o meu querido amigo Douglas, busquei realizar cicloviagens e a concretizar em minhas proximidades as atividades que pretendia também realizar por todo o Brasil. Assim, a proposta do Conhecer Pedalando saía do papel, se tornava realidade”, relata Bruno.
Dessa forma e a partir de todas suas experiências, o Conhecer Pedalando surge com o objetivo de realizar diversas aventuras, teorias e levar educação ambiental para diversos espaços. “O Conhecer Pedalando surgiu como uma ação minha frente a diversas indignações e angustias que sinto perante as várias problemáticas que são cometidas com os outros e com a natureza a partir do funcionamento de nossa sociedade”, relata Bruno.
Mil e uma transformações com uma bicicleta
Bruno conta que acredita que é possível transformações sociais em nosso país por meio de ações em diferentes espaços educacionais que estimulem a reflexão, compreensão, sensibilidade e ação crítica sobre os impactos do nosso sistema de produção no meio ambiente.
Além disso, o projeto também busca apresentar e oportunizar o entendimento sobre bicicletas e suas diferentes possibilidades e contextos, como lazer, esporte e meio de locomoção. Assim como mostra como o veículo tem muitos benefícios, não só para a saúde, como também para o meio ambiente, às cidades, e a saúde humana e planetária, principalmente como meio de transporte.
Ele ainda afirma que a utilização da bicicleta, junto com outras práticas, podem contribuir como meio para possíveis soluções a diversas problemáticas e prejuízos sociais que a sociedade possui atualmente.
Assim como as práticas corporais de aventura e o cicloturismo em diferentes espaços, pode proporcionar diversas experiencias, tanto com foco nas suas possibilidades educacionais, promovendo uma reflexão sobre o meio ambiente ou como uma maneira mais sensível e sustentável de se conhecer lugares, de se fazer turismo, de se relacionar com o caminho, com as pessoas e com o meio ambiente.
Ação do projeto
Entre as ações que realizadas, estão Atividades Sistemáticas Contínuas em escolas públicas, palestras sobre meio ambiente e sociedade, bicicleta e meio ambiente, práticas corporais de aventura no contexto escolar e cicloturismo em diferentes instituições educacionais.
O projeto também promove mostra de filmes com debates, atividades em feiras e espaços culturais, participação em eventos, organizações e movimentos sociais e políticos, e viagens de bicicleta a níveis local, regional, nacional e internacional.
Além disso, Bruno e sua companheira Daniela Pereira, também professora, realizam diversas cicloviagens, sempre com uma câmera em mãos para registrar as belezas, desafios e aventuras percorridas de uma maneira barata e sustentável.
“Por meio das fotografias, relatos, e palestras compartilhamos parte das experiências que a bicicleta nos possibilitou vivenciar, e, também buscamos incentivar pessoas a experimentarem e usufruírem de algumas das possibilidades que a bicicleta pode proporcionar”, comenta Bruno.
Pandemia e o Conhecer Pedalando
As ações do projeto estão restritas e acontecendo de forma virtual, devido à pandemia do Covid-19, e devido ao foco de Bruno e Daniela, co-criadora do projeto, na realização de pesquisas do mestrado, que, inclusive, são focadas em demandas concretas e lacunas teóricas identificadas no desenvolvimento do Conhecer Pedalando.
O Conhecer Pedalando possui Instagram, Facebook e o contato de e-mail conhecerpedalando@gmail.com, nos quais é possível conhecer mais sobre os objetivos, as atividades e ações oferecidas pelo projeto, além de permitir contatar Bruno e Daniela para realizar ações em sua instituição.
Saiba mais:
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube