Consumidores que pagaram fatura de energia com aumento precisam receber desconto, aponta Procon de Blumenau
Reajuste de 8,14% foi suspenso após ação na Justiça
O Procon de Blumenau está orientando aos consumidores que pagaram a fatura de energia elétrica em agosto, com o reajuste de 8,14%, que prestem atenção na próxima conta. Isso porque o aumento foi suspenso após ação conjunta dos órgãos que cuidam dos direitos dos consumidores de todo estado.
De acordo com o coordenador do Procon de Blumenau, André Moura da Cunha, os consumidores que pagaram a fatura com o aumento devem ser contemplados nas faturas seguintes com desconto premiado. Em contato com a Celesc, a medida serve para reverter a situação, já que as faturas de agosto, tendo como base o período que foram computadas, tiveram o índice de 8,14% de aumento aplicado sobre o valor.
O coordenador explica ainda que mesmo com a liminar da justiça suspendendo o aumento no dia 4 de setembro, tanto a Celesc quanto a Aneel entraram com recurso de suspensão da liminar no dia 15 de setembro, sem ter respaldo da justiça sobre o julgamento da decisão até agora.
Filas
O Procon de Blumenau também orienta os consumidores que precisam se dirigir à Celesc para que tenham paciência neste período de pandemia, já que alguns funcionários com idade acima de 60 anos estão em home office. Ele explica também que, em função da liminar do sindicato da categoria, o atendimento está um pouco mais lento, já que a determinação é de que apenas 50% dos funcionários estejam trabalhando na empresa em função da Covid-19.
Por isso, André reforça que a orientação é para que os consumidores viabilizem as solicitações ou dúvidas pelo site da Celesc, colaborando inclusive com os trabalhos de prevenção do Coronavírus no município.