Coro de Os Velhos Camaradas completa 110 anos neste domingo
Grupo LiederKranz nasceu muito antes de ganhar popularidade na Oktoberfest Blumenau
O Coro Masculino Liederkranz, ligado ao Centro Cultural 25 de Julho, completa neste domingo, 26, 110 anos de existência. Apesar da popularidade recente, com apresentações disputadas pelo público na Oktoberfest Blumenau, a história dessa reunião cultural começou há muito mais tempo.
Para comemorar a longevidade, a diretoria vai organizar um evento no dia 20 de julho, com duas apresentações: uma no formato clássico do coro e outra com o show Alte Kameraden Treff (O Encontro dos Velhos Camaradas).
Em 2019, será a décima participação dos Velhos Camaradas na Oktoberfest Blumenau, também motivo da celebração.
História
O Männer Gesangverein Liederkranz (Sociedade Masculina de Canto Circulo da Canção) foi fundado em 26 de maio de 1909. Com intensa atuação na vida musical de Blumenau, a sociedade de canto se destacou por inúmeras apresentações no Teatro Frohsinn.
Em 1921, o maestro Heinz Geyer, discípulo de Richard Strauss, chega a Blumenau e passa a reger o Liederkranz, também compondo e adaptando obras para o coro masculino.
Em 1936, pela fusão da Sociedade Teatral Frohsinn, do Männer Gesangverein Liederkranz e do Klub Musical (banda de instrumentos de corda) foi fundada a Theater und Musikvereins Frohsinn, que três anos depois viria a se transformar na Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes.
Sob a batuta do Maestro Heinz Geyer foi criado um grande coro misto, que assim absorveu o coral masculino Liederkranz.
Retorno em 1961
Em 1961, componentes do coro masculino reestruturam o grupo de maneira independente. No ano seguinte, filiaram-se ao Centro Cultural 25 de Julho. Foi então oficializada a nova formação do coral masculino e a continuação e retomada de sua história, agora com o nome Männerchor Liederkranz.
O coro masculino é atualmente regido pelo maestro José Carlos Oeschsler e possui 34 componentes. Recentemente, o Männerchor Liederkranz ganhou popularidade pelo show Alte Kameraden Treff, O Encontro dos Velhos Camaradas, responsável pelas cerimônias de abertura e encerramento da Oktoberfest.