Coronavírus: DCE da Furb pede por suspensão das atividades
Documento foi enviado à reitoria da universidade na tarde desta segunda-feira
O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Regional de Blumenau (Furb) enviou um requerimento à reitoria pedindo pela suspensão das atividades. Segundo eles, os riscos da transmissão de coronavírus justificam o cancelamento das aulas da instituição.
Eles citam as recomendações de inúmeras secretarias de saúde e entidades estudantes, assim como da Organização Mundial de saúde (OMS). Em Blumenau, a definição da Secretaria de Saúde permanece sendo de manter as aulas. Entretanto, às 19h haverá uma reunião da qual a Furb fará parte e uma nova decisão poderá ser divulgada.
Como uma universidade com alunos de diversas cidades da região, o DCE menciona o risco de atrair focos do vírus de outros municípios. Na visão deles, a universidade pode se tornar um epicentro de transmissão circular do Covid-19 caso as aulas sejam mantidas.
Outra opção mencionada por eles, caso as aulas não sejam suspensas, é de que os estudantes tenham as faltas abonadas. Até o momento, um dos pedidos foi acatado, o de incluir um integrante do DCE no comitê de prevenção da doença.