X
X

Buscar

Contribuintes encontram problemas em novo site de emissão de nota fiscal de Blumenau

Plataforma do Nota Blu entrou em vigor nesta segunda-feira

Os contribuintes que precisaram emitir nota fiscal nesta segunda-feira, 16, depararam-se com um novo site. A Prefeitura extinguiu o antigo sistema do Nota Blu e adotou o Simpliss Web, que está gerando críticas. Há quem sequer consiga acessar a plataforma e, os que entram, enfrentam problemas.

Aldir Baseggio Júnior, da I9 Contabilidade e Gestão Empresarial, conta que os clientes da empresa estão confusos com o novo design. Ele, que chegou a fazer um curso para aprender sobre as funcionalidades, não pôde fazer o login. Um erro o impede de entrar no sistema e ajudar com mais facilidade a quem pede suporte.

O dono de uma empresa de consultoria e treinamento na área da tecnologia, Marco Rotta, conseguiu ter acesso, mas conta que as notas fiscais que emitiu antes de 2018 não constam no perfil dele. Além disso, ao tentar emitir uma nova, o boleto cobra impostos a mais do que o permitido.

“Eu não vou me sentir seguro para emitir uma nota agora, porque vai gerar uma tributação incorreta. Com esse tipo de problema não poderia estar no ar, ainda mais se tratando de tributação. Tributação não é brincadeira”, diz Rotta.

Baseggio complementa que, além da falta de uma migração mais lenta, na qual os usuários pudessem se acostumar com a alteração, faltou divulgação. Muitos não sabiam que a mudança ocorreria e foram pegos de surpresa nesta segunda.

O que diz a Prefeitura

O diretor de Receita da Secretaria da Fazenda, Ivo Dickmann Júnior, explica que, por ser o primeiro dia de uso, é natural que alguns problemas ocorram. A migração de dados ainda não está completa, por isso diversas informações ainda não constam na nova plataforma, como notas fiscais mais antigas.

Segundo Dickmann, por se tratar de um serviço público, não é possível deixar dois sistemas trabalhando simultaneamente, algo que geraria gasto duplo aos cofres da Prefeitura. Por isso, o antigo sistema foi encerrado na sexta-feira, 13, e o novo entrou em operação nesta manhã.

“Toda mudança de sistema é trabalhosa, mas acredito que nesta semana estaremos com tudo corrigido”, garante.

O diretor pede que os problemas sejam enviados para o e-mail do Nota Blu, para que  as solicitações estejam documentadas. Há casos, como os de cobranças indevidas de tributos, que terão de ser resolvidos manualmente, caso a caso, pelos servidores.

“O prefeito Mário Hildebrandt pediu para reduzirmos custos. Fizemos nova licitação e conseguimos selecionar um site melhor, mais moderno, com mais funcionalidades por um preço 30% menor”, destaca.

Com o tempo, o site terá mais funcionalidades que o antigo. Porém, nessa etapa, a Secretaria fará treinamentos com contadores para evitar novos transtornos.