Coronavírus: Brasil chega a 34 mortes e quase 2 mil casos confirmados
Números são das secretarias de saúde pelo país e Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira, 23, que subiu para 1.891 o número de casos confirmados de coronavírus, no Brasil. O número é um pouco inferior ao balanço feito em casa estado e Distrito Federal, por números das Secretarias de Saúde, que apontam 1960 casos. Porém, o número de mortes é o mesmo: 34, sendo 30 em São Paulo e quatro no Rio de Janeiro.
Os dados levantados ainda mostram que em uma semana – do dia 16 de março, até esta segunda, 23 – os casos confirmados em todo país cresceram de 234 para 1.960. O mesmo aconteceu com o número de mortos. Enquanto a primeira morte aconteceu no dia 17, outras 33 aconteceram no intervalo de seis dias.
Para o Ministério da Saúde, por mais que todos os estados do país já registraram casos da doença, nem todas regiões apresentam o mesmo nível de transmissão. Enquanto o Sudeste possui 60% dos casos, a região norte, por exemplo, tem apenas 3,1% do total de casos no Brasil.
Após comprovação dos números, o governo federal reconheceu a transmissão comunitária do COVID-19 em todo país. Por isso, anunciou que por medida estratégica, os brasileiros se unam contra o vírus e que os governadores adotem medidas para promover o distanciamento social e evitar aglomerações.
Em Santa Catarina, por exemplo, o Governador Carlos Moisés, estendeu por mais sete dias o decreto de quarentena no estado. Com a decisão, o prazo atual das medidas impostas no decreto – de fechamento de empresas e comércio, paralisação das aulas e transporte coletivo, entre outras – segue até o dia 1º de abril.