Contagem dos estragos: Defesa Civil registra 55 ocorrências em Blumenau devido à ventania
Devido ao forte temporal, cidade registra diversas ocorrências relacionadas à quedas de árvores e destelhamentos
De acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Defesa Civil, o forte temporal que passou por Blumenau na tarde desta terça-feira, 30, ocasionou 55 ocorrências até 17h30. A maioria delas foi relacionadas a quedas de árvores em vias públicas e destelhamentos.
Apesar do baixo volume de chuva, as rajadas de vento foram intensas na região. Na estação meteorológica localizada no Parque Ramiro Ruediger, o vento máximo registrado foi de 75 quilômetros por hora às 16h.
A Defesa Civil ainda contabiliza os estragos e continua atuando de forma conjunta com a Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb) na remoção de entulhos para desobstrução das vias públicas para normalizar o trânsito. A equipe também está atendendo a chamados de emergência por meio do telefone 199, que funciona 24h por dia. Também está sendo feita a distribuição de lonas para os atingidos.
A tempestade desta terça-feira, dia 30, foi causada por áreas de instabilidade associadas à frente fria. No radar instalado no Morro da Igreja, é possível ver a evolução do temporal, das 15h até às 15h45min.
Na quarta-feira, dia 1, a aproximação de uma massa de ar seco e frio de origem polar deixa o tempo estável, com predomínio de sol e variação de nuvens e causa, ainda, declínio de temperatura, sendo que a mínima ocorre à noite e varia entre 11ºC e 13°C. A máxima oscila entre 18 e 20°C à tarde.
Além disso, o ciclone extratropical localizado próximo ao litoral catarinense e a massa de ar frio que avança pelo continente formam uma pista de vento mais intenso sobre território catarinense, favorecendo uma condição de vento persistente ao longo do dia. Em Blumenau, as rajadas de vento podem atingir em torno dos 60-70km/h, sobretudo entre a manhã e inicio da tarde.
Unidades de ensino atingidas
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) registrou 32 ocorrências em unidades de ensino, sendo 18 em escolas e 13 em Centros de Ensino Infantil (CEIs). As principais ocorrências envolvem destelhamento. A Semed trabalha para contabilizar os prejuízos.
Meteorologistas do AlertaBlu previram o fenômeno
Na manhã de terça-feira, dia 30, a equipe de meteorologistas do AlertaBlu da Prefeitura de Blumenau antecipou que áreas de instabilidade associadas a uma frente fria atingiriam o município provocando pancadas de chuva acompanhada por trovoadas, descargas elétricas e possibilidade de rajadas fortes e momentâneas de vento. Avisos e alertas meteorológicos foram emitidos desde a manhã, informando a condição adversa do tempo prevista para o município.