Coroa em casa: rainha da 38ª Oktoberfest Blumenau é coroada pelas mãos da irmã, princesa da 37ª edição
Rainha Sasha Bauer deixou a princesa Giane Prochnow realizar a honra de coroar a nova rainha e irmã Joice Prochnow
Com um público animado e que encheu o pavilhão Biergarten, no Parque Vila Germânica, Joice Prochnow, de 26 anos, foi coroada nova rainha da 38ª Oktoberfest Blumenau. A cerimônia não poderia ser mais especial: a nova rainha recebeu a coroa das mãos da irmã Giane Prochnow, que foi a primeira princesa da 37ª edição da festa.
Conforme o protocolo, a rainha eleita recebe a faixa e a coroa da rainha anterior, mas Sasha Bauer fez questão de tornar o momento ainda mais emocionante e concedeu a honraria para a colega de realeza.
Ao lado de Joice, Heloisa Hort, 22, e Edna Louise Oliveira, 21, primeira e segunda princesas eleitas neste domingo, representarão e divulgarão a 38ª edição da festa, que acontecerá entre os dias 4 e 22 de outubro do próximo ano. O concurso que escolheu a nova realeza foi realizado na noite deste domingo, 23, e contou com dez candidatas.
As jovens foram avaliadas pelos jurados com base em três critérios: beleza e simpatia, postura e desenvoltura, e capacidade de comunicação com um discurso livre.
Sonho realizado e muito trabalho pela frente
Ainda muito emocionada com a coroação, Joice diz que não há palavra para definir o turbilhão de sentimentos que passam pela cabeça e coração. “É singular, é único, é o melhor momento da minha vida, sem dúvidas”.
Acompanhando a festa desde sempre e com o sonho de ser a rainha, Joice comenta que não pôde participar da disputa em 2019, pois havia se mudado temporariamente para Itajaí. Ela convenceu a irmã a participar do concurso e realizar o sonho pelas duas.
“Ela foi e escreveu uma linda história. Quando eu retornei para cidade eu quis participar e graças a Deus eu estou aqui. Estou extremamente animada, me faltam palavras para descrever esse momento, estou animada com tudo que está por vir e estou aberta para levar o amor que sinto por essa festa para todo o Brasil e o mundo”, conta radiante.
A primeira princesa, Heloisa conta que estava otimista, mas diz que todas as meninas foram muito bem e imaginou que os jurados teriam trabalho para escolher somente três. “Quando saiu o meu nome foi totalmente inesperado, eu não sabia como andava, não sabia como chegar no palco, mas estou muito feliz. É inexplicável esse momento”.
A jovem comenta que treinou o texto do discurso em todos os cantos: em casa, dirigindo, e até tomando banho. “Eu queria dar o meu melhor, então estava ensaiando. Na hora do palco eu dei uma pequena travadinha, mudei todo o meu discurso, falei com o coração e saiu da melhor maneira possível’.
Para Edna, eleita a segunda princesa da próxima edição da festa, havia uma expectativa de conseguir uma faixa, mas ela se surpreendeu quando ouviu o próprio nome. “Quando foi chamado o meu nome veio uma emoção gigante e eu tive que conter as lágrimas, coloquei um sorriso no rosto para representar a festa”. Ela reconhece que ao lado das colegas de reinado terá um grande trabalho para desempenhar em todo o Brasil e no exterior.
Reinado mais longevo se despede
Emocionadas e com sentimento de papel cumprido, a realeza da 37ª Oktoberfest se despediu do posto após viver o reinado mais longevo. Elas foram eleitas em 2019 para reapresentarem a festa em 2020. No entanto, a pandemia de Covid-19 estendeu o trabalho das jovens até 2022, quando foi possível realizar a festa.
Com um sorriso no rosto e lágrimas de felicidade, a rainha Sasha Bauer agradeceu a oportunidade e desejou boa sorte para a nova realeza que terá o grande desafio de representar a cidade e a festa. “Espero que elas sigam uma caminhada linda, que sempre espalhem a alegria, simplicidade, humildade e levem um pouco da nossa festa para todos os cantos”.
Giane Prochnow, a primeira princesa, teve a honra de coroar a irmã e agora rainha da 38ª edição da Oktoberfest, Joice Prochnow. Ela comentou que estava torcendo por ela e que acompanhou todo o preparo e empenho da candidata. “Encerramos com chave de ouro a coroação, foi um gesto lindo da Sasha e que eu agradeço. A minha mãe estava aos prantos e a coroa segue lá em casa, nessa missão de representar a festa. É uma honra e não poderia terminar melhor esse ciclo, que para nossa família não terminou”, conta com sorriso no rosto.
A segunda princesa, Franciele Schwanke comenta que ficou emocionada com a despedida e que um filme com os melhores momentos vividos nestes três anos passou pela cabeça. “Encerramos esse ciclo com muita gratidão e com a sensação de dever cumprido”.
O secretário de Turismo e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel comenta que a realeza da 37ª edição da Oktoberfest vai deixar saudade. “Foram três anos intensos em que a segunda casa delas foi a Vila Germânica. Elas fizeram um trabalho fantástico e esperamos que a nova realeza consiga replicar o que elas fizeram aqui”.
Público estava com saudade
Na avaliação do secretário, as mais de 600 mil pessoas que passaram pela 37ª edição da festa são a prova de que o público estava com saudade do evento.
“A palavra que define a Oktoberfest é reencontro. Reencontro da família, dos amigos. Aquilo que se dizia de que vivíamos o novo normal e de que as coisas seriam diferentes, é muito pelo contrário. As pessoas querem estar juntas, se abraçar, ter essa aglomeração e a Oktoberfest conseguiu entregar isso muito bem neste ano”.
Para o secretário, o trabalho da realeza eleita para o próximo ano será intenso e demandará muito profissionalismo. “A partir delas é que nós vamos divulgar todos os nossos eventos, não só a Oktoberfest. Temos certeza de que elas vão conseguir mostrar Blumenau para todos”, finaliza.
– Assista agora:
Da Argentina ao Rio Grande do Sul: veja quem passou pela 37ª Oktoberfest Blumenau